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Diversidade Étnico-Cultural

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  8.964 Visualizações

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Nessa atividade você irá refletir e discutir sobre a maneira como as teorias antropológicas servem de ferramentas para a aplicação do estudo em Antropologia, ciência social cujo objetivo é o estudo do Homem e de suas obras. Ao elaborar a sua atividade, é importante pensar, nas teorias antropológicas servindo diretamente à compreensão das diversas formas de manifestação cultural em distintas organizações sociais humanas. Disserte (mínimo 20 linhas) a respeito do tema proposto.

Ao longo do século XIX a cultura passa a ser objeto de estudo diante às grandes navegações e descobertas. Roger Martin Keesing escreveu um artigo “Theories of Culture” em 1974 e identificou duas correntes teóricas para explicar a cultura as teorias idealistas - que subdividiam-se entre o sistema cognitivo, sistema estrutural e sistema simbólico – e o sistema adaptativo onde homem se adapta a cultura, se força a usar normas sociais para formar a sociedade. Surgem desde então quatro teorias antropológicas: evolucionismo, o difusionismo, o funcionalismo e o estruturalismo.

Essas quatro teorias chegam para explicar como a cultura é construída, o evolucionismo chega após a publicação da Obra de Charles Darwin e etnocentrismo na época era do povo branco e europeu, que se colocavam como povos “evoluídos” e “superiores” com as navegações e descobertas de novos povos eles começam a passar sua cultura a fim de “evoluir” estes povos que não viviam como eles. Assim como aconteceu no Brasil quando os portugueses vieram “doutrinar” os nativos, pois eles eram aculturados e precisavam evoluir, desenvolver-se.

O difusionismo chega como resposta ao evolucionismo. Os estudiosos envolvidos diziam que a cultura é difundida de uma região para a outra.

O funcionalismo inovou tirando seu foco das origens históricas da cultura e passou a focar seu contexto em dado momento. Estudando de forma isolada, parte por parte, para que se possa entender o complexo. Assim os povos estudados não seriam comparados com os europeus – que eram vistos até então como povos evoluídos.

O estruturalismo diz que por de trás de todas as ações humanas há estruturas universais que seriam as manifestações do ser humano como a linguagem, o folclore, os mitos, as religiões.

Com base nessas teorias antropológicas é difícil dizer que alguma está totalmente equívoca, pois se pensarmos quanto ao evolucionismo temos que a cultura que for dominante e “melhor” em termos de sobrevivência será a que provavelmente o indivíduo seguirá. Com base no difusionismo podemos pensar também que onde você estiver sempre levará um pouco a cultura local e deixará algo de sua cultura.

O funcionalismo e o estruturalismo nos mostra que existem outros tipos de cultura não somente o europeu branco, mas cada região cria suas crenças, mitos, religiões que podem ser estudadas separadamente para que se entenda o que acontece dentro daquela região. O estruturalismo nos dizia também sobre o pensamento selvagem, não o pensamento do selvagem, mas dizia como o homem tem dentro de si o que há de mais primitivo.

Essas teorias auxiliam na compreensão das diversas formas de manifestação cultural, pois se apresentam de forma que possamos compreender com que base a cultura foi formada. Se pensarmos

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