TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Organizacional

Exames: Desenvolvimento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  2.605 Palavras (11 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 11

3 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

3.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL- GESTÃO POR COMPETÊNCIA E EMPREGABILIDADE

As organizações vivem num momento de constantes mudanças, a empresa Thecnovisa tem se mostrado importante para o mercado atual, pois, para atender as futuras exigências do ambiente competitivo, ela necessita rever suas formas de gestão de prestação de serviços e desenvolvimento tecnológico. Gerando uma estratégia de gestão que busca não só transferir atividades e serviços, mas definir uma relação de parceria na qual se procura obter mais eficiência e melhores resultados organizacionais que respondam positivamente ás exigências do mercado.

Efetuamos uma entrevista com uma funcionaria, e com os dados que ela nos repassou, podemos definir que a empresa tem como:

MISSÃO: Ajudar a sociedade a se desenvolver em um ambiente empresarial eficiente e competitivo, distribuindo soluções de alta tecnologia e qualidade, visando à satisfação do cliente. Garantir no ambiente interno, elevado nível de motivação, comprometimento, prazer e orgulho de fazer parte da Thecnovisa Informática.

VISÃO: Desenvolver e distribuir soluções de alta tecnologia, colaborando para o crescimento das empresas, tornando-se referência de mercado pela confiabilidade e pioneirismo, bem como pela qualidade de seus produtos e serviços.

VALORES: Pioneirismo e inovação, Ética, Compromisso, Honestidade, Respeito e Valorização do Capital Humano.

A missão da empresa de se tornar mais atraente, tem colocado os seus colaboradores em contato diário com os desafios, permitindo maiores perspectivas profissionais e valorização no ambiente de trabalho.

Com a agressiva evolução que ocorre a cada dia que passa no mercado, a Thecnovisa conseguiu acompanhar essas mudanças graças e visão estratégica e planejamento organizacional.

Em uma economia onde a única certeza é a incerteza, a fonte certa de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento. Quando os mercados transformam-se, as tecnologias proliferam, os competidores multiplicam-se e os produtores se tornam obsoletos quase do dia para a noite, as empresas bem-sucedidas são as que criam consistentemente novos conhecimentos, disseminam-no amplamente pela organização e o incorporam rapidamente em novas tecnologias e produtos. Essas atividades definem a empresa “criadora de conhecimento”, cujo negocio principal é a inovação constante. (NONAKA, 2008).

Identificamos os níveis hierárquicos da empresa que se distribuem desta forma:

• Estratégico: Proprietária

• Tático: Gerentes das filiais, empresa terceirizada para a realização de cursos, treinamentos, palestras e auditoria interna.

• Operacional: professores dos cursos de informática, técnico em informática, secretária, serviços gerais, faxineira.

“Dentro dos atuais contextos organizacionais da administração, os níveis hierárquicos são uma importante forma de definição de escopo administrativo, ou seja, os níveis hierárquicos são os responsáveis pela definição estratégica do administrador dentro da instituição. Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos: estratégico, tático e operacional.

• Estratégico: é o nível mais elevado da hierarquia, compreende presidentes, diretores e demais gestores da alta cúpula e decidem os objetivos globais da empresa. As tendências do mercado, a situação financeira do mesmo e a sua influência na organização, analisam as mudanças de comportamento do consumidor e qual serão as estratégias políticas e financeiras para adaptar-se as adversidades encontradas.

• Tático: nesse nível estão inclusos os chefes de cada sessão e os gerentes. Nessa posição as tarefas a serem desempenhadas são todas da área organizacional (financeiro, recursos humanos, linhas diferenciadas de produtos e etc). Esse nível administrativo é também responsável pela implementação das decisões estratégicas tomadas pelo nível acima.

• Operacional: Nesse nível os administradores devem extrair o máximo das potencialidades do colaborador através das ferramentas administrativas que lhe são concedidas, seu papel é aperfeiçoar a produção de bens e serviços de maneiras satisfatórias em curto prazo, sempre seguindo as diretrizes estabelecidas no nível tático. Dentre os cargos inerentes a essa posição podemos citar os chefes de equipe e supervisores.

É importante reconhecer o papel estratégico de cada um dos níveis administrativos, pois se não houver competências correlacionadas entre os setores, a chance de que as decisões tomadas não sejam repassadas ou cumpridas de maneira eficiente são grandes. “Os níveis hierárquicos da administração são importantes definições para o contexto organizacional da empresa.”

Entre os vários cargos na empresa foi pesquisado um em especifico, o de técnico de informática, onde conseguimos o relato dos seguintes meios para se manter competitivo no mercado de trabalho.

Técnico em informática: Como a informática ainda nesta época somente era acessível para a minoria da população mundial o técnico não tinha problemas em manter-se no mercado; eram poucas as pessoas que tinham o conhecimento, por isso a concorrência era pouca; porém este profissional em específico sempre preocupou-se em se manter atualizado; participando de cursos, palestras, conhecendo novas empresas, conversando com outros profissionais da área.

Está é uma forma sustentável sim de manter sua empregabilidade, já que nesta época a tecnologia da informática só mostrava sinais de crescimento. O que hoje vemos acontecendo com a informática é a revolução que se iniciou anos atrás. Este técnico acreditou que a informática fosse algo para o futuro, teve visão de investir em seu intelectual pessoal, proporcionando a ele competências que o capacitassem para crescer.

3.2 MODELO DE GESTÃO

A implementação da gestão compartilhada é de fundamental importância, vem contribuir de forma estratégica para que as pessoas possam reunir valores às suas atividades, pois enfrentamos uma época em que as pessoas tem se tornado um fator de base para a distinção competitiva das organizações, o qual tem sido o diferencial para as organizações se manter com nível de crescimento positivo tanto para a satisfação pessoal do colaborador, como também para o crescimento da empresa.

Optar pelo método de gestão compartilhada exige dos indivíduos envolvidos a cooperação, a confiança,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com