TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenpregados e jovens trabalhadores

Por:   •  18/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.523 Palavras (11 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Tema: Desempregados e Jovens Trabalhadores.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Profª:   Ms. Liara Rodrigues de Oliveira

Ana Paula de Souza       RA: 4222803661
Cláudia Carrara               RA: 4222813896
Danielle Munhoz            RA: 4200055601

Jéssica Peres R. Silva     RA 2505073130
Karina de Paula               RA: 4486873397
Marcela Dumbra             RA: 4486878174

Moniele C. Pavan            RA:5827157882

Rodrigo R. Da Costa       RA: 5272104986

PSICOLOGIA – 8 e 9ª SERIE  


Bauru - SP

2016

Introdução

O trabalho é entendido como uma prática individual e coletiva, e insere de maneira retorica objetivo-subjetivas, na sua relação com o tema complicado das relações entre juventude, trabalho e desemprego. Este ocorre quando um trabalhador é demitido e não consegue uma vaga de trabalho. Segundo SILVA (2016) o desemprego tem sido comparado ao luto por psicólogos trabalhistas, a perda de um trabalho é semelhante à perda de um parente ou de um amigo. É uma situação difícil para o trabalhador, pois gera problemas financeiros e em muitos casos, problemas psicológicos como: depressão e ansiedade no trabalhador e em sua família. De forma peculiar iremos refletir sobre o jovem no trabalho e o desemprego. Entre os jovens trabalhadores diferenciam-se três experiências, aqueles que ainda não tem trabalho, mas pretendem conseguir um; os que já têm, contudo buscam algo melhor; e aqueles que têm trabalho fixo formal, com seus direitos assegurados, e esforçam-se para manter e crescer dentro da organização.

A orientação profissional atual vem para replicar a demanda da sociedade, e esta deve responder as necessidades da nova sociedade pós-industrial que vem sendo implantada, porém se esta não quiser ser somente um executor de reprodução social, estas exigências devem ser debatidas em consenso com questões éticas, que superem as preocupações com o crescimento econômico ou satisfação individual e se atrelem a um comprometimento com o desenvolvimento social. Essa grandeza ideológica estará sempre presente no processo de orientação profissional, mesmo que de modo inconsciente, e mesmo que este orientador se coloque em uma posição neutra, até esta respectiva neutralidade é uma postura ideológica, que muitas vezes só camufla passividade e falta de crítica.

Público Alvo

Os jovens estão em busca de trabalho e acabam implicando um atraso na busca de uma qualificação melhor e assim sendo os mais atingidos pelo desemprego. Brasileiros, jovens e adultos, ambos os sexos, dos artigos referenciais, estão em busca dessa inclusão no mercado de trabalho. O trabalho é importante quanto no aspecto da socialização e desenvolvimento, entretanto, adolescentes e jovens se deparam com muitos problemas quando começam a trabalhar. A colocação no mercado atualmente desses jovens se caracteriza pela falta de informações sobre a realidade, que se resulta pelo despreparo, a inexperiência, falta de treinamento para a função a ser desempenhada, baixa escolaridade, dentre outros. O desemprego ocorre pelo fator de discriminação, diferenças essas entre os grupos etários e as populações rurais e urbanas das diferentes regiões do país, enquanto gênero e raça operam como fatores relativamente da condição socioeconômica na determinação das oportunidades sociais.  

Objetivos Gerais e Específicos da Orientação Profissional

Objetivo Geral

Este estudo tem como objetivo, refletir sobre algumas práticas instituídas em Orientação Profissional no Brasil, em relação a população de desempregados e os jovens trabalhadores afim de capacitar indivíduos para lidar com problemas, e auxiliá-los a descobrir caminhos e soluções para tanto a inserção quanto a reinserção no mercado de trabalho.

Objetivos Específicos:

  • Identificar o porquê o desemprego é semelhante ao luto;
  • Descobrir o porquê os jovens e os desempregados possuem dúvidas quanto a que carreira seguir;
  • O porque a orientação profissional é considerada importante

Metodologia

Amostra

Para o desenvolvimento desse trabalho foi utilizada a pesquisa básica onde prevalece a fundamentação teórica. A pesquisa descrita é sobre desempregados e jovens trabalhadores em busca de emprego, o que causa o desemprego nos indivíduos e qual a reação dos jovens no mercado de trabalho. Para a coleta das informações necessárias foram utilizados artigos científicos. Para a elaboração do texto foram utilizados a pesquisa de jovens e adultos de artigos referenciais, de ambos os sexos todos brasileiros.

Muitos jovens ou desempregados em geral possuem duvidas do que escolher para sua vida, sua carreira, isso ocorre há todo momento que o indivíduo pensa “ o que quero para mim”, ou no caso para quem está desempregado “ o que vou fazer agora”. Para tirar todas essas dúvidas a pesquisa revela que é necessária uma orientação profissional ou experiência do próprio indivíduo, ou seja a capacidade de ele discriminar o que quer ou não para sua vida.

Instrumento

O instrumento empregado nas pesquisas realizadas foi uma Escala de Maturidade para a Escolha Profissional. Segundo NEIVA (2003) essa escala avalia a determinação, responsabilidade, independência, autoconhecimento e conhecimento da realidade educativo e sócio profissional do individuo.

Outro item citado foi o teste BBT (Teste de Fotos e Profissões). Segundo WELTER (2007), ” o teste é a versão original do conjunto de 96 fotografias em branco e preto e em formato 10 cm por 10 cm, retratando homens desempenhando diferentes atividades profissionais”.

Técnicas

       1ª

   

          Os testes são instrumentos que precisam ser utilizados de forma adequada, no momento apropriado e por um profissional habilitado. A orientação profissional é um processo que se desenvolve a partir de diversas atividades, alguns processos podem utilizar testes outros não. Existem diferentes tipos de testes, uns medem inteligência, outros são mais conhecidos como inventários e se propõem a medir habilidades, valores e maturidade. Há também os testes projetivos, onde a pessoa conta um pouco sobre si a partir de determinadas imagens. Os testes sendo utilizados corretamente podem contribuir para o processo de decisão, mas não podem determinar sua escolha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (199.8 Kb)   docx (322.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com