TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre a linha de base de controle II

Tese: Relatório sobre a linha de base de controle II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Tese  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório do Estágio Básico Supervisionado II

Introdução

Este trabalho baseado na observação, tendo o Reflexo Aprendido, precisamente o Condicionamento Pavloviano, como base para observação e busca de informações no comportamento do indivíduo.

Tendo como objetivo identificar os estímulos e respostas do ser humano dentro de situações específicas, observando suas respostas comportamentais a determinados estímulos externos.

A observação a seguir foi feita com um grupo de pessoas dependentes químicas, o local da pesquisa se deu no Grupo Narcóticos Anônimos em Araruama – RJ.

Descrição da Sessão

No dia da uma reunião pública, em número de 8 dependentes químicos e 2 familiares, observei este grupo, que trabalha o contracondicionamento (condicionado uma resposta contrária àquela produzida pelo estímulo condicionado), do vício em drogas, tentando desassociar o uso das drogas a sua rotina de vida e ambiente social.

As drogas representam um estímulo condicionado (CS), que ao ser usada causa uma resposta condicionada (CR), pois o dependente associa a droga ao um momento de prazer e satisfação ou fulga emocional, causando um estímulo condicionado.

O ambiente social do dependente químico antes do contato com a droga era um estímulo neutro (NS), mas quando este indivíduo passa a depender da droga, seu ambiente social passa a ser um estímulo condicionado (CS).

Reflexo, estímulos e respostas

Durante a atividade de observação do dependente químico, a constatação é que existem 2 tipos de estímulo e resposta: o estímulo/resposta para se manter longe do uso de drogas, e o estímulo/resposta que os levam ao uso das drogas. O dependente vive em um ou em outro, ou busca um estímulo condicionado positivo que é o utilizado para se manter sem o uso, já o estímulo condicionado para o uso das drogas é tão forte, sendo a latência intensa, chegando a ser muitas das vezes no primeiro momento imperceptível no sentido da razão, onde o indivíduo só tem a consciência do uso, depois que o efeito da substância química é liberada de seu organismo.

Todos são unânimes em reconhecer, a reunião do NA como o maior estímulo positivo para responderem de maneira eficaz a condição de se manterem limpo*.

Quando a resposta condicionada (CR) é positiva, ao estímulo do ambiente em que estão e ficam um grande período, no processo que eles denominam como “mente aberta” ( consciência de que precisam ficar sem se drogar e retomar sua vida longe das drogas), o estímulo positivo são vários como: o apoio da família, sentem-se confiantes, estabilidade no trabalho, orgulho próprio por manter – se firme, apoio. A ocupação do tempo é um estímulo condicionado (CS), em que geralmente conseguem obter a resposta condicionada (CR) a este estímulo, logo tempo ocupado é igual a menos tempo para pensar no vício. A maioria que se mantem ocupado, tem menos chance de ter recaídas.

A recaída por sua vez, também gera Estímulos e Respostas Condicionadas, se o indivíduo tem uma recaída, ele em algum momento esteve em contato com o estímulo condicionado (CS) que leva o organismo a ceder ao uso de substâncias químicas e consequentemente sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com