TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligência Emocional

Por:   •  25/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.378 Palavras (18 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO.

II WORKSHOP DE PSICOLOGIA E COMPETÊNCIAS PARA O TRABALHO.

TEMA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.

MANAUS/AM

2018

Autores: Amanda Marinho Sobral

               Daniela Aquino

  Flávia Mota

  Gabriel Marques

  Geovana Soares

  Leonardo Araújo

  Sophia Gama

II WORKSHOP DE PSICOLOGIA E COMPETÊNCIAS PARA O TRABALHO.

TEMA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.

Este trabalho foi elaborado para obtenção de nota no Módulo Psicologia e Competências para o Trabalho ministrado pela Profa Ilka Melo no Curso Técnico em Administração da Instituição de Ensino CENTEC.        

MANAUS/AM

2018

SUMÁRIO

Apresentação.............................................................................................4

11. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL..............................................................5

1.2 BREVE HISTÓRICO............................................................................5

1.3 AS CINCO HABILIDADES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.............7

1.4 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A ADMINISTRAÇÃO........................17

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................19

REFERÊNCIAS..........................................................................................20

APRESENTAÇÃO

Lidar com as emoções e sentimentos é um desafio, entretanto na década de 1990 o olhar da mídia mundial e do mundo corporativo como um todo voltou-se para este desafio, o de pensar sobre a Inteligência Emocional, bem como compreender e pensar as relações entre os indivíduos e como essas emoções e sentimentos interferem positiva e negativamente em diversos âmbitos na nossa vida cotidiana. Contudo o conceito de Inteligência Emocional não era algo novo, mas tema amplamente e historicamente debatido por pensadores e estudiosos da área, entretanto como já relatado no início desse texto, mas precisamente em 1995, um redator, Daniel Goleman publica o intitulado “Inteligência Emocional”, repercutindo rapidamente a nível mundial, trazendo consigo um novo olhar sobre a valorização das pessoas e das relações sociais, e a reafirmação da importância de se compreender e identificar as nossas emoções e sentimentos ,buscando agir em prol da aquisição da Inteligência Emocional através do fortalecimento e gerenciamento de algumas habilidades emocionais.

11. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Inteligência Emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Na visão da filosofia de vida dos moradores da ilha de Okinawa no Japão, Ikigai[1], é a competência responsável por boa parte do sucesso e da capacidade de liderança de um ser humano. A Inteligência Emocional não é uma área de estudo nova, desde filósofos como Decartes já discutiam e abordavam a temática, entretanto o olhar da mídia mundial, do mundo corporativo, escolas e profissionais como um todo voltaram-se para a inteligência emocional somente a partir da publicação do livro de Daniel Goleman que se tornou best seller.

1.2 BREVE HISTÓRICO

Charles Darwin- referiu a importância da expressão emocional para a sobrevivência e adaptação.

Robert L. Thorndike- em 1920, o psicometrista[2], na Universidade de Columbia, usou o termo “Inteligência Social” para descrever a capacidade de compreender e motivar os outros.  

David Wechsler- Em 1940 descreveu a influência dos fatores não intelectuais sobre o comportamento inteligente. E defendeu que nossos modelos de inteligência não estariam completos até que esses fatores não pudessem ser adequadamente descritos.

Howard Gardner- Em 1983 sua Teoria das Inteligências Múltiplas, introduziu a ideia de incluir tanto os conceitos de Inteligência Intrapessoal, capacidade de compreender a si mesmo e de apreciar os próprios sentimentos, medos e motivações. Quanto os de Inteligência Interpessoal que pode ser definida como a capacidade de compreender as intenções, motivações e desejos dos outros. O psicólogo afirma que Indicadores de inteligência como o Q.I[3] não conseguem por si só explicar de forma completa a capacidade cognitiva do ser humano.

Em 1985 O primeiro uso do termo “Inteligência Emocional” é geralmente atribuído a Wayne Payne, o qual foi citado em sua tese de doutorado. E enfim Daniel Goleman em seu livro “Inteligência Emocional” em 1995. Goleman era na época redator sobre Avanços nos Estudos do Cérebro e Ciências Comportamentais do The New York Times, possui ainda a profissão de Escritor e Psicólogo sendo PHD pela Universidade de Harvard onde também ministrava aulas. Definiu a Inteligência Emocional como: A Capacidade de Identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos Motivarmos e de Gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.

Partindo desse pressuposto afirmado por Goleman a Inteligência Emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. E se direcionarmos esse olhar para o mundo do trabalho podemos perceber que a maioria das situações ocorridas nesse âmbito são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas, desse modo, aquelas que possuem um Bom relacionamento humano, Afabilidade, Compreensão e Gentileza têm maiores chances de obter sucesso tanto na vida profissional quanto pessoal.

E embora as definições tradicionais de inteligência enfatizem os Aspectos Cognitivos como memória e resolução de problemas, vários pesquisadores do campo da inteligência assim como Goleman reconhecem a importância também dos Aspectos Não-Cognitivos. E apesar das variações da nomenclatura através do tempo, todos têm em comum a crença de que as definições tradicionais de inteligência não possibilitam uma explicação completa sobre suas características.         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (214.3 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com