TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELEVANCIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO , MOTOR, INTERPESSOAL INTRAPESSOAL

Trabalho Escolar: RELEVANCIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO , MOTOR, INTERPESSOAL INTRAPESSOAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  3.691 Palavras (15 Páginas)  •  1.262 Visualizações

Página 1 de 15

Sorocaba

2012

Introdução:

Ao se falar de Educação Brasileira, muito são os pontos a ser analisados, para que fundamente uma discussão de educação contemporânea de nosso povo. Partindo da realidade atual, que sofre até os dias de hoje, com consequências do tempo histórico, com interferências políticas, econômicas e sócias em seu percurso.

Hoje nas pautas governamentais a política educacional tem um peso significativo.Chegando as instituições Escolares um forte traço de obrigatoriedade e efetivação. Sendo ela a transmissora de valores e políticas por parte da Escola, sendo considerada a (formadora da população).

EDUCAÇÃO NO BRASIL

O texto tem como objetivo refletir sobre a história da Educação no Brasil. A Educação no Brasil implica necessariamente na estruturação de nosso modelo e ensino, porque desde os primeiros anos de nossa descoberta, sofremos a falta de estruturação e investimento no nosso modelo de ensino. No Brasil Colônia a educação só era permitida aos filhos mais velhos ou filhos homens, pois seriam os sucessores administradores dos pais.

O Brasil tinha como base da Educação a Metrópole, que se constituiu na autoridade, na tradição literária, no descaso com a ciência, com a atividade técnica e artística. Essa educação baseada e fundamentada na obra da catequese cedeu lugar à educação de elite. Com a saída dos jesuítas, entrou o Estado na Educação. O que não significou avanços, pelo contrário a proposta autoritária e dogmática permaneceu em todo o período Colonial e Imperial, tendo influências significativas no período Republicano.

Só no início do século XIX, com o desenvolvimento da mão de obra, a população vai a luta por escolas. Por volta de 1800, haviam-se afirmado no Brasil algumas escolas primárias, secundárias e seminários eminentemente de cunho eclesiástico e privado.

Com a presença do Príncipe D. João VI surge o ensino superior. Várias reformas foram planejadas a fim por acabar como ensino humanístico e literário da colônia, o que não resultou em modificações. A partir da modernização do processo produtivo e da economia, novos anseios surgem, com a expansão do mercado, há implantação de indústria, o Brasil está em pleno desenvolvimento.A educação precisa dar conta desta realidade, há uma expansão da escola para a preparação de mão-de-obra. Surge assim a luta por escolas influenciadas por essa realidade econômica e social.

Desse período até hoje, várias outras lutas foram travadas, por educadores que resistem a educação que correspondam aos anseios da população brasileira que muito almeja um ensino democrático, gratuito e de qualidade.

Educação contemporânea.

A Educação no Brasil, tem tido uma história de perdas, de exclusão e de manutenção dos privilégios das minorias. Herança que esta população recebe desta história caracterizada pela carência, pelo descrédito e falta de perspectiva.Assim atingindo níveis intoleráveis.

A política de desobrigação do Estado com a educação pública, cada vez mais vem excluindo crianças, jovens e adultos da escola e aprofundando as desigualdades sociais.As ações do governo direcionada a educação, têm sido elaboradas de forma intencional e objetiva.Ao longo de sua história, a educação brasileira limitou-se a atender os interesses das elites, visando formar entre elas os dirigentes, e para o povo apenas a formação de mão-de-obra, e sua inculcação ideológica para direcionar a escolha dos seus governantes.(Saviani,1997:5.6)

A escola vem defendendo que seu papel é de formar os indivíduos para a sociedade. Uma sociedade estruturada de forma que não comporta os homens e mulheres com saberes e entendimentos da vida que na escola aprendem.Seu projeto pedagógico não tem uma análise social do homem na sociedade em que vive, mas sim, a ação humana sobre e sob a sociedade produtiva.Sabe-se que a política que se afirma na educação não foge a regra do campo ideológico neoliberal.

NEOLIBERALISMO

Um complexo processo de construção hegemônica. Isto é: como uma estratégia de poder que se implementa em dois sentidos articulados: por um lado, através de um conjunto razoavelmente regulador de reformas concretas no plano econômico, político, jurídico e educacional, etc.E por outro lado,através de uma série de estratégias culturais orientadas a impor novos significados sociais, a partir dos quais legitimam as reformas neoliberais, com sendo as únicas que podem e devem ser aplicadas no atual contexto histórico de nossa sociedade (Gentili,1996)

O Estado é responsável por toda crise pela qual a sociedade passa. O Estado chega ser insuficiente para administrar o setor público, enquanto o setor privado é altamente eficiente.Uma característica neoliberal na educação são as chamadas (bolsa família) isso para que os pais mantenham os seus filhos na escola.

O Estado reformou a Constituição Federal de 1988, Com a Emenda Constitucional n.14, que fundamentou a lei 9424/96FUNDEF.Esta lei possibilitou a municipalização do Ensino Fundamental e delegou as prefeituras a me mercantilização da Educação.

A educação vive hoje problemas de ordem ideológica estrutural, a escola reproduz a chamada ideológica dominante neoliberal. O exemplo disse são os sugeridos pelo MEC, O PROVÃO que é usado como instrumento que define o bom profissional para o mercado de trabalho, através das notas obtidas. Na Educação Básica, o governo se utiliza de avaliações para provar que o ensino é ruim e os educadores compactuam com isso.

Os profissionais da Educação carecem de tomar frente do projeto político da Escola, e não mais permitir o uso de ideológico que vem se perpetuando ao longo da história do Brasil.

SOMOS FEITOS DE TEMPO?

Como somos seres históricos, nossas ações e pensamentos mudam através do tempo,conforme vamos vivendo e enfrentando as dificuldades da nossa vida pessoal e da coletividade,vamos nos formando dentro da cultura a qual fazemos parte Assimilamos herança cultural dos nossos antepassados a cada geração e assim vamos estabelecendo mudanças que estão dentro do tempo.

O presente é o reflexo do passado e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com