TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Disfunção Erétil

Por:   •  1/6/2017  •  Monografia  •  14.727 Palavras (59 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 59

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

AVM FACULDADE INTEGRADA

DISFUNÇÃO ERÉTIL: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO

Por: Daiane Veronez dos Santos

Orientador: Profª. Fabiane Muniz

Apucarana

2016 

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

AVM FACULDADE INTEGRADA

DISFUNÇÃO ERÉTIL: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO

Apresentação de monografia ao Instituto A Vez do Mestre – Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Sexualidade

 

Por: Daiane Veronez dos Santos


AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por mais esta conquista, agradeço a minha família que tem me ajudado e apoiado sempre.


DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a minha família.


RESUMO

Por meio do tema “Disfunção Erétil: Atuação do Psicólogo” foi abordada a questão da disfunção erétil, antigamente tratada como impotência masculina, um dos reais problemas que afligem o homem de hoje, afetando significativamente sua qualidade de vida, e que o levam a procurar os profissionais da medicina e da psicologia. Este trabalho de monografia se propôs fazer um breve histórico de como a disfunção erétil era vista no passado e como é vista hoje, inclusive sua configuração no DSM-IV e na CID-10, elucidar o funcionamento dos mecanismos fisiológicos que levam à ereção, bem como as diversas causas multifatoriais que dificultam ou mesmo impedem esse processo. Também se buscou identificar de forma objetiva, os diversos fatores fisiológicos e psicológicos que estão presentes nesse distúrbio, assunto reconhecidamente delicado para os homens de qualquer idade, e que afeta hoje, em graus diferenciados, entre 40 e 50% dos homens acima dos 40 anos. Foram abordados os diferentes tratamentos, quer sejam psicológicos, quer sejam farmacológicos ou mesmo cirúrgicos, distinguindo-se o mais indicados para cada um dos diversos contextos abordados. É importante enfatizar, que o presente trabalho aponta a disfunção erétil como proveniente de causas multifatoriais, e cujos sintomas, na maioria dos casos, são apenas manifestações subjacentes de algumas doenças, muitas delas apenas tratáveis e não curáveis, tais como a hipertensão, diabetes mellitus e doenças cardiovasculares.

Também se apoiou a ampliar a discussão sobre o tema, um dos mais frequentes nos consultórios de psicologia, cabendo a esse profissional ter informações precisas na área e falar abertamente sobre o assunto, sem preconceitos, sem subterfúgios, com real conhecimento de causa, visando auxiliar o grande número de pacientes que os procuram em busca de ajuda.

Palavras Chave: Disfunção Erétil. Impotência Sexual. Causas Multifatoriais. Drogas Orais. Drogas Intra-Uretrais. Drogas Intracavernosas. Prótese peniana. Fatores Psicogênico

METODOLOGIA

O Trabalho foi desenvolvido através de pesquisa acerca do tema, com base na metodologia teórica, sendo o método de pesquisa de natureza qualitativa, com pesquisa de tipo bibliográfica, incluindo livros, revistas e sites.

A metodologia escolhida foi à exploratória, com a utilização de bibliografia como procedimento de pesquisa de obras já existentes sobre o tema. De acordo com Gil (2008) a pesquisa exploratória consiste na familiarização do problema proposto, podendo assim encontrar maneiras de explicitá-lo de modo que pode ser feito o levantamento bibliográfico ou por meio de entrevistas, neste trabalho, elegeu-se o levantamento bibliográfico, que ainda de acordo com autor, consiste no desenvolvimento de uma pesquisa embasada em material já existente, especialmente livros e artigos científicos.

        O presente tem por objetivo, abordar a impotência masculina, hoje mais comumente tratada como disfunção erétil, seja do ponto de vista da fisiologia e sua configuração no DSM IV (1994), como transtorno erétil masculino/transtorno depressivo maior, ou na CID, classificado como impotência psicogênica. A partir dessa configuração, foi realizado por revisão bibliográfica, uma análise dos aspectos fisiológicos, psicológicos desse distúrbio, diferenciando a impotência causada por fatores orgânicos e a impotência causada por fatores psicológicos, ou mesmo, tais fatores combinados.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                                08

CAPÍTULO I        - Histórico e Classificações de Disfunção Erétil                12

CAPÍTULO II         - Ereção e Anatomia                                                    16

CAPÍTULO III – Tratamento Medicamentoso e Psicológico                        28

CONCLUSÃO                                                                        45

BIBLIOGRAFIA                                                                         51

 

INTRODUÇÃO

O presente trabalho teve como finalidade, entender como o Psicólogo atua diante dos Transtornos Sexuais Masculinos, especificamente sobre a disfunção erétil. Foi relevante delinear aqui a atuação do médico, seja nas áreas da urologia ou da andrologia, mais as modernas medicações e tratamentos aplicados, e a atuação do psicólogo nos casos do tratamento da impotência causada por fatores psicológicos. Vale destacar que grande parte dos recentes trabalhos científicos, conclui que a maioria dos casos de impotência sexual, tem causas multifatoriais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (100.5 Kb)   pdf (388.8 Kb)   docx (55.8 Kb)  
Continuar por mais 58 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com