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O ESTUDO DE CASO BABIES

Por:   •  11/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.008 Palavras (9 Páginas)  •  58 Visualizações

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ANNE ALMEIDA CLEMENT

ESTUDO DE CASO DO DOCUMENTÁRIO:

BABIES

Atividade visando à obtenção de créditos da disciplina Psicologia da Infância.

Professora: Adriana Athayde

Salvador- Bahia

1° Semestre - 2020

Salvador (BA), 04 de Maio de 2020.

O documentário BABIES realizado pelo cientista Thomas Balmès apresenta o 1º ano de vida de 4 bebês e suas famílias em 4 países e 4 culturas diferentes.

Analisaremos aspectos hereditários, do ambiente, da maturação assim como as influências das famílias nuclear e estendida desses bebês. São eles: Ponijao que vive numa tribo na Namíbia (África); Bayarjargal "Bayar" que mora numa cabana perto do Deserto de Gobi, na Mongólia; Mari, que vive no Japão e Hattie, que mora em S. Francisco (EUA). 

PONIJAO / ÁFRICA:

ASPECTOS HEREDITÁRIOS:

  • O tom de pele negra, os lábios grossos e um organismo aparentemente mais resistente as adversidades do ambiente são algumas características de Ponijao herdadas dos seus pais.

ASPECTOS AMBIENTAIS: Ponijao é integrante do grupo étnico Himba, que vive na Namíbia, em um vilarejo.

  • Observa-se um ambiente bem hostil, suas vestimentas são bem peculiares, não existe uma preocupação com a higiene.
  • Existe um ritual que antecede o parto de pintar a própria barriga com uma tinta produzida por alguma planta.
  • O parto acontece no local onde moram, própria tribo, o bebê já é logo amamentado no seio da mãe numa linda demonstração de atenção e afeto.
  • Pode-se observar a reprodução das ações numa cena logo no início do documentário, onde duas crianças bem pequenas ralam algo numa pedra assim como fazem os adultos, apresentando atitudes bem culturais.
  • A mãe de Ponijao o limpa com a boca, lambem o que ele tem de sujeira no rosto.
  • Ponijao parece não ter acompanhamento médico durante seu desenvolvimento.
  • Ponijao tem contato intenso com cachorros, e enquanto todas as outras crianças do filme interagem com gatos, Ponijao descobre os insetos e presta bastante atenção.
  • Ponijao aparece fazendo uma refeição juntamente com muitas outras crianças, é uma refeição compartilhada onde todos comem no mesmo prato.

ASPECTOS MATURACIONAIS:

  • Ponijao tem os aspectos maturacionais estimulados pelas pessoas ao seu redor o que contribuiu para o seu desenvolvimento e suas habilidades, iniciou o processo de engatinhar, andar com confiança, apesar do solo áspero. Um exemplo é a cena em que consegue equilibrar uma latinha na cabeça ao caminhar.
  • Ponijao pega com suas próprias mãos e leva objetos a boca aparentando descobrir o mundo dessa maneira, ele coloca coisas que encontra pelo chão como palha, ossos, pedras, etc.
  • Ponijao fica atento ao som produzido por um instrumento tocado por uma mulher do grupo.
  • Ponijao naturalmente começa a engatinhar.
  • Ponijao faz descobertas dos sons com a boca e as mãos.
  • Agora Ponjiao já consegue repetir alguns sons mais específicos numa interação com sua mãe.
  • Ponijao já come sozinho com as suas mãos.
  • Ponijao agora já consegue ficar em pé e fica muito feliz pelo feito, na cena seguinte já aparece dançando com bastante equilíbrio e posteriormente já está correndo com muita segurança.
  • Quando Ponijao consegue equilibrar uma latinha na cabeça enquanto anda, nessa cena podemos observar o incentivo da mãe e de uma outra criança do grupo.

INFLUÊNCIAS DAS FAMÍLIAS: Membro de uma família com muitos irmãos, vive em um vilarejo junto com outras famílias de seu mesmo grupo ético.

