TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA E SEUS IMPACTOS NA FAMÍLIA E A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PSICOLOGICA

Por:   •  9/12/2018  •  Artigo  •  6.434 Palavras (26 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 26

REVISTA ELETRÔNICA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO/GOIÂNIA

ANO 3 / Nº5/ 2018 – ÁREA DA SAÚDE

 USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA E SEUS IMPACTOS NA FAMÍLIA E A IMPORNTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PSICOLOGICA.


DRUG USE IN ADOLESCENCE AND ITS IMPACTS ON THE FAMILY AND THE IMPORTANCE OF PSYCHOLOGICAL INTERVENTION

Isabela Vitória Rodrigues de Sousa[1]

Janete Capel Hernandes[2]

Juliana Afonso de Lima[3]

Leandro Giannini Tomé[4]

Marcelo Machado Albuquerque[5]

Lúcia Helena Alves Pereira Liberato[6]

Resumo

O tema dessa pesquisa é o uso de drogas na adolescência e seus impactos na família e a importância da intervenção psicológica, cujo objetivo geral é Investigar o impacto na família do usuário de drogas na adolescência e a importância da intervenção psicológica. Para chegar a este objetivo a pergunta que norteou a pesquisa foi: realmente existe um impacto na família e quais são intervenções psicológicas? Foi utilizada pesquisa qualitativa, por meio de uma entrevista semi-estrutura com um adolescente usuário de drogas, sua mãe e umpsicólogo. As entrevistas foram realizadas na residência do jovem dependente químico e na Universidade em que o psicólogo trabalha como professor. Os principais resultados apontaram que realmente existe um impacto na família do usuário e a mesma se desestabiliza deixando assim todos os integrantes abalados emocionalmente. A intervenção psicológica por meio de terapias individual e familiar é um ótimo caminho para auxiliar no tratamento do usuário e do restante da família

Palavras-chave: Impactos na família de adolescentes usuários de drogas. Intervenção psicológica. Impacto das drogas em adolescentes.

Abstact

The present article aims to show the impacts caused by teen drug users in their family and the importance of psychological intervention in the treatment. Is there really an impact on the family or the consequences is suffered only by the drug addict? Is psychological intervention necessary? In an interview with adolescents, family members and a psychologist, it was concluded that there really is an impact on the family of the user and it destabilizes all the family members. Psychological intervention through individual and family therapies is a great way to assist the user and the rest of the family with the treatment

Keywords:Investigate the impact on the family of drug addiction in the adolescence and the importance of psychological intervention.

Introdução

O uso de drogas na adolescência têm-se tornado cada vez mais frequente entre as idades de 12 a 18 anos, segundo o Estatuto da criança e do adolescente (Eca), 1990. Nessa fase o adolescente está se conhecendo por este motivo surge varias duvidas sobre as suas escolhas, e por muitas vezes acaba se perdendo e entrando no mundo perigoso como o das drogas, e com isso a família que convive com esse adolescente entra em adoecimento, e passa a ter um constante sofrimento, entretanto com os métodos de intervenção do profissional psicológico passa a reduzir as dores da família, e do próprio adolescente usuário de drogas.

O objetivo geral dessa pesquisa é investigar o impacto na família que tem um adolescente usuário de drogas e como e importante a intervenção com o psicólogo. Os objetivos específicos são verificar se a família participa das intervenções com o psicólogo, identificar as causas que levam o adolescente a ser um dependente de drogas, identificar os perfis dos adolescentes, e por fim conhecer técnicas que o psicólogo usa para contribuir no bem-estar do adolescente e da família.

A pergunta que norteou o trabalho em questão se a família realmente sofre impacto, se ela passa por dores e sofrimento, e o que pode levar o adolescente a se tornar um dependente químico, a entrar no mundo das drogas, se esse vício contribuiu para o desequilíbrio dentro da família, e se realmente a intervenção do psicólogo ajuda no tratamento.

Inicialmente as hipóteses eram que o usuário e causa grande sofrimento na família, e graves problemas emocionais como ansiedade, pânico, e que o que pode levar o uso de drogas na adolescência são os grupos de amigos, e o ambiente onde o mesmo convive, e mostra o quanto e importante a intervenção de um profissional psicólogo, pois mostra que a família não está preparada para conviver com tal sofrimento, e que as técnicas que o psicólogo usa pode sim ajudar família a passar, ou conviver com esse sofrimento de maneira tendo saúde emocional, e até mesmo da força e ajudar o dependente químico a sair do mundo das drogas.

Esse estudo está estruturado com as seguintes partes, introdução, referencial teórico, metodologia, resultados, discussão e considerações finais.

  1. Fundamentação teorica

Adolescência

Segundo o ECA (1990)  [a]período da adolescência se inicia aos 12 anos de idade, e uma etapa quando não é mais criança; e ainda não chegou para o período adulto; e quando se passa por dúvidas na cabeça,onde acha que o mundo e fácil, e quer mergulhar de cabeça, onde pensam que tudo pode fazer que quando criança não podia. Conforme citado abaixo:

Adolescentes, podem ser caracterizados por ainda estar no sistema escolar, em algum outro contexto de aprendizagem profissional ou em busca de um emprego estável; por ainda dependerem dos pais e morando com eles; por estarrealizado a transição de um sistema de apego, centrado, em parte na família, para um sistema de apego centrado em um pessoa de outro sexo; por sentirem-se membros de uma cultura de idade (cultura adolescentes), que se caracteriza por ter suas próprias modas e hábitos, seu estilo de vida próprio, e seus próprios valores; por ter preocupações e inquietudes que não são mais as da infância, mas que ainda não coincidem com as do adultos. (PALACIOS, 1995, p. 263, 264). 

Quando surge o período da adolescência, junto com essa fase vem afalta de disciplina, onde tudo é questionado pelos pais ou pelos adolescentes: o porque não pode isso, quando irei poder? Eles não aceitam a autoridades dos pais, e, além disso, começa a ter desejos sexuais, com isso acontecem às mudanças no corpo, onde os corpos tanto dos meninos quanto das meninas se diferenciam muito, nesse período acontece uma série de mecanismos da hormonal.

Segundo Palacios (1995), a adolescência e marcada por dificuldades e problemas, por querer entender o mundo e experimentar e conhecer coisas novas, principalmente em relação às mudanças do corpo, onde está se conhecendo e, surgindo alterações de temperamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42 Kb)   pdf (287.4 Kb)   docx (968.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com