TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assédio Moral No Ambiente De Trabalho

Dissertações: Assédio Moral No Ambiente De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

NTRODUÇÃO

O assédio moral é um problema complexo que se relaciona constantemente com a organização empresarial, expondo os trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, constituindo uma experiência negativa que tem como consequência prejuízos emocionais, causando impacto diretamente no desempenho e produtividade organizacional. As discussões sobre o tema são recentes no Brasil, tendo ganhado força após a divulgação da pesquisa realizada por Dra. Margarida Barreto sendo o tema da sua dissertação de Mestrado em Psicologia Social na PUC / SP, sob o título “Uma jornada de humilhações”.

Esperamos com essa abordagem, contribuir de maneira efetiva com as relações interpessoais na empresa, criando um ambiente de trabalho harmonioso e propício para gerar produtividade. No intuito de minimizar os impactos negativos e resgatar a dignidade empresarial.

O Assédio Moral é a conduta que leva o trabalhador a cometer atos abusivos e de extremo constrangimento, expondo as vítimas a situações humilhantes e desagradáveis. É uma atitude insignificante, pois afeta os princípios morais da ética que tem como objetivo manter um nível de respeito propício para uma relação organizacional. Embora não seja um fenômeno novo, causa mais prejuízos atualmente. Caracteriza-se pela degradação deliberada das condições do trabalho, de modo que pode comprometer a integridade moral no ambiente de trabalho, ocasionando graves danos a saúde física e mental, não somente da vítima mas de todo o grupo que testemunha tal ato antiético.

Os tipos de situações mais comuns do assédio vem do contexto e níveis hierárquicos que compõe a empresa, principalmente dos superiores com seus subordinados, o que acaba fortalecendo o individualismo que de fato acaba causando o impacto no desempenho, pois para o vitimizado o ambiente se torna hostil e inconfiável, se sentindo desestabilizado e muitas vezes só tendo vontade até mesmo de pedir demissão. Este problema não se verifica apenas nos países desenvolvidos é um fenômeno que está presente no cenário internacional. Atinge homens e mulheres, altos executivos, trabalhadores operacionais e táticos.

Conforme os estudos se identificou três tipos de assédios moral no ambiente de trabalho:

* Assédio vertical – é praticado pelo servidor hierarquicamente o chefe, para com os seus subordinados;

* Assédio horizontal – é praticado entre colegas de serviços, ou seja, mesmo nível hierárquico;

* Assédio ascendente – é praticado pelo subordinado que possui os conhecimentos práticos inerentes ao processo produtivo sobre o chefe.

Nem sempre a prática do assédio moral é de fácil comprovação, porquanto, na maioria das vezes, ocorre de forma sigilosa, dissimulada e estratégica, visando minar a autoestima. O agressor tem claras limitações, deficiências e incompetência profissional, sendo consciente do perigo constante a que está submetido em sua carreiro. De um modo geral, aquele que pratica o assédio moral tem o objetivo de humilhar e ter prazer em sentir a sensação de poder sobre os demais integrantes do grupo.

O debate sobre o assédio moral no Brasil ganhou intensificação quando a médica e pesquisadora Margarida Barreto, decidi abordar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com