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Abordagem Tradicionalista Livro Rubens Alvez Pinóquio

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

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ABORDAGEM TRADICIONAL  

 

Assim sendo concebido nos primórdios das fundações escolares, o sistema tanto privado, como as públicas, tem adotado os princípios da educação tradicionalista. A conduta e regramento nas instituições trazem conhecimento daquilo que até hoje em dia é comum em boa parte das escolas, institutos e círculos de convívios da sociedade. A Abordagem Tradicional, do qual o aluno sentado na sala de aula é mero coadjuvante e o professor protagonista ainda é persistente. A formalidade, nos processos de conduta de ensino, sendo apenas esse um caminho para o conhecimento, traz a robotização e o atrofiamento criativo do aluno do qual deveria ser o centro das atenções.  Na abordagem Tradicional a metodologia é baseada no enfoque do conhecimento repassado ao ouvinte (aluno), do qual é propriamente exposto aos métodos de fixação (provas, exercícios, vestibulares), ou seja, o professor transmite conteúdo de acordo com um programa planejado e o aluno faz repetições automáticas desses conteúdos, assim pode-se dizer que o professor é o locutor e o aluno o ouvinte, cortando relações e assim evitando as aptidões nata do aluno enquanto ser em desenvolvimento.  

 

Rubem Alves traz em seu conto de forma lúdica e suave comportamentos e questionamentos na relação entre pais e filhos. O livro Pinóquio às Avessas, traz as primeiras relações entre o jovem Felipe com o mundo da infância. De forma, explicativa o autor descreve as percepções, de modo que o garoto exprime sua dificuldade em se encontrar no contexto que o pai vive!  

 

Ao ser questionado sobre o conto do Pinóquio e a fada azul, Felipe dentro de seu mundo não entende a totalidade do conto, e em contrapartida o pai ao tentar explicar, coloca sua visão ao demonstrar que sendo Pinóquio um boneco de madeira não seria menino de verdade, e se não tivesse cabeça seria um burro.  

 

(...)Pinóquio era um bonequinho de madeira. Não era um menino de verdade. Para se tornar um menino de verdade, ele teria de ir à escola. Pinóquio fugiu da escola, preferiu brincar. Ai lhe cresceram orelhas e rabo de burro. Quem não vai à escola fica burro. (Alves, 2005, p. 10)  

 

Abordagem essa compreendida pelo pai em seus processos de aprendizagem, do qual o menino é um adulto em miniatura, e que tendo a escola como processo de aprendizagem tradicional é o único meio do qual alguém pode ser "gente" e não puxar carroças, como o pai coloca.  

 

    Felipe ao compreender a expressão burro como sendo verídica, e em ser gente de verdade entra em oposição aquilo que como criança inocente entende. Seus pais aprisionados num comportamento tradicionalista, tendem a planejar e depositar responsabilidades para Felipe. A formação e a faculdade e a escolha da profissão, como sendo algo mecânico na vida e formação de todo ser é algo a ser discutido em mesa.  

 

(...)Quando Felipe nasceu, foi uma alegria. Seu pai e sua mãe logo começaram a fazer planos para o seu futuro. Os pais sempre fazem planos para o futuro dos filhos. (Alves, 2005, p. 12)  

 

Logo surgem os questionamentos de Felipe, conforme desperta a percepção de contrariedade entre ele e os pais, abrem mais possibilidades de perguntas a respeito do mundo e de como a vida acontece. E claro a resistência dos pais ao compreender a inocência e o mundo infantil que Felipe se encontra e evitam cortar os questionamentos sem fundamentos para eles.    

 

“Porque a chuva caí em gotas e não tudo de uma vez?”  “Quando a gente morre, a gente fica com saudades?” Uma vez, tomando sopa, perguntou ao pai: _Onde está Deus? O pai respondeu: Em todo lugar. Felipe concluiu: _Então Deus está nesta sopa. Deus tem gosto de sopa... (Alves, 2005, p. 15)  

 

É claro a vontade de Felipe em se descobrir e dar ênfase naquilo que ele demostra apenas interesse em estudar, mas os pais a fim de apenas compreender que as vontades não levam a lugar nenhum é preciso apenas estudar conforme o que a escola tradicional e não o aluno escolher o que deve aprofundar baseado em seus interesses. Assim também ocorre nos processos do ensino superior, do qual ainda é persistente o método tradicionalista em algumas instituições e foi presente nas opiniões dos pais enquanto o indaga mento de Felipe a respeito da vida futura, escola, faculdades.  

 

Abordagem humanista

 

(...)Há tanta coisa para ver tanta coisa para apreender! Felipe era muito curioso. Curiosidade é uma coceira que dá dentro da cabeça, no lugar onde moram os pensamentos. A curiosidade aparece quando os olhos começam a fazer perguntas. Os olhos das crianças são sempre curiosos. Elas querem ver o que está escondido, querem saber o que está detrás das coisas.” (Alves, 2005, p.13)

A forma de Felipe enxergar o mundo é altamente altruísta e relevante nas formas como deseja co-criar o mundo em que vive. A forma intensa e lúdica de ver suas vontades futuramente como diretrizes de suas escolhas educacionais demostra ser humanista, de lado que tem capacidade de escolher aquilo que se quer viver e não ser um mero observador de sua vida.

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