TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tópicos Especiais em Psicoterapia

Por:   •  1/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Atividade sobre Genograma

Disciplina: Tópicos Especiais em Psicoterapia II

Profa. Miriam Pondaag

Aluna: Esther Mendonça de Brito - 1811120111

  1. ATIVIDADE TEÓRICA SOBRE O CAPÍTULO

Responda as questões abaixo:

  1. O que são genetogramas e o que eles mostram/ilustram?

Os genetogramas são retratos gráficos da história e do padrão familiar, mostrando a estrutura básica, a demografia, o funcionamento e os relacionamentos da família. Eles são uma taquigrafia utilizada para descrever os padrões familiares à primeira vista.

  1. Que fases do ciclo de vida familiar foram representadas no genograma da família Freud?

Havia muitas coisas acontecendo na família de Freud na época do nascimento de Sigmund. A qualidade especial de Sigmund para seu pai pode ter sido intensificada pelo fato de o pai de Jacob ter morrido três meses antes de Sigmund nascer, tendo Sigmund recebido o seu nome. Um fator que explica seu papel especial foi ter nascido no ponto alto das esperanças da família.

  1. As famílias recasadas são formadas numa base inteiramente diferente da das primeiras famílias. Explique isso, explorando também as questões relacionadas a triangulações características destas famílias (ver p.148).

Sim. Pois elas são construídas sobre perdas da primeira família. Requerem uma fase adicional do ciclo de vida. No texto apresenta pelo menos dois triângulos predizíveis no genotograma de uma família recasada: 1) primeiro cônjuge, 2) envolvendo os dois novos cônjuges e os filhos do casamento anterior.

  1. Que impactos uma perda pode ter no ciclo de vida familiar? Exemplifique como isso ocorreu  na família Freud (ver pp. 151 a 152).

É possível até que ocorra uma ruptura no ciclo familiar, pode chegar ao extremo de alguns dos membros não conseguindo completar suas tarefas ao longo do ciclo vital. A morte do segundo filho da mãe de Sigmund se intensificou pelo fato de que um mês antes de sua morte, o irmão mais novo de Amália, morreu aos 20 anos, de tuberculose. Sigmund disse se sentir culpado por este acontecimento. O ciúme fraterno de Sigmund poderia ter sido composto pela ambivalência familiar em relação à criança nascida após um filho perdido. Os sentimentos de rivalidade pode permanecer na fase adulta. Seu relacionamento com sua irmã não era tão estreito durante a vida.

  1. De acordo com o texto, que tarefa a entrada dos filhos na adolescência traz para o sistema familiar? Que triangulações são características nesta fase do ciclo de vida?

À medida que os filhos entram na adolescência, impõe-se a reavaliação de projetos e sentimentos, e o retorno do casal é reconfigurado. Esse retorno permite que novos relacionamentos sejam estabelecidos, mas ao mesmo tempo também cria conflitos e novas reorganizações.

 

  1. Utilizando pelo menos duas ideias do capítulo de McGoldrick e Gerson (1995), reflita sobre a importância da análise do genograma na terapia familiar, bem como no trabalho com famílias em diferentes contextos (como em instituições como a justiça, o hospital, o abrigo de crianças, entre outras).

O genetograma pode ser usado para desenhar um mapa familiar em cada estágio do ciclo de vida familiar. As diferentes configurações no mesmo indicam possíveis triângulos e problemas que podem ser explorados em cada etapa. O mapa genético é um diagrama esquemático da família. A coleta das informações necessárias deve ser parte de uma extensa entrevista clínica, e é um mapa resumido dos dados coletados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com