TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Pscicose

Exames: Tipos De Pscicose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 5

A psicose

Definição

O termo psicose é definido como a incapacidade de distinguir entre a experiência subjetiva e a realidade externa, ou seja, existe uma perda de contato com a realidade. Exemplificando, todos nós poderemos pensar que determinada pessoa nos quer prejudicar (por exemplo, um vizinho que não gosta de nós, um chefe ou um professor que insistem em nos criticar), mas ao mesmo tempo em que pensamos isto os vem à cabeça a dúvida, perguntamo-nos se não será uma sensação só nossa, será que nos querem mesmo prejudicar?

Isto só é possível porque distinguimos o “nosso mundo” do “mundo exterior”, na psicose este processo está perturbado. Uma pessoa psicótica não põe em dúvida as suas crenças por mais estranhas que pareçam aos outros, pode pensar que o vizinho está a fazer magia negra para matá-lo, sentir que existe uma conspiração do governo que envolve o seu professor ou o seu chefe… por mais que isso seja posto em causa pelos outros ele não duvida e organiza as suas ações em função disto! Isto acontece porque o que ele pensa corresponde à realidade, não é feita a distinção do subjetivo e da realidade externa.

Sintomas

A psicose é um estado incompreensível para quem está “de fora” é, de todo, impossível perceber o modo de pensar de alguém psicótico, tudo é estranho e nada faz sentido. Os sintomas mais comuns de psicose são:

-Delírio - convicção falsa e inabalável, fora do contexto social e cultural do doente, de origem mórbida, não sendo possível modificar através da demonstração do real.

-Alucinações - Experiências perceptivas (sensações) tomadas por reais na ausência de estímulo externo correspondente. Para o doente é impossível distinguir as alucinações das verdadeiras percepções. Podem ser auditivas (vozes), visuais (pessoas, vultos, imagens), sensitivas (toques, calor), olfativas (cheiros) e gustativas (sabores).

Para além destes sintomas é frequente observar-se, comportamentos estranhos - que podem ser causados pelos delírios (Ex: entrar numa loja e vasculhar todos os recantos à procura de microfones) e pelas alucinações (Ex: as vozes obrigam-no a andar sempre com as mãos na cabeça); isolamento social - a maioria destes doentes acaba por se isolar, deixar de estar com os amigos, etc. ; desconfiança – eles fazem parte de uma conspiração ou que o querem matar; alterações de personalidade – por exemplo, determinada pessoa muito extrovertida, conversadora, pode ficar muito virada para dentro, deixar de socializar; alterações do humor; desorganização - fazer “coisas sem sentido” ou pensar de forma não lógica.

Causas

O termo psicose refere-se a um conjunto de sintomas, em que o principal organizador é a perda de contato com a realidade. Múltiplas doenças e perturbações podem apresentar-se como psicose, estas são as mais frequentes:

Esquizofrenia. É uma doença crónica, que afeta cerca de 1% da população, apresenta múltiplos sintomas psicóticos;

Depressão: em casos graves de depressão é possível apresentar sintomas psicóticos (ex: ouvir vozes que dizem que a pessoa é um fracasso; ter um delírio em que a pessoa acha que já morreu);

Doença bipolar: tanto na depressão, como na fase de mania é possível estar psicótico

Abuso de drogas: A causa mais frequente de psicose durante a adolescência é o abuso de drogas.

Doenças orgânicas: como tumores, encefalites ou determinadas alterações hormonais;

Doenças Neurológicas: como por exemplo “derrames”, tumores cerebrais;

Demência;

Abstinência álcool: pessoas com alcoolismo crónico, ao deixarem de beber repentinamente podem ter sintomatologia psicótica;

Epilepsia;

Consequências

Muitas vezes, as pessoas que sofrem de psicose não reconhecem que estão doentes, existem riscos próprios à psicose, por exemplo, o doente pode matar-se porque as vozes lhe disseram para fazer isso ou pode atirar-se de uma janela porque acha que pode voar.

O tratamento

Uma pessoa que tem uma doença psicótica irá necessitar de assistência especializada. É necessário fazer o despiste de patologias orgânicas. Assim sendo, num primeiro episódio de psicose o seu médico irá pedir-lhe análises, exames de imagem e/ou um electroencefalograma. O tratamento envolve medicação anti-psicótica, apoio psicossocial, apoio familiar e educação para a doença. Com apoio adequado a maioria das pessoas que desenvolve uma psicose irá recuperar.

Tipos de psicoses

Psicose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com