TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Reflexivo - Psicanálise

Casos: Texto Reflexivo - Psicanálise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  1.239 Visualizações

Página 1 de 3

Psicanálise

A psicanalise foi desenvolvida por Sigmund Freud no início do século XX, com o intuito de compreender o homem, enquanto sujeito do inconsciente. O lançamento de seu primeiro livro “Estudo sobre a histeria” foi o grande impulso para o inicio formal deste movimento. O livro apresentava possíveis causas para a histeria e introduzia a psicanálise como forma de cura, como por exemplo, no caso de Anna O. , uma paciente do médico Josef Breuer. A moça tinha 21 anos, era inteligente e atraente. Anna começou a apresentar sintomas de histeria como perda de memoria, náuseas e distúrbios visuais e orais. Os primeiros sintomas surgiram quando ela começou a cuidar se deu pai, com quem era muito apegada, e o mesmo estava quase morrendo.

O Dr. Brauer iniciou o tratamento de Anna com métodos de hipnose, ele acreditava que enquanto a moça estivesse em estado de hipnose, se lembraria de experiências, que poderiam ter originado os sintomas. Anna afirmava que quando conversava sobre as experiências se sentia melhor, a conversa sobre o assunto lhe causava um alivio interno. Porém Breuer e Anna começaram a criar entre si, um laço afetivo que estava comprometendo a vida do médico e o tratamento de Anna. O Dr. Breuer resolveu que não poderia dar continuidade ao tratamento. Algumas horas após receber a noticia de que não poderia mais ser tratada por Breuer, Anna começou a sentir dores histéricas comparáveis às dores de parto. Breuer utilizou a hipnose para acabar com essa condição. Porém estudos e análises ressaltaram que Anna não teria sido curada pelo tratamento do Dr. Breuer, pois quando teve de se distanciar dele, os sintomas começaram a aparecer novamente. Não se sabe dizer com precisão como Anna superou os distúrbios emocionais, porém o relato de Breuer sobre o caso foi de grande serventia para o desenvolvimento da psicanálise, por apresentar a Freud o método da cura por meio da conversa, chamado de método catártico.

Também é importante compreender que a psicanálise e a psicologia, apesar de estarem de certa forma associadas, são áreas distintas. De acordo com Freud, basicamente a psicanálise é uma área independente e serve de tratamento para diversos distúrbios neurológicos, se baseia na investigação da mente, utilizando uma análise clinica com base no conhecimento que é oferecido pela psicologia.

A introdução da psicanálise no Brasil foi influenciada principalmente por Júlio Pires Porto Carrero (1887 – 1937). Porto Carrero estudou medicina na Bahia e se formou no Rio de Janeiro. Fundou e dirigiu a clínica neuropsiquiátrica do Hospital da Marinha no Rio de Janeiro. Seus estudos sobre a psicanálise começaram cedo e se reúnem em cinco volumes, contendo na maioria deles artigos sobre os mais diversos temas. As obras de Porto Carrero, tem por objetivo esclarecer o leitor quanto as ultimas reformulações de Freud. Em julho de 1929, Porto Carrero apresentava o Relatório da Secção de Psicanálise, onde constava informações sobre o movimento psicanalítico no Brasil, este relatório foi o primeiro trabalho historiógrafo sobre o movimento.

Um fato interessante é que Porto Carrero defendia muito a área da educação e voltava a psicanalise para o tratamento em escolas, fazendo com que se trabalhasse em conjunto médicos, psicólogos e professores. Na visão de Porto Carrero, a psicanálise deveria ser aplicada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com