TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Por:   •  9/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.566 Palavras (19 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 19

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Albélia Oliveira de Araújo¹                                  

Ana Wanderleia Martins dos Santos²

Milene Maciel Siqueira³                                            

Mirian Suzana Ferreira do Carmo 4                      

        

RESUMO

O objetivo deste artigo é mostrar a importância do serviço social nos dias de hoje, definir a filantropia assistencialismo, e identificar qual a sua relação com o serviço social. Daremos ênfase sobre o mercado de trabalho do assistente social, quais as condições de trabalho deste profissinoal no setor privado, setor público e no terceiro setor profissionais atuantes em cada estado e quais áreas estão inseridos e quais as demandas atuais do serviço social.

Palavras chaves: serviço social nos dias de hoje, Filantropia, assistencialismo, mercado de trabalho do assistente social.

        

¹ Discente do curso de Serviço Social – Noturno,   da faculdade Anhanguera  - Polo Educacional de Ananindeua - Cursa o módulo – e-mail: albeliaaraujo@yahoo.com

² Discente do curso de Serviço Social – Noturno,   da faculdade Anhanguera  - Polo Educacional de Ananindeua - Cursa o módulo – e-mail:wanderleia_10 @hotmail.com

³ Discente do curso de Serviço Social – Noturno,   da faculdade Anhanguera  - Polo Educacional de Ananindeua - Cursa o módulo –e-mail: milenisiqueira10 @hotmail.com

4 Discente do curso de Serviço Social – Noturno,   da faculdade Anhanguera  -         Polo Educacional de Ananindeua - Cursa o módulo – e-mail: miriansuzana@yahoo.com

1 A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE. 

A história mostra que o Serviço Social, como profissão, institucionaliza-se, no Brasil, respondendo aos interesses burgueses da sociedade capitalista. Porém, nos últimos trinta anos, grande parcela dos profissionais vem buscando novas bases de legitimação e uma nova identidade para a profissão, comprometidos com as classes subalternas. (GIMENES, 2009, p. 21).

        Como assegura Iamamoto (2000, p.113), o profissional assistente social apresenta-se um dos maiores desafios nos dias atuais:

de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos,apartir de demandas emergentes no cotidiano. O perfil predominante do assistente social historicamente é o de um profissional que implementa políticas sociais e atua na relação direta com a população usuária. Hoje se exige um trabalhador qualificado na esfera da execução, mas também na formulação e gestão de políticas sociais, públicas e empresariais: um profissional propositivo, com a sólida formação ética, desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas capaz de contribuir ao esclarecimento dos direitos sociais e dos meios de exercê-los, dotado de uma ampla bagagem de informação, permanentemente atualizada, para se situar em um mundo globalizado. Iamamoto (2000, p.113)

         .

Dentro desta perspectiva Marilda Iamamoto (2001) afirma que:

“(...) um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo”. (2001:20)

Neste contexto o Serviço Social está no centro de várias mudanças sociais, significa que tem muitos desafios a enfrentar. Desde seu surgimento até nossos dias, a profissão tem se estabelecido, declarando sua colocação na realidade social do Brasil, compreendendo que seu significado social se explica pela busca de operar nas sequelas da questão social.

  Em outros termos, se revela nas desigualdades sociais e econômicas, alvo de atuação profissional, reveladas na pobreza, violência, fome, desemprego, carências materiais e existenciais, dentre outras.

A atuação profissional se faz, primeiramente, por meio das instituições que prestam serviços públicos destinados a atender pessoas e comunidades, que buscam apoio para desenvolverem sua autonomia, participação, exercício de cidadania e acesso.

É de imprescindível importância que o profissional de Serviço Social tenha percepção de seus direitos e deveres indicados no código de ética profissional.

                

2 DEFINIÇÃO DE FILANTROPIA, E IDENTIFICAR QUAL A SUA RELAÇÃO COM O SERVIÇO SOCIAL. 

A constituição da alcunha filantropia como expressão de determinado modo de relação social, teve como cenário a Grécia antiga: berço da democracia ocidental. ABBAGNANO (2000:441) refere-se à compreensão que tinham Aristóteles e os Estoicos desta palavra: Amizade do homem para com outro homem, entendida como vínculo natural, visto que nenhum homem poderia ser alheio a outro homem.

A ajuda ao outro, enquanto prática social nasceu no interior da sociedade civil (SPOSATI, 2006) e foi historicamente referendada pela Igreja Católica que, durante um longo período histórico, alicerçou as condutas morais de seus seguidores na caridade e amor ao próximo, ainda que num contexto europeu dividido por estamentos sociais rígidos, determinantes da ocupação das classes naquelas sociedades.

O atendimento às famílias pobres foi apontado por VIEIRA (1994) no pioneirismo de São Vicente de Paula (1576 – 1660), quando era vigário em Chatillon-les-Dombes, na França do século XVII.

Desde o século XVIII, a filantropia e a assistência social associavam-se intimamente às práticas de caridade no Brasil. Dependiam de iniciativas voluntárias e isoladas de auxílio aos pobres e desvalidos da “sorte”. Estas iniciativas partiam das instituições religiosas que, sob o prisma da herança moral cristã, dispensavam seus cuidados, oferecendo abrigos, roupas e alimentos, em especial às crianças abandonadas, aos velhos e doentes em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (482.6 Kb)   docx (151.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com