TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E FUNCIONALIDADE

Tese: ESTRUTURA E FUNCIONALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Tese  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

ESTRUTURALIAMO E FUNCIONALISMO

1-ESTRUTURALIMO:

A Psicologia científica surgiu dos trabalhos e experimentos de Wilhelm Wundt em dezembro de 1879, em Leipzig na Alemanha. Wundt acreditava no estudo da mente através de suas estruturas menores, e essa linha de raciocínio foi o embrião para o que viria depois a ser o conceito chamado Estruturalismo. Este conceito foi fundado por Edward Bradford Titchener, um dos primeiros alunos de Wundt, baseado nos preceitos iniciais criados por este. O estruturalismo busca o entendimento da mente através de suas partes e componentes, dos estados e aspectos da consciência e do sistema nervoso. seguindo o “zeitgest” das demais ciências da época. A obtenção deste entendimento se fazia através da introspecção, ou seja, análise e descrição dos componentes mentais diversos. Titchener divergia de Wundt em alguns preceitos. Basicamente, ele desejava analisar a mente em suas menores partes, enquanto Wundt focava a mente como um todo. Titchener empreendeu vários e diversos experimentos em seu laboratório, buscando analisar estimulos e percepções da mente. Havia críticas ao estruturalismo. Ele propôs alguns parâmetros básicos para a psicologia, baseando-se em reduzir a mente a seus elementos relacionar estes elementos entre si e ligá-los às condições fisiológicas. Houveram críticas ao Estruturalismo, principalmente pela mudança do zeitgest vigente na época. Os principais críticos do movimento estruturalista foram o filósofo August Comt, o psicólogo James Gibson e o médico inglês Henry Maudsley e inclusive o pai da psicanálise Sigmund Freud. As críticas giravam em torno da falta de uma definição clara do método introspectivo, e de sua eficácia. Apesar disso, Titchener e sua linha estruturalista de análise da mente trouxeram grande contribuição para a história da Psicologia, e seu trabalho é de grande valor. O simples debate crítico a seu trabalho trouxe grande contribuição ao avanço científico da Psicologia, inclusive estimulando o surgimento de vertentes opostas de pensamento.

2- FUNCIONALISMO:

O movimento chamado Funcionalismo preconizava a investigação de como funcionam os processos mentais e comportamentais de forma pragmática, focando nos resultados destes na adaptação ao meio. O movimento funcionalista foi mais forte nos Estados Unidos, e foi fortemente influenciado pelo trabalho de Charles Darwin, criador da teoria da evolução das espécies. Em relação ao estruturalismo, o funcionalismo trouxe uma maior amplitude ao estudo da psicologia, acrescentando âmbitos antes não utilizados, como o comportamento animal e a adaptação destes ao meio, assim como novos métodos de análise e pesquisa. O Funcionalismo não visava substituir o estruturalismo, mas propor uma nova forma de pensar a psicologia, o que acabou tornando-se uma nova escola. Os principais envolvidos no movimento funcionalista foram William James, Psicólogo e Filósofo, precursor do movimento, o naturalista Charles Darwin com sua importante teoria da evolução das espécies.

3-Diferenças entre Funcionalismo e Estruturalismo:

O estruturalismo e o funcionalismo eram escolas que alimentavam grande antagonismo entre si. Ambas vinham com propostas alternativas de analisar e estudar a mente humana, o Funcionalismo tendo seu foco na América (Estados Unidos), e o Estruturalismo forte na Alemanha.. Atacavam-se mutuamente, acusando um ao outro de ineficiência, falta de aprofundamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com