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FORMAÇÃO DO PSCÓLOGO

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Por:   •  30/8/2013  •  3.582 Palavras (15 Páginas)  •  238 Visualizações

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Formação do Psicólogo:

Um Debate a Partir do Significado

do Fenmeno Psicológico

Ana Mercês

Bahia Bock

Doutora em Psicologia

Social

Diretora da Faculdade de

Psicologia da PUC/SP

Presidente do Conselho

Federal de Psicologia

A Psicologia é apresentada despida de suas pendências naturalizantes.

O ser humano é visto como aquele que cria a história ao invés de sofrê-la

passivamente. O artigo recoloca, seriamente, a Psicologia como

participante do elenco das ciências sociais.

Vários estudos têm sido apresentados sobre a formação do psicológico. Pretendemos

aqui, acrescentar a essa discussão um aspecto pouco abordado: a visão sobre o fenômeno

psicológico e sobre o homem que tem embasado nossas propostas de formação.

É importante explicitar algumas referências teórica básicas que guiam nossa reflexão

e que guiam aqui nossa visão sobre a formação: a concepção sócio-histórica em Psicologia,

que, resumidamente, está fundada em cinco pontos básicos:

1. Não existe a natureza humana: o homem tem sido pensado, na Filosofia e em várias ciências,

a partir da idéia de Natureza Humana concebida como uma essência universal e abstrata, o que

o caracteriza desde sua origem. É a forma humana do Absoluto. Nestas concepções há sempre

um homem apriorístico dentro do homem; há um homem que se atualizará, que se realizará, se

as condições adequadas forem dadas. Há uma natureza em cada homem, natureza esta que o

faz homem e que determina suas possibilidades.

Para nós, essa idéia de natureza humana tem um caráter ideológico, pois camufla a

determinação social do homem, pensando-o de forma descolada de sua realidade social,

realidade essa que o constitui e lhe dá sentido.

O homem e todo pensamento teórico e sistemático sobre ele tem origem na realidade

social. No entanto, o resultado que temos nas ciências é uma idéia de homem como autônomo,

como uma entidade, dotado de uma essência que o caracterfza como homem. A realidade

social passa a ser pensada como o local onde essa essência se desenvolve, atualiza-se,

dasabrocha e realiza-se. Toda a determinação social do homem fica oculta sob essas idéias e

conceitos, que se tornam representações ilusórias.

2. Existe a condição humana: A condição humana estaria dada por dois elementos: o homem

constrói as formas de satisfação de suas necessidades e faz isso com os outros homens.

A idéia de condição humana é fundamental para darmos o salto da concepção

naturalista do homem para uma concepção sócio-histórica.

Na idéia de condição humana, nada no homem está aprioristicamente concebido. Não

há nada em termos de habilidade, faculdade, valores, aptidões ou tendências que nasçam com

o ser humano. As condições biológicas hereditárias do homem são a sustentação de um

desenvolvimento sócio-histórico, que lhe imprimirá possibilidades, habilidades, valores,

aptidões e tendências historicamente conquistadas pela humanidade e que se encontram

condensadas nas formas culturais desenvolvidas

pelos homens em sociedade.

3.O homem é um ser ativo, social e histórico: O

homem produz sua sobrevivência com os

outros homens. A relação do homem com a

natureza, através de suas atividades, e a relação

com os outros homens constituem o ser

humano. Como essa atividade sobre o mundo é

um processo histórico, pois os homens vão

construindo novas formas de satisfação de suas

necessidades e vão também construindo novas

necessidades, há um permanente movimento e

um permanente processar do homem.

4. O homem é criado pelo homem: Não há

natureza humana pronta. Não há aptidões. A

única aptidão do homem é poder desenvolver

várias aptidões. E o desenvolvimento do

indivíduo se dá através do contato com a cultura

e com os outros homens. Os objetos da cultura

materializam a história e cristalizam as aptidões

desenvolvidas pela humanidade no decorrer de

sua história. O indivíduo, ao entra em contato

com esses objetos, "descongela" essas aptidões

e adquire as habilidades necessárias a sua

sobrevivência na cultura humana. O homem se

constitui e aprende a ser homem.

O indivíduo, ao adquirir as condições

para sobreviver, adquire também uma visão de

mundo, adquire um

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