  • Existe muita interação da mãe e também com outras mães e crianças do grupo com o menino Ponijao.
  • Desde bem pequeno Ponijao é extremamente estimulado com movimentos principalmente por sua mãe que acima de tudo tem sempre o olhar direcionado a ele.
  • Desde o seu nascimento está constantemente na presença de sua mãe, que está sempre demonstrando muito afeto ao bêbe, existe uma troca de olhares encantadora e estimulante.  
  • Na tribo, as mães estão sempre fazendo atividades juntas e todas cuidando juntamente das crianças que também participam das atividades das mães, elas estão sempre próximas.
  • Existe muita interação entre as crianças do grupo, e os mais velhos parecem apoiar os mais novos.
  • Na cena em que Ponijao equilibra a latinha na cabeça enquanto anda, nessa cena podemos observar o incentivo da mãe e de uma outra criança do grupo, ele recebe muito apoio.

BAYAR / MONGÓLIA:

ASPECTOS HEREDITÁRIOS:

  • O Rosto redondo, as bochechas salientes, os olhos puxados e os cabelos lisos e pretos são algumas características de Bayar herdadas dos seus pais.

ASPECTOS AMBIENTAIS:  Bayar, vive com os pais e o irmão mais velho em uma fazenda na Mongólia.

  • A mãe de bayar passa por um ritual semelhante a uma dança antes do parto. Esse acontece de forma natural em um hospital bem simples, sem muitas tecnologias, e logo após nascer, bayar é pesado e colocado ao lado de sua mãe, porém não diretamente no seu colo ou seio, ele fica em uma espécie de bercinho.
  • Enquanto recém-nascido ele fica sempre embrulhadinho em uma manta para se manter aquecido, numa demonstração de cuidado.
  • Chama a atenção Bayar passar boa parte do tempo amarrado pelo troco, braços ou pernas, desta forma o ambiente em que se encontra pouco pode estimulá-lo no seu desenvolvimento.
  • Bayar é banhado pela mãe, com o auxílio do irmão, em uma bacia, depois a mãe coloca seu leite no rosto do menino para terminar o banho.
  • Bayar tem contato muito próximo com animais rurais, como vacas por exemplo.
  • Bayar tem pouca interação social, principalmente com os pais, seu contato maior é apenas com seu irmão que parece ter por volta de 4 anos e muito ciúme de Bayar.
  • Bayar recebe acompanhamento médico por equipe da área de saúde que vai até sua residência esporadicamente.
  • Bayar já acompanha sua mãe em algumas atividades externas, ela aparece numa cena tratando algum animal e interagindo com Bayar.

ASPECTOS MATURACIONAIS:

  • Ao ficar amarrado Bayar não consegue movimentar-se muito e explorar seu corpo e ambiente.
  • Conseguimos perceber o desejo de Bayar em movimentar o seu corpo, mas sem sucesso por ter as pernas enroladas e amarradas por um cobertor.
  • Assim que tem oportunidade pois não está coberto, Bayar começa a descobrir o próprio corpo e tenta pegar os pés.
  • Bayar já segura um biscoito com as próprias mãos e come sozinho nesta fase já presta muita atenção na música cantada por pessoas da sua família estendida em um encontro.
  • Bayar começa a balbuciar com o incentivo de sua mãe, ele tenta reproduzir os sons feitos por ela.
  • Bayar naturalmente começa a engatinhar.
  • Bayar interage com objetos ao seu redor, como rolo de papel higiênico.
  • Posteriormente Bayar já consegue chamar mamãe claramente.
  • Bayar agora já fica em pé e até se arrisca a tentar montar um cavalinho de brinquedo, também já consegue se equilibrar subindo e descendo um grande degrau, mas andar sozinho ele foi o último das 4 crianças, porém ele apresenta muita satisfação quando consegue ficar em pé sozinho, fica muito feliz em alcançar seu objetivo o que fica demonstrado com um lindo sorriso.

INFLUÊNCIAS DAS FAMÍLIAS:

  • Antes do nascimento de Bayar sua mãe demostra muito afeto numa cena em que acaricia sua barriga.
  • Ainda bem pequeno Bayar parece ficar muito tempo sozinho ou apenas na presença do irmão que também é pequeno enquanto seus pais precisam trabalhar no campo.
  • A mãe de Bayar demonstra muito afeto ao ficar conversando com ele ainda muito bebezinho.
  • O pai de Bayar apresenta afeto enquanto está com ele.
  • O imão de bayar parece ter bastante ciúme dele, aparece sempre o provocando de alguma forma e chega a levá-lo dormindo no carrinho e deixá-lo sozinho no meio das vacas.
  • Bayar recebe pouco estimulo, ocorre uma ausência de mediação no seu processo de desenvolvimento.

MARI / JAPÃO:

ASPECTOS HEREDITÁRIOS:

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