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Fenomenologia e Existencialismo: articulando nexos, consturando sentidos

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Por:   •  11/9/2013  •  Resenha  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  722 Visualizações

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Fenomenologia e Existencialismo: articulando nexos, consturando sentidos

O surgimento do Movimento Fenomenologico: os primeiros momentos

O movimento fenomenológico nasceu da preocupaçao de Edmund Husserl (1859-1938), de fundamentar de forma rigorosa, o conhecimento. É a partir desta primeira diretriz que se forma a Fenomenologia como forma de acesso e conhecimento do mundo para, a seguir, se construir no movimento fenomenológico, caracterizado por pensadores de varias areas que procuram conhecer seus objetos de estudos a partir de uma nova atitude, a "atitude fenomenológica".

A "atitude fenomenológica" constituiu um dos principios fundamentais que une pesquisadores nao somente como modo de acesso ao mundo ou forma de pesquisa para a compreensao do seu objeto, mas fundamentalmente como uma ontologia, como o proprio Husserl declara.

A historia da Fenomenologia e do movimento fenomenologico é atravessada pela historia de quem a concebeu e esta ligada ao seculo XIX e a tres nomes especificamente: Franx Brentano, Karl Stumpf e Edmund Husserl. Mas foi a concepçao de fenomenologia de Husserl que inicia o movimento fenomenológico e que, a partir da decada de 1910 começa a fazer seguidores de varias partes do mundo.

A origem da vida de Husserl foi na matematica, movido pelo seu interesse na Astronomia; por esta preocupaçao com a fundamentaçao da matematica que Husserl se aproxima da Filosofia e assiste durante os anos 1884 a 1886, os cursos de Franz Brentano que marcou nele uma nova fase e decisiva: "Entusiasmado pela Filosofia, resolveu dedicar-se exclusivamente a ela, no impulso veemente de lhe encontrar uma fundamentaçao, capaz de sustentar tambem todas as outras ciencias."

É a partir da noção de intencionalidade da consciencia de Brentano que Husserl iniciara uma continua busca por aquilo que nomeou mais tarde como "Ciencia Eidetica". De Brentano, Husserl guardara alem da distinçao entre fenomenos psiquicos e fenomenos fisicos, os primeiros comportando uma intencionalidade. Por indicaçao de Brentano, Hurssel foi para universidade de Halle, como assistente de psicologo e professor de filosofia, é a partir dos estudos e da influencia de Stumpf que um novo circulo de pesquisadores se forma na Universidade de Würzburg, que sera conhecida como Escola de Würzburg. Este circulo originará, posteriormente, na Universidade de Berlim, sob a influencia de Christian Von Ehrenfels e tambem do proprio Stumpf, que la assumiu a cadeira de Filosofia, a conhecida Psicologia da Gestalt (1920), formada por Kurt Lewin, Max Wertheimer, Wolfgang Köler e Kurt Kofka.

Com a ascensao do nazismo, estes pesquisadores emigram para os Estados Unidos, cooptados pelo conhecido Comitê de Emergencia para Auxílio aos Intelectuais e Cientistas Alemães Banidos. Spigelberg chama a atenção sobre o papel que Stumpf exerceu dentro do movimento fenomenologico, pois ele estabeleceu uma distinçao entre fenomenos como fenomenologia.

O primeiro movimento de Husserl é uma critica do psicologismo, que encontra-se com a de Dilthey que faz uma distinçao entre necessidade de explicar a natureza e compreender a vida psiquica. Dilthey firmava assim que no dominio da cultura, apenas podia caber a atitude de compreensao. Husserl compartilhando dessas ideias, crê que o ponto de partida deve ser o retorno às coisas mesmas: "Não é das Filosofias que deve partir o impulso da investigação, mas, sim, das coisas e dos problemas".

Husserl pretende conhecer as origens do pensar e separar o pensar do que é pensado. A recomendaçao de Husserl é a de que tomemos os fenomenos como ponto de partida, pois se o fenomeno é aquilo que é manifesto, é aquilo que aparece, e a consciencia é

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