TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM NOVO OLHAR PARA A LITERATURA INFANTIL

Por:   •  31/5/2017  •  Artigo  •  2.539 Palavras (11 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 11

Dalvina Vidinha Alves

                                                                                                           dada.2@hotmail.com

UM NOVO OLHAR PARA A LITERATURA INFANTIL

INTRODUÇÃO

A literatura infantil no Brasil vem despontando, cada vez mais, como uma área  de significativa importância, trazendo discussões a respeito das.práticas pedagógicas que possa, melhor adequar-se ao ensino de modo a formar bons leitores, despertando o gosto pela leitura e o prazer de ler.  Sabe-se que os primeiros anos escolares na vida de uma criança e a forma como aprende, são fundamentais na sua vida. Daí a importância de uma educação bem estruturada para que se tenham possibilidades de crescimento escolar.

      A escolha desse tema de pesquisa deu-se por entender que inserção da literatura é um dos desafios a ser superados na Educação Infantil. Partindo desse pressuposto o tema pode possibilitar mudanças na forma de trabalhar a literatura na Educação Infantil.

     O que se percebe é que a literatura, bem como toda a cultura criadora e questionadora, não está sendo explorada como deve nas escolas e isto ocorre em grande parte, pela pouca informação dos professores. A formação acadêmica, infelizmente não dá ênfase à leitura e esta é uma situação contraditória, pois segundo Machado “não se contrata um instrutor de natação que não sabe nadar, no entanto, as salas de aula brasileira estão repletas de pessoas que apesar de não ler, tentam ensinar”. (2001, p. 45)

      Existem dois fatores que contribuem para que a criança desperte o gosto pela leitura: curiosidade e exemplo. Neste sentido, o livro deveria ter a importância de uma televisão dentro do lar. Os pais deveriam ler mais para os filhos e para si próprios. No entanto, de acordo com a UNESCO (2005) somente 14% da população tem o hábito de ler, portanto, pode-se afirmar que a sociedade brasileira não é leitora. Nesta perspectiva, cabe à escola desenvolver na criança o hábito de ler por prazer, não por obrigação.

      Nesse sentido, é necessário que a escola desenvolva junto com a família projetos de incentivo à leitura, usando histórias e contos infantis trabalhando de forma interdisciplinar de modo a ajudar a criança da Educação e anfantil desenvolver suas habilidades psíquicas e motoras. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil- RCNEI (1998, V. 3, p. 143) ter acesso á uma boa literatura é dispor de uma informação cultural que alimenta a imaginação e desperta o prazer pela leitura.

      Isso indica que a criança que escuta histórias pode construir um saber sobre a linguagem e escrita. Portanto colocar a criança em contato com o mundo dos livros, com o universo da literatura é de fundamental importância para despertar o interesse e desenvolver o hábito da leitura.

       Partindo desse pressuposto percebe-se o quanto é importante colocar a criança em contato com o mundo dos livros, com o universo da literatura. Os contos, as histórias podem ser representadas por meio de brincadeiras o que permite ao professor explorar o lúdico que permitirá a criança aprender brincando.

        Para Piaget (1977), a brincadeira é a assimilação quase pura do real, não tendo nenhuma finalidade adaptativa. A criança pequena sente constantemente necessidade de adaptar-se ao mundo social dos adultos, cujos interesses e regras lhe são estranhos. Portanto, para o estudioso a brincadeira é uma atividade que transforma o real, por assimilação, conforme as necessidades da criança, em razão dos seus interesses afetivos e cognitivos.

        Essas questões nos conduziram à elaboração do objetivo geral da investigação, que consiste em compreender como a escola (ou o professor) estimula o prazer pela literatura na educação infantil. Os objetivos específicos procuraram verificar de que forma é desenvolvido o trabalho de Literatura Infantil pelas professoras; analisar de que forma as professoras desenvolvem nas crianças o hábito de ouvir histórias; verificar o quanto a literatura infantil contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança. O caminho metodológico buscou referenciais na abordagem qualitativa da pesquisa, e utilizou como instrumentos a entrevista semi estruturada, a observação e análise documental. O estudo teve como principal questão norteadora: por que é importante a literatura infantil no desenvolvimento da criança?

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 – Literaturas Infantil e seu significado para o desenvolvimento da criança

       A literatura surgiu quando as preocupações sociais começam a se voltar para as crianças, onde ela passa a ter um novo papel dentro da sociedade. Motivando o aparecimento de objetos totalmente industrializados como o computador, o brinquedo, o livro e também quando novos ramos da ciência, em especial a psicologia infantil e a pedagogia utilizada na literatura para a contribuição da sua formação como indivíduo.               Conforme apontam Lajolo e Zilberman (1998), diante da forma como vem sendo vista a infância, os pais assumem uma nova função no desenvolvimento de seus filhos. Assim,

                            “A nova valorização da infância gerou maior união familiar, mas igualmente os meio controle do desenvolvimento intelectual da criança e a manipulação de suas emoções. Literatura infantil e escola, inventada a primeira e reformada a segunda, são convocadas para cumprir esta missão” (ZILBERMAN, 1988, p.13).

       Aqui, consideramos o papel fundamental da escola na formação da personalidade da criança, e a literatura como um dos instrumentos dessa formação. Trata-se de um recurso que possibilita à criança o acesso ao mundo da leitura.

       A literatura infantil tem um grande significado no desenvolvimento de crianças de diversas idades, onde se refletem situações emocionais, fantasias, curiosidades e enriquecimento do desenvolvimento perceptivo. Para ele a leitura de historias influi em todos os aspectos da educação da criança, na afetividade, desperta a sensibilidade e o amor a literatura, na compreensão, desenvolvendo o automatismo da leitura rápida (PINTO, 1999 apud RUFINO e GOMES, 1999, p. 11).

     A literatura infantil é arte pela qual se representa o mundo, o homem, a vida, por meio da palavra. Separam os sonhos da vida prática, o imaginário e a realidade, as idéias abordadas após a contação da historia. Nesse sentido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com