TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Memoria Funções

Por:   •  29/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

MEMÓRIA - não é unitária, consiste em diferentes componentes, mediados por processos que são conduzidos por circuitarias neurais diferentes. Comporta processos complexos pelos quais o indivíduo codifica, armazena e resgata informações.

CODIFICAÇÃO - refere-se ao processamento da informação que será armazenada.

ARMAZENAGEM - também chamada de retenção ou conservação, é o processo que envolve o fortalecimento das representações enquanto estão sendo registradas e sua reconstrução ao longo da sua utilização e da entrada de novas informações.

RECUPERAÇÃO/REPESCAGEM - processo de lembrança da informação anteriormente armazenada. O resgate pode utilizar uma busca consciente das informações ou ainda ser evocado de maneira não consciente através de associações dependentes de contextos, ativação por semelhança ou necessidades.

Mecanismos importantes na recuperação: RESGATE - uma busca ativa das informações armazenadas. RECONHECIMENTO - envolve a recuperação de estímulos anteriormente registrados com novos estímulos, sendo uma função bastante útil para se evitar falsas lembranças.

MEM. LONGA DURAÇÃO - DECLARATIVA/EXPLICITA - capacidade de armazenamento e recordação consciente de experiências prévias. 2 subsistemas: MEM. EPISÓDICA - sistema que permite o resgate de eventos pessoais com rótulo temporal ,tais como o nascimento de um filho .Lembranças dos eventos pessoais. MEM. SEMÂNTICA - Lembranças que temos das coisas e dos processos que nos rodeiam.

TESTES MEM. DECLARATIVA - podem ser bastante úteis para verificar alterações neuropsicológicas presentes em uma extensa lista de problemas e mesmo como instrumentos úteis para avaliação de estresse psicológico ou de depressão.

MEM.NÃO DECLARATIVA IMPLÍCITA - habilidade para realizar algum ato ou comportamento que exigiu algum esforço consciente, mas que não requer resgate consciente. Alterações podem interferir na aquisição de habilidades rotineiras extremamente úteis como dirigir um carro..

MEM. CURTA DURAÇÃO - está associada ao tempo de recuperação de uma informação, geralmente limitada em até um minuto.

MEM. OPERACIONAL - sistema responsável pelo arquivamento temporário da informação e serve para que operações mentais sejam realizadas no decorrer do mesmo. Permite que seja armazenada uma informação enquanto se realiza uma operação similar ou mesmo outra tarefa cognitiva simultânea.

MEM. PROSPECTIVA - Capacidade de lembrar-se de executar uma ação planejada para o futuro .

FUNÇ. EXECUTIVAS - é o conjunto de habilidades e capacidade que nos permitem executar as funções necessárias para atingir um objetivo. Nelas se incluem a identificação de metas, o planejamento de comportamentos e a sua execução, além do monitoramento do próprio desempenho, até que o objetivo seja consumado. Por meio delas organizamos nossos pensamentos.

CLASSIF. FUNÇ. EXECUTIVAS - FRIO - aspectos lógicos e abstratos. QUENTE - envolvimento de aspectos emocionais, motivacionais, análise de custo e benefício com base na história e interpretação pessoal.

TESTES NEUROPSICOLOGICOS - As escolhas dos testes devem levar em conta aspectos relacionados ao tempo disponível para avaliação, propriedades psicométricas de cada instrumento, as hipóteses que norteiam a avaliação, os elementos obtidos na entrevista e na observação previa e o uso de um modelo teórico para interpretação dos resultados.

MEM. OPERACIONAL - é componente das funções executivas responsável pelo arquivamento temporário de informações, as quais serão disponibilizadas para outros processos cognitivos. A avaliação da memoria operacional pode ser realizada através de testes simples. Para analise de alça fonológica, recomenda-se as tarefas de repetições de dígitos.

PLANEJ. E SOLUÇÕES PROBLEMAS - O planejamento consiste na capacidade de estabelecer a melhor maneira de alcança-lo o objetivo levando em consideração a hierarquização de passos e a utilização de instrumentos necessários para a conquista da meta. A partir de um problema pré-definido, o sujeito deve elaborar um plano de ação para obter a sua solução da forma mais eficiente possível.

CATEGORIZAÇÃO E FLEXIBILIDADE COGNITIVA - categorização é a função executiva correspondente a capacidade de o individuo organizar os elementos em categorias que compartilham determinadas características e propriedades estruturadoras.

IMPULSIVIDADE, CONTROLOE INIBITORIO E TOMADA DE DECSÕES - a impulsividade ocorre quando há mudanças no curso da ação sem que seja feito um julgamento prévio, ocorrem quando comportamentos impensados, se manifesta uma tendência a agir com menor nível de planejamento em comparação a indivíduos com mesmo nível intelectual.

A impulsividade por não planejamento é diretamente relacionada as habilidades de tomada de decisões .A tomada de decisões é um processo que envolve a escolha de uma dentre varias alternativas em situações que incluam algum nível de incerteza.

FLUENCIA VERBAL E COMPORTAMENTAL - A fluência é um processo executivo caracterizado pela capacidade do individuo de emitir uma série de comportamentos dentro de uma estrutura de regras especificas. Ela pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com