ATPS Lógica Matemática
Pesquisas Acadêmicas: ATPS Lógica Matemática. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rteixeira • 5/4/2014 • 2.920 Palavras (12 Páginas) • 478 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Ciência da Computação
3ª. Série
Lógica Matemática
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:
Favorecer a aprendizagem.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.
Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.
A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.
AUTORIA:
Gesiane de Salles Cardin Denzin
Faculdade Anhanguera de Limeira
Ciência da Computação – 3ª Série – Lógica Matemática
Gesiane de Salles Cardin Denzin
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.
Conhecimento mais adensado dos aspectos teóricos, científicos e tecnológicos relacionados à computação;
Capacidade de raciocinar logicamente;
Desenvolver a autonomia intelectual;
Saber conciliar teoria e prática.
Produção Acadêmica
Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas e atividades realizadas.
Participação
Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:
Organizar-se, previamente, em equipes de participantes conforme orientação do professor.
Entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina.
Observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.
Padronização
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:
Em papel branco, formato A4.
Com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm.
Fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta.
Espaçamento de 1,5 entre linhas.
Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas.
Com capa, contendo:
Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina.
Nome e RA de cada participante.
Título da atividade.
Nome do professor da disciplina.
Cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.
1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
Ciência da Computação – 3ª Série – Lógica Matemática
Gesiane de Salles Cardin Denzin
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DESAFIO
Na clássica obra “Um estudo em Vermelho”, o autor Sir Arthur Conan Doyle utiliza das táticas da Lógica de Dedução, para prender a atenção dos leitores, fazendo com que isto torne essa história mais inteligente e cheia de mistérios.
Logo no início o autor deixa claro alguns trechos em que utiliza a Lógica Dedutiva quando coloca em cena seu personagem Sherlock Holmes, um detetive extremamente hábil, que mostra seu talento para desvendar os mais misteriosos crimes com estudos de diversos assuntos, os quais outros detetives extremamente competentes não seriam capazes de desvendar de uma maneira tão clara e lógica.
A historia é narrada por John Watson, um doutor que serviu um tempo na guerra no Afeganistão e que graças a certos ferimentos voltou para Inglaterra. Levando uma vida irregular, sem muita preocupação e com baixas condições financeiras, Watson reencontra um velho amigo, com quem comenta sobre sua vida e sobre a necessidade que possui de mudar de casa. Este o leva a conhecer Sherlock Holmes, o qual também procurava um lugar mais adequado para morar. Ao conhecer Holmes, a vida de Watson nunca mais foi a mesma.
Esse livro foi recentemente lido por dois proprietários da empresa Playing Game que desenvolve jogos de RPG online. Como haviam acabado de criar um grande jogo que ainda não havia sido divulgado para a equipe e encantados com a forma simples e perfeita com que Holmes usava a lógica dedutiva decidiram criar uma gincana interna para estimular a criatividade, o trabalho em equipe e o raciocínio lógico de seus programadores.
Para tanto, lançaram o desafio: descubra o nome do jogo.
A gincana foi dividida em 6 grandes
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