TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência E Pesquisa

Ensaios: Ciência E Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  1.911 Palavras (8 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Ciência e Pesquisa

Curso: Gestão de Segurança Pública

Professor: Tade-Ane Amorim

Nome do aluno:

Data: 28/03/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia atentamente os enunciados e responda as questões a seguir:

Questão 1:

A palavra conhecimento tem sua origem no latim Cognitio e pressupõe, necessariamente, a existência de uma relação entre dois pólos: de um lado o sujeito e de outro o objeto.

Esquema 1 – Relação sujeito-objeto

Na relação sujeito-objeto, o sujeito é aquele que possui capacidade cognitiva, isto é, capacidade de conhecer. O objeto é aquilo que se manifesta à consciência do sujeito, que é apreendido e transformado em conceito. Você estudou que o sujeito pode se apropriar do objeto de duas formas.

Analise a figura abaixo, indique o objeto de estudo e as duas formas de apropriá-lo. Explique de forma fundamenta em um texto de no mínimo 10 linhas, exemplificando cada uma das formas. (2,5 pontos)

Foto 1 – superlotação carcerária

Fonte: CAMPANA, Fábio. Paraná implanta sistema que integra informações da população carcerária.2011. Disponível em: <http://www.fabiocampana.com.br/2011/02/parana-implanta-sistema-que-integra-informacoes-da-populacao-carceraria/>. Acesso em: 19 ago. 2013.

Objeto de estudo é a superlotação Carcerária no Brasil

O país passa por grandes dificuldades para controlar o crescimento da população carcerária, existem várias maneiras para evitar e consequentemente diminuir o atual quadro. O Brasil está muito abaixo no que diz respeito às políticas públicas e sociais. Na verdade, essas políticas são fundamentais para reverter o quadro atual da população carcerária.

A criança, o cidadão, tem que ter seus direitos fundamentais garantidos e custeados pelo governo. Podemos citar alguns: ensino, segurança, saúde e lazer. Não basta só escrever a Lei no papel e cumprir da pior forma possível. Este cenário tem que mudar e todos esses direitos deverão ser fiscalizados a risca, garantindo a qualidade e o respeito com a sociedade.

O egresso do sistema prisional deverá ter apoio sistemático do governo, com a finalidade de seguir a vida em família e longe da criminalidade. Todas essas políticas públicas sociais deverão ser realizadas e fiscalizadas de forma rígida. Mas para essa engrenagem funcionar é necessário do apoio de todos (sociedade em geral e os governantes), só desta forma iremos reduzir drasticamente o crescimento da população carcerária.

Questão 2:

A ciência, o senso comum, a filosofia, a religião e a arte são conhecimentos que possuem naturezas distintas.

Com base nas diferenças entre os diversos tipos de conhecimento, preencha os espaços, indicando uma característica própria a cada conhecimento apresentado no quadro.

Mas, atenção: a relação entre as características deverá ser, necessariamente, de contraposição. Sendo assim, indique: uma característica do senso comum em contraponto à da filosofia; outra, em contraponto à da ciência.

Após o preenchimento do quadro, elabore um pequeno texto (até 05 linhas para cada contraposição) esclarecendo tais características e também a relação de oposição entre elas. (2,5 pontos)

SENSO COMUM FILOSOFIA

Apega-se à aparência dos fatos e não à sua essência.

Vai à causa raiz do problema, para encontrar a sua essência e não se apegando à aparência dos fatos.

CIÊNCIA

Não se preocupa com o estudo sistemático da realidade. Fornece uma explicação sistemática da realidade.

O senso comum é o conhecimento que passa de pai para filho através da simples observação. Por exemplo: O senso comum diz que não devemos pisar em água de enchente, pois há uma grande chance de ficaremos doente. A filosofia, após a observação mais profunda, chegou à conclusão que o que causa a doença não é água em si, mas um bacilo que vem da urina do rato.

A filosofia, após a observação mais profunda, chegou à conclusão que o que causa a doença não é água em si, mas um bacilo que vem da urina do rato.

Ao contrário do senso comum, a ciência surge do estudo sistemático da realidade, a partir de um método específico, através de procedimentos tecnicamente planejados e testados. Por exemplo: Einsten, para comprovar que a luz sofre desvios ao se aproximar de corpos massivos ele precisou de condições ideais para tal experimento.

Questão 3:

O conhecimento científico é uma conquista relativamente recente da humanidade. A Revolução Científica do século XVII marca a autonomia da ciência, a partir do momento que ela busca seu próprio método, desligado da reflexão filosófica. Você estudou três grandes concepções históricas da ciência. Em um texto de no mínimo 10 linhas, identifique e explique qual é a concepção histórica preponderante em cada um dos recortes (1 e 2). (2,5 pontos)

Recorte 1

A Ciência Galileana precisou, para emergir, destruir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com