TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA, A PSICANÁLISE E A PSIQUIATRIA

Por:   •  30/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS

ENGENHARIA MECÂNICA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA

ALUNO: VINICIUS MENDES FARIAS

CÓDIGO: 1212121

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO

SÃO LUIS – MA

JUNHO/2015

EXERCÍCIO

  1. QUAL A RELAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA, A PSICANÁLISE E A PSQUIATRIA ?

“A psicologia é uma carreira que tem por objetivo formar psicólogos que atuam em diferentes setores da sociedade: Educação; Organizações; Área Clínica; entre outros. O profissional que se dedica a área clínica realiza sessões de psicoterapia que é um tratamento através da palavra e de técnicas, cujo embasamento e orientação metodológica podem advir de diferentes referenciais teóricos. Por exemplo: a Psicanálise, a Gestalt, o Psicodrama, entre outros.

A psiquiatria difere-se da psicologia e da psicanálise, é uma especialidade da medicina que estuda os processos mentais do ser humano. O médico psiquiatra procura fazer um diagnóstico e a partir disso medicar o paciente o que leva a um alívio do sintoma, mas não à cura do sofrimento. A medicação deve ser pensada com critério juntamente com o psiquiatra, pois pode ser muito necessária, mas deve-se tomar cuidado com a medicalização excessiva.

A Psicanálise nasceu no final do século XIX através de Sigmund Freud, teve continuidade e é debatida pelos psicanalistas até os dias de hoje. Freud deixou uma obra extensa em que descreve o funcionamento psíquico relacionando-o ao inconsciente e aos mecanismos de defesas. Esses são fundamentais na constituição do psiquismo, no entanto também são participantes na formação de sintomas, os quais são tratados através da psicanálise. Nem tudo o que fazemos, pensamos ou sentimos é determinado conscientemente por nós, pois há determinações inconscientes, as quais podem levar a um sofrimento psíquico e a formação de sintomas.” ( Ligia Borba )

  1. QUAL A NOÇÃO DE HOMEM PARA A PSICANÁLISE ?

Para a Psicanálise o homem é um sejeito que vive em constante conflito. O psicólogo Marcos Abel diz que “ Freud propõe uma nova visão de homem, sendo dividido psiquicamente em uma parte consciente e connhecidae outra parte desconhecida, chamada de inconsciente. Até então, prevalecia a concepção de homem como indivíduo, ou seja, como indivisível, como pleno conhecimento se si. ”

  1. EXPLIQUE O CONFLITO EXTERNO.

O conflito externo retrata uma relação entre o sujeito e a sociedade – tal conflito é representado numa dualidade ente DESEJO X LEI – com a finalidade de entendimento dos conflitos do homem que se estendem até as civilizações atual relacionando a lei a nossos escondidos no insconsciente humano descoberto por Freud.

        

  1. EXPLIQUE O CONFLITO DO APARELHO PSIQUICO.

Conflito do aparelho psiquico é algo constitutivo do sujeito, que pode ser descrito como a oposição de exigências internas contrárias. Freud procura apresentar o conflito como um dualismo praticamente irredutível. Desta forma, o conflito é sempre considerado e, portanto, é disposto de diferentes formas: entre o desejo e censura, entre sistemas e instâncias, entre pulsões e como conflito edpiano. O conceito de conflito psíquico tem estreita relação com o processo de defesa. Um dos pólos do conflito é sempre a sexualidade, enquanto o outro pólo é midificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com