TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Destilação

Tese: Destilação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/1/2014  •  Tese  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 5

1-Introdução:

A destilação é um dos métodos mais utilizados em laboratório para separar misturas homogêneas. Existem dois tipos: destilação simples e a destilação fracionada. Nesse texto, iremos explicar como ocorre apenas o primeiro tipo.

A destilação simples é usada quando se quer separar uma mistura homogênea do tipo sólido-líquido, por exemplo, sal dissolvido na água. Ela é baseada no fato de que o líquido é volátil, isto é, evapora, e o sólido não é volátil.

A seguir, temos o esquema da aparelhagem que normalmente é utilizada para realizar a destilação simples:

A mistura que se quer separar fica inicialmente no balão de destilação, que é então aquecido, usando-se uma tela de amianto e a chama de um bico de Bunsen. Mas, em casos em que a mistura é inflamável, costuma-se usar uma manta elétrica, como é mostrado no desenho.

Visto que a substância líquida evapora, ela sobe e entra no condensador, que pode ser de vários tipos. Na ilustração foi utilizado o condensador reto, mas também podem ser usados os condensadores de bolas ou de serpentina. Na parte externa desse condensador passa água fria, que vem da mangueira de látex conectada simultaneamente à torneira da pia e à saída de baixo do condensador. A água de resfriamento circula pelo condensador e saí pela mangueira conectada na saída superior.

Assim, ao entrar em contato com o condensador resfriado, o vapor do líquido da mistura se condensa, isto é, volta a ser líquido, e é coletado em algum recipiente (erlenmeyer ou béquer) que fica na saída do condensador.

É importante que os pontos de ebulição das duas substâncias sejam bastante diferentes. Isto porque, com esta diferença de temperatura, não há o risco de os componentes evaporarem juntos e voltarem a condensar novamente juntos. Um dos componentes evapora muito mais cedo do que o outro, separando-se.

2-Objetivo:

Separar por destilação simples, a pressão reduzida e á pressão normal, o sal sulfato de cobre II CuSO4 H2O de uma solução aquosa.

3-Materiais Reagentes e Equipamentos:

3.1- Materiais: 3.2- Equipamentos: 3.3- Reagentes:

Balão de fundo chato Suporte universal Água destilada

Funil de haste longa Manta aquecedora Sulfato de cobre II

Condensador liso (Liebig) Mufas

Becker de 250 mL Garras

Proveta de 100 mL Rolhas

Pérolas de vidro Mangueira de látex

Termômetro

Balão de Erlenmeyer

4- Procedimento:

Para esta atividade tínhamos uma mistura de sulfato de cobre (CuSO4) e água (H2O), uma mistura homogênea de cor azul.

Montou-se toda a aparelhagem conforme a figura; colocou-se 150 mL de solução aquosa de sulfato de cobre II a 5% no balão de fundo chato; usamos para essa operação o funil de haste longa, para evitar que a solução caísse fora do balão de Erlenmeyer.

Colocaram-se três a quatro pérolas de vidro no balão de fundo chato; iniciou-se o aquecimento, usando-se a manta aquecedora, recolhendo a água em um balão de Erlenmeyer.

Destilou-se quase totalmente a mistura, não permitindo secar completamente a solução de sulfato de cobre II do balão fundo chato.

5- Resultado e Discussões:

5.1- Que tipo de misturas pode ser separado por destilação simples?

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com