TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ordem Do Nascimento Influencia Na Personalidade

Monografias: A Ordem Do Nascimento Influencia Na Personalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

A ordem do nascimento influencia na personalidade

É comum que os pais digam que tratam os filhos sempre da mesma forma independentemente da idade. Mas na prática, raramente é assim que funciona. Uma das razões é a diferente posição em que as crianças se encontram na faixa etáriana na maioria dos casos o comportamento dos pais em relação ao filho mais velho, ao mais novo e ao do meio é diferente. E embora não seja uma regra, tais diferenças podem influenciar sim na personalidade que cada filho terá . No caso dos irmãos mais velhos, que costumam ter a atenção dos pais voltada só para eles durante um período da vida, eles provavelmente irão carregar um peso de expectativas maior do que os filhos que chegarem depois. Na hora do primeiro filho os pais estão mais inseguros, então ele vai ser mais cobrado e provavelmente terá mais regras para cumprir, como ter uma hora específica para voltar para casa durante a adolescência, por esta razão existe a possibilidade de ele se tornar mais responsável que os outros. E de se sentir mais pressionado para ser perfeito, também.

Quando o segundo filho chega, é bem difícil que o mais velho não sinta um pouco de ciúmes. E se o terceiro entra em cena, quem pode se sentir prejudicado em alguns aspectos é o do meio. Enquanto o mais velho acaba sendo o reizinho da casa e o mais novo o bebê, o do meio fica perdido lutando por uma posição, há a possibilidade de eles acharem que não são valorizados,

Enquanto isso, os caçulas vivem a experiência de ser os bebês da casa não só para a mãe, mas também para os irmãos e irmãs mais velhos. Por isso, tendem a ser os mais mimados. Mas é difícil afirmar que isso ocorra sempre, com tanto estímulo e elogios, os mais novos também podem se tornar os mais extrovertidos. Ainda assim, eles podem ter mais dificuldades para conquistar a independência.

“Os pais muitas vezes exigem menos deles, então eles podem ser mais relaxados e até mesmo mais rebeldes”.

Vale lembra que outras variáveis, como o sexo da criança, os sonhos dos pais para ela e a situação econômica familiar da época, também vão afetar a forma que as crianças lidarão com o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com