TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ERA DIGITAL SEUS DESAFIOS E CONSEQUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO

Por:   •  26/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.782 Palavras (16 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 OS ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E HISTÓRICOS DA ASCENSÃO DO

CELULAR E DA INTERNET NA VIDA DO BRASILEIRO..........................................5

2.1 A ASCENSÃO DO CELULAR................................................................................5

2.2 A INTERNET..........................................................................................................6

MUDOU NO COTIDIANO DO BRASILEIRO.............................................7

1 INTRODUÇÃO

2-OS ASPECTOS SOCIOECÔNOMICOS E HISTÓRICOS DA ASCENSÃO DO CELULAR E DA INTERNET NA VIDA DO BRASILEIRO

2.1 A ASCENSÃO DO CELULAR

2.2INTERNET

2.3-O QUE MUDOU NA VIDA DO BRASILEIRO

3 OS ASPECTOS POSITIVOS DA POPULARIZAÇÃO DO CELULAR E DA INTERNET PARA A EDUCAÇÃO. E OS ASPECTOS NEGATIVOS.........................8

4 O SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DE SOCIEDADE DIGITAL.......................10

4.1 A SOCIEDADE ESPETÁCULO............................................................................10

4.2 AS TICS E A ERA DIGITAL: O ANTAGONISMO ENTRE O CONHECIMENTO E A ALIENAÇÃO............................................................................................................12

5 A INTERNET E AS IMPLICAÇÕES DAS FALSAS NOTICIAS.............................13

6 CONCLUSÃO.........................................................................................................15

7 REFERÊNCIAS.......................................................................................................16



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi desenvolvido com base nos avanços tecnológicos que ocorreram nas ultimas décadas. É a chamada era da informação, responsável por várias transformações na sociedade.

Atualmente no Brasil o número de aparelhos móveis ultrapassa o número de habitantes, o crescimento digital contribui não só com a economia como também com a globalização facilitando assim à comunicação e o acesso á informação através da internet, a sociedade em um todo se conecta pelo celular.

Apontam-se pontos positivos e negativos com a expansão da era digital e a chegada das redes sociais, o que poderia ser um instrumento de aproximação por vezes distancia as pessoas. Outro aspecto relevante é a veracidade e o impacto causado das notícias expostas nas mídias sociais.

A realidade virtual está inserida no ambiente escolar e tem despertado a necessidade desafiadora de uma boa relação com a educação, possibilitando assim sua utilização como nova ferramenta de aprendizagem.

O profissional de Serviço Social almeja integrar o uso das tecnologias de informações e conhecimento ao serviço das políticas públicas favorecendo assim a sociedade, indo a desencontro ao modelo capitalista que produz uma mídia consumista e de alienação.


  1. 2-OS ASPECTOS SOCIOECÔNOMICOS E HISTÓRICOS DA ASCENSÃO DO CELULAR E DA INTERNET NA VIDA DO BRASILEIRO

2.1 A ASCENSÃO DO CELULAR

O celular, já faz parte da vida dos brasileiros desde a década de 90, lançado no país pela TELERJ no estado do Rio de Janeiro e que nesse curto período já possibilitou mudanças no modo de vida, vem a cada dia com novas roupagens, funções e finalidades, tem sido responsável por grandes transformações no país e no mundo. Ele é capaz de alavancar as vendas, impulsionar o comércio e o mundo da tecnologia, mudar hábitos comportamentais e mudanças nas famílias. Foi e é um grande facilitador de informações, dispensando e aposentando nosso antigo Orelhão, mas foi com a popularização da internet que ele ganhou, mas força passando a ser item indispensável. Hoje ele é o responsável pelo Brasil ser o sexto maior consumidor da tecnologia dos celulares e smartfones e o quarto pais que mais se utiliza dos celulares, perdendo apenas para países como a China, Índia e Estados Unidos.

Logo quando lançado no Mercado os Celulares possuíam a tecnologia analógica, com a finalidade apenas de falar, porém era sonho de consumo e sinal de status para a sociedade, porém o seu valor ainda era alto para os padrões da população, logo em seguida os telefones moveis progrediram com tecnologia de SMS e depois, já na década de 2000 com MMS em que os usuários trocavam entre si mensagens de textos e imagens.

Hoje classificamos os celulares em três categorias; Dumb Phones, que são aparelhos básicos, com pouco recurso, apenas com tecnologia de voz e mensagens SMS, de valor baixo, sem atrativos para usuários mais jovens; o segundo é o Feature Phones que além das funções básicas, possuem tela colorida, MP3, rádio FM, fone de ouvido, reprodutor de imagem e vídeos, câmera fotográfica de baixa qualidade, Bluetooth e acesso básico de internet; o terceiro modelo de celular é os famosos e cobiçados Smarthphones, cuja sua utilização vai além da telefonia e passou a ter funções como mini PC de bolso. É caracterizado por possibilitar a instalação de programas com recursos disponíveis para o sistema operacional do aparelho, que podem ser Windows Phone, IOS e Android. Utiliza-se de internet móvel de alta velocidade, permitindo conversas de interação em grupo com som e imagem em tempo real. Eles são responsáveis por alavancar o mercado em todo o mundo, sendo um dos presentes, mas desejados pelos consumidores.

  1. 2.2INTERNET

O primeiro dado histórico de uso da internet no país é da década de 80, precisamente de 1987 em que a FAPESP (Fundação de Pesquisa do Estado de São Paulo) e o LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica) conectaram se a instituições no EUA, posterior a esse primeiro contato outras entidades passaram a fazer uso das redes. Essas entidades se utilizavam de seus próprios recursos e pagavam a EMBRATEL tarifas normais para utilizar os circuitos de comunicação de dados, que logo caiu em desuso por sua deficiência, surgindo a necessidade de provedores com redes regionais. Em 1988 a UFRJ (Faculdade Federal do Estado do Rio de Janeiro) se conectou a UCLA (University of Califórnia, Los Angeles) para fins de intercâmbio de pesquisa de rede, e desse modo várias outras universidades passaram a utilizar das redes. Em 1990 o Ministério de Ciências e Tecnologia (MCT) programou o projeto para modernizar a infraestrutura dos serviços de internet em todo território nacional, toda via, ainda restrito aos interesses da comunidade de educação e pesquisa. E finalmente em 1995 o Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia implantaram a Rede Internet Global e integrada para todo o tipo de utilização, com baixo custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (217.5 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com