TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Básicas Atividade Final

Por:   •  22/8/2017  •  Seminário  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 5

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

CARLOS MANOEL ALMEIDA

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL, PSICÓLOGO E OUTROS PROFISSIONAIS NA ESCOLA.

LAJEDO DO TABOCAL-BA

JUNHO-2017

CARLOS MANOEL ALMEIDA

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL, PSICÓLOGO E OUTROS PROFISSIONAIS NA ESCOLA.

Trabalho final de conclusão do Curso Competências Básicas no âmbito do Programa Formação Pela Escola.

Tutora: Marcia Ferreira

LAJEDO DO TABOCAL-BA

JUNHO-2017

A importância do Assistente Social, Psicólogo e Outros Profissionais na Escola.

INTRODUÇÃO

A necessidade de auxílio para enfrentar/cuidar de alunos que precisam de atenção especial, a indisciplina e a desigualdade de aprendizado dos estudantes são os principais problemas presentes nas salas de aula das escolas públicas do Brasil. Entender o olhar do professor, suas angústias e os problemas para desenvolver políticas públicas de educação aplicáveis em um momento em que a educação, muitas das vezes, não é prioridade seria de uma importância primordial.

A escola juntamente com o professor é aquele que constrói pontes para seus alunos passar, através do conhecimento. Mas, muitos alunos não conseguem atravessar esta ponte, pois, muitos deles, vêm de famílias desestruturadas, tem pais alcoólatras, são usuários de drogas; outros não têm um dos genitores, foram criados somente pelo pai ou pela mãe ou por algum parente próximo. Alguns foram rejeitados pelos pais. Enfim, são muitas crianças e/ou adolescentes que chegam às escolas do município de Lagedo do Tabocal com problemas sociais graves e a escola e o professor, não consegue absorver todos esses problemas. Tem alunos que já vem com sua personalidade já formada e muitas das vezes, esses alunos não permitem que escola faça parte e contribua para sua formação profissional e pessoal. Por isso, é que vem a necessidade de uma equipe técnica multidisciplinar na escola, como; assistente social, psicólogo e outros.

DESENVOLVIMENTO

Em um município como Lagedo do Tabocal, localizado na Região Sudoeste do Estado da Bahia; com uma população de 8.305 habitantes (IBGE 2010), existem 12 escolas municipais de ensino fundamental e uma escola estadual de ensino médio; tem uma média 1.240 alunos matriculados (IBGE/2015) é notório a necessidade de ter esses profissionais na instituição.

Um estudo realizado pela Fundação Lemann Ernesto Martins Faria fez um levantamento e apontou que 64% dos docentes sentem falta de apoio para dar algum tipo de atenção especial aos estudantes. Faria explica que nesse levantamento foi feita uma análise geral das condições de ensino e que esse indicativo pode estar relacionado às particularidades de cada aluno. “Diariamente, o professor tem que lidar com turmas heterogêneas em que os alunos apresentam problemas de defasagem no ensino, necessidades especiais, abuso de drogas e conflitos familiares. Muitos educadores não encontram suporte para lidar com isso”, explica. As dificuldades com conhecimentos básicos dos alunos é responsável por 12% das reclamações dos profissionais.

Segundo o estudo, a indisciplina dos alunos foi a terceira causa de maior insatisfação dos educadores, com 14% das reclamações. Esse problema poderia ser resolvido com maior participação dos responsáveis dos estudantes. “Os professores precisam utilizar mecanismos que envolvem todos os alunos e os pais no processo do ensino. Assim os responsáveis ajudam fora do ambiente escolar ensinando fundamentos éticos”. O estudo diz que, a escola além de ensinar o conhecimento cognitivo é necessário desenvolver aspectos socio-emocionais. “Os mestres precisam manter os estudantes motivados e engajados. Além disso, é preciso lidar também com os problemas externos vividos pelos alunos como conflitos dentro dos lares. Se formos esperar que o núcleo familiar lide com todos essas dificuldades de indisciplina, não dá resultado”, opina.

Assistente Social é o profissional licenciado em de serviço social que pode atuar nas expressões da questão social, nas políticas sociais públicas, privadas e nas organizações não governamentais (ONGs).

Seja no campo empresarial ou em outras formas de exercício profissional o assistente social, formado pelo curso de Serviço Social, tem como objetivo amparar pessoas que de alguma forma não tem total acesso à cidadania, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde. É uma profissão de cunho assistencial, ou seja, voltada para a promoção do bem-estar físico, psicológico e social. Este profissional pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos e ONGs orientando e acompanhando pessoas e desenvolvendo programas de assistência dirigidos a diversos públicos como crianças em situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com