TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo "Adispersão Do Pensamento Psicologico"

Artigos Científicos: Artigo "Adispersão Do Pensamento Psicologico". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

O que foi o Estruturalismo?

Edward Bradford Titchener foi o fundador da Psicologia Estrutural, preocupado com o funcionalismo desenvolveu um projeto que considerava tarefa fundamental da Psicologia, a analise dos elementos mentais e o processo de associação, para isso achava que a Psicologia deveria pegar experiências complexas e as decompor em elementos mais simples para definir com precisão sua natureza, esses elementos deveriam ser classificados dando origem a lei da associação, que mostrariam as relações existentes entre eles, explicando as conexões da consciência e os processos paralelos do sistema nervoso evitando assim o Reducionismo, isso fez com que surgisse o “Paralelismo Psicofísico”, onde Titchener passou a utilizar os métodos da Introspecção Experimental Sistemática, que consistia em sujeitos treinados em laboratórios para observar e descrever com objetividade suas experiências subjetivas, porém os métodos usados por Titchener foram considerados artificiais e estéril não alcançando com muita projeção o processo de desenvolvimento da Psicologia, o que fez com que desaparecesse logo após sua morte, mesmo com toda influência significativa no campo da Antropologia e da Linguística.

O que foi o Funcionalismo?

O Funcionalismo surgiu com a oposição ao Estruturalismo, o que deu origem a Psicologia das Funções Mentais, criada por James R. Angell (1869-1949). O Funcionalismo definia a Psicologia como “Ciência dos processos e operações mentais”, interessando se nos atos de sentir, perceber, emocionar-se, querer e pensar, representada pela questão “Para que serve?”, para que pudessem estabelecer contribuições práticas da mente no processo de adaptação ao meio ambiente.

A Posição Wundtiana foi abandonada cada vez mais devido ao campo das ciências Naturais desenvolvida pelo pragmatismo Funcionalista Americano, que assumiu como objetivo da Psicologia a descrição e a explicação dos estados de consciência. James defendeu a impossibilidade de dividi-la em elementos, pois apontou a dimensão processual continua em mutação seletiva e cumulativa como característica da consciência.

Qual a diferença entre o pensamento de Wilhelm Wundt e William James para a Psicologia?

Wilhelm recorreu ao método experimental para psicologia fisiológica e ao método histórico para a investigação da psicologia dos povos, cuja se originalizou dando a importância do contexto social para que houvesse compreensão da consciência individual.

James contradizendo Wundt, diz que o objetivo da Psicologia fisiológica não é descobrir os elementos da experiência, mas sim como ocorre a adaptação ao ambiente. Entende que as sensações, os desejos, as emoções, etc... determinam as causas, condições e consequências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com