TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidado Com Idoso

Por:   •  19/5/2021  •  Monografia  •  14.932 Palavras (60 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 60

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


[pic 14]


AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, por ser razão do meu viver e amigo de todas as horas. A ti Senhor, minha adoração e toda minha gratidão.

À minhas filhas Silvia Marques Sousa, Martha Marques de Sousa e Bianca Marques de Sousa, assim como o meus pais, meu irmão, minha irmã e família e Marlon, minha amiga Lucrecia, por acreditarem no meu potencial em meus esforços para que meu sonho se concretizasse. Seu incentivo e apoio foram fundamentais.

Aos meus filhos. Vocês são maior presente de Deus para minha vida, obrigada por me fazer mais feliz a cada dia.

Aos meus familiares. Obrigado por tudo.

E a todos os meus amigos que, por simplesmente fazerem parte da minha, que foram indispensáveis para que eu chegasse.

[pic 15]

MARQUES, Gildenir de Sousa. DIREITO DO IDOSO NA FAMÍLIA. 2015. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Serviço Social – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, São Raimundo Nonato-PI, 2015.

RESUMO

O presente trabalho apresenta a tona uma das maiores realidades existente em nosso país, algo que a sociedade em geral só começou a dar conta há pouco tempo, e muitos filhos ainda não se deram conta de que seus pais estão envelhecendo, e precisa de cuidado e atenção, e muitas vezes se esquecem de que é dever dos filhos se responsabilizar por seus velhos, que tanto lhes ensinou e que agora necessita de mais atenção, e é nessa hora que muitos filhos, esquecem que são filhos, diante de uma sociedade capitalista onde o que se importa é o dinheiro, e enquanto isso a dignidades de seus idosos vão ficando para segundo plano e olhe lá. Depois de dez anos ainda dar pra ver que muitas coisas devem ser mudadas com relação à pessoa idosa, o Estatuto do Idoso foi um grande avanço para despertar ainda mais a curiosidade de muitos pesquisadores a respeito do tema, responsabilidade é essa que deveria ser dos familiares dos idosos e não de casos judiciais como acontece em muitas situações, isso é uma vergonha que num país que se diz está crescendo em pleno século XXI ainda exista pessoas com essa mentalidade esquecendo que e a velhice chega para toda a raça humana que não é mérito de alguns a não ser aqueles que perdem suas vidas ainda jovens. Diante de tudo isso, é que o envelhecimento tornou uma questão mais explorada por pesquisadores, epidemiologista, e estatísticos por meio de investigações cientificas encontrados na literatura nacional e internacional que revelam a projeção notória dessa população de idosos. No panorama mundial, bem como nos países em desenvolvimento, a população idosa aumenta significantemente e o contraponto desta realidade aponta que o suporte para essa nova condição não evolui com a mesma velocidade. Diante disto, a preocupação com este novo perfil populacional vem gerando, nos últimos anos, inúmeras discussões e a realização de diversos estudos com o objetivo de fornecerem dados que subsidiem o desenvolvimento de políticas e programas adequados para essa parcela da população. Isto devido ao fato que a referida população requer cuidados específicos e direcionado às peculiaridades advindas, com esse trabalho que tem como objetivo discutir sobre a situação social do idoso no Brasil, em todos os aspectos: demográficos, epidemiológicos, social e psicossocial e também: aposentadoria, família, relações entre pais e filhos, responsabilidades entre outros.

Palavras-chave: IDOSO, FAMÍLIA, POLÍTICAS, SITUAÇÃO SOCIAL, ENVELHECIMENTO, DIGNIDADE HUMANA.


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

CF 1988

Constituição Federal de 1988

IBGE

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

LOAS

Lei Orgânica da Assistência Social

PEA

População Economicamente Ativa

PNI

Politica Nacional do Idoso

CNI

Conselho nacional idoso

CNDI

Conselho nacional dos direitos do idoso

CNSS

Conselho nacional do serviço social

COBAP

Confederação brasileira de aposentados

CNDI

Conselho nacional dos direitos do idoso

CNSS

Conselho nacional do serviço social


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        13

2        DIREITOS DOS IDOSOS        16

2.1.1        CONCEITO DE VELHICE/IDOSO        16

2.1.2        O SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA DO IDOSO        17

2.1.3        A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL DE 1998        22

2.1.4        A POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO (LEI 8.842 04.01.1994)        23

2.1.5        O ESTATUTO DO IDOSO        26

3        O COMPROMETIMENTO DOS FILHOS PERANTE OS PAIS IDOSOS        28

3.1.1        RESPONSABILIDADE DOS FILHOS COM RELAÇÃO AOS PAIS IDOSOS DECORRENTE DE ABANDONO MATERIAL E AFETIVO        28

...

Baixar como (para membros premium)  txt (94.2 Kb)   pdf (397.8 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 59 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com