TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtorno Obssessivo Compulsivo

Artigo: Transtorno Obssessivo Compulsivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  7.193 Palavras (29 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 29

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa mostrar como uma boa segmentação de mercado pode auxiliar a empresa a ter uma boa postura no mercado de sua atuação, dando um atendimento de melhor qualidade, tendo em vista que os desejos e necessidades mudam de cliente para cliente, por este motivo é importante conhecimentos específicos dos mesmos.

A problemática deste projeto, busca responder quais são os principais benefícios da segmentação de mercado.

Este projeto tem como objetivo geral mostrar o quanto a segmentação de mercado pode ser importante para as empresas, mostrando os principais benefícios gerados, analisar seus principais objetivos e estudar os mais importantes assuntos a serem trabalhados para que os mesmos sejam implementados com sucesso.

Tendo em vista experiência adquirida nas empresas Hilti do Brasil que está no mercado da construção civil desde 1991 e Fortloc Máquinas e Ferramentas que também atua no mercado da construção civil desde 2005. Este projeto vai ajudar a esclarecer pontos diferentes entre prática e teoria.

Este trabalho é importante para esclarecer duvidas e auxiliar pessoas que pensam em implementar com sucesso a segmentação de mercado em sua empresa.

Tendo como hipótese, que a segmentação de mercado ajuda a empresa ter um melhor conhecimento de seus clientes e do mercado que atua. Desta forma, esta pode dar um atendimento de melhor qualidade aos seus clientes.

O capítulo um trata do conceito do marketing e suas aplicações no mercado.

No capítulo dois a segmentação do mercado coloca seu conceito e benefícios na segmentação.

No capítulo três apresenta a segmentação como estratégia para se obter sucesso com público alvo, afim de detectar agrupamentos ou segmentos dos consumidores existentes.

O capítulo quatro se apresenta como bases de segmentação demonstrando as características de segmentos dos consumidores e interpretando a forma que devem atuar.

METODOLOGIA

A metodologia aplicada refere-se a uma pesquisa descritiva e explicativa aplicada dentro de uma instituição multinacional que visa ser a melhor empresa de ferramentas e serviços para construção civil no país em satisfação de clientes, ou seja, ser a empresa que melhor constrói relacionamentos. E uma das ferramentas utilizadas é a segmentação de mercado. Portanto, ela pode colaborar significativamente com a elaboração da pesquisa proposta.

Como caminho inicial da pesquisa, foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica e documental, pois de acordo com Cervo e Bervian (2002), a pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir das referências teóricas publicadas em documentos que buscam conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.

Foram utilizadas diversas fontes, especialmente livros de leitura corrente, artigos, monografias e consultas em sites que abordam sobre o tema proposto.

A Pesquisa Qualitativa é um método de pesquisa não-estruturado, exploratório, baseado em pequenas amostras, que proporciona a compreensão do contexto do problema.

CAPÍTULO 1 – MARKETING

Neste capítulo passaremos a entender o que é MARKETING, como ele funciona? A que se aplica e por quem é feito. Isso será fundamental para desenvolvermos o entendimento de nosso tema central.

O QUE É O MARKETING?

O estudo do mercado surgiu da necessidade dos industriais em administrar a nova realidade oriunda da Revolução Industrial que causou uma transformação de um mercado de vendedores para um mercado de compradores. Neste estágio o marketing ainda é inseparável da economia e da administração clássica, pois inicialmente sua preocupação era puramente de logística e produtividade, com o intuito de maximização dos lucros. Os consumidores não tinham qualquer poder de barganha e a concorrência era praticamente inexistente. Tal realidade manteve-se inalterada até fins da Segunda Guerra Mundial quando, então, reagindo ao crescimento da concorrência, mercadólogicos os começaram a teorizar sobre como atrair e lidar com seus consumidores. Surgiu então a cultura de vender a qualquer preço.

O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais (KOTLER e KELLER 2006). É a capacidade de identificar, por meio de estudos científicos do mercado, as necessidades e oportunidades de produtos e serviços gerados para um determinado público-alvo, trazendo benefícios financeiros e/ou administrativos aos clientes através de transações bilaterais. (JAQUES, 2006). Definindo-se de uma maneira bem simples, podemos dizer que ele supre necessidades lucrativamente. Segundo a AMERICAN MARKETING ASSOCIATION, o marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles de modo que beneficie a organização e seu público interessado.

Como definição gerencial, o marketing muitas vezes é descrito como “a arte de vender produtos.” De fato as pessoas se surpreendem quando ouvem dizer que a parte mais importante do marketing não é vender! Vendas são a parte do iceberg do marketing (KOTLER e KELLER, 2006). Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo principal do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda, é conhecer e entender o cliente tão bem, que o produto ou o serviço seja adequado ás necessidade dele e acabe se vendendo sozinho. Uma das ferramentas que se pode ou deve-se utilizar neste processo é o MARKETING DE RELACIONAMENTO.

Idealmente, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou o serviço disponível. Um exemplo disso foi quando a SONY lançou o PLAYSTATION e quando a GILLETE lançou a lâmina mach III, receberam uma enxurrada de pedidos, pois haviam projetado o “produto certo”, com base em uma cuidadosa lição de marketing .

As primeiras coisas a serem definidas em qualquer planejamento de marketing é quem são seus consumidores e qual exatamente é seu mercado-alvo. Por maior e mais poderosa que seja nenhuma empresa pode fazer um bom trabalho em todos os mercados e satisfazer todas as suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com