TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Religião X Subjetividade

Pesquisas Acadêmicas: Religião X Subjetividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

A religião na Idade Média

Na Idade Média a igreja representa Deus no mundo terreno;a autoridade da igreja domina o mundo e os valores da religião cristã.

Era forte a influência da igreja no comportamento das pessoas.E,segundo ela o mundo terreno era considerado apenas como espaço de preparação para vida eterna.Por isso,vivia-se em função da morte.A renúncia aos bens materiais e aos prazeres mundanos era a condição exigida para alcançar a salvação eterna,o Paraiso. A salvação da alma,constituía-se na preocupação maior do homem medieval.

No ano de 476 Império Romano do Ocidente foi invadido pelas tribos bárbaras e destruído. Esse evento marca o inicío da Idade média , e também uma época onde a igreja influenciaria e dominaria toda a sociedade européia.

Com o fim do Império Romano, a igreja era única instituição organizada dos novos reinos que estavam se formando na Europa Ocidental.Com os ensinamentos da igreja,a nova civilização se preocupava muito com a religião e a salvação de suas almas.O trabalho dos monges junto aos povos bárbaros foi de grande importância não só espiritual,mas também culturamente,pois muitos dos costumes romanos foram incorporados por esses povos.A igreja era a detentora do saber,com uso exclusivo de seus menbros. O ensino era voltado principalmente as doutrinas da religião.

Somente a igreja cabia a interpretação das escrituras,e quem ousasse pensar de forma diferente, seria considerado” herege”(as pessoas que desobedeciam) e estavam sujeitos a várias punições, que incluíam torturas psicológicas,físicas e muitas vezes a morte, que era um alívio para essas pessoas castigadas.Mas ainda que muitos dentro da igreja tivessem boas intenções, a história dessa instituição esta manchada de sangue.Ela que começou sendo perseguida, passava a ser perseguidora no auge do seu poder.

Os condenados seriam punidos com penas canônicas pela igreja,e entregues as autoridades seculares.

As mulheres também eram alvo de perseguição da igreja, até mesmo por atitudes cotidianas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com