TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA POLÍTICA APLICADA ESTADO E POLÍTICA SOCIAL

Por:   •  17/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

LEOMAX GOMES DA SILVA                 RU: 1288883

PORTFÓLIO

CICLO I – MODULO B – FASE I

ECONOMIA POLÍTICA APLICADA

ESTADO E POLÍTICA SOCIAL

CAMETÁ-PÁ

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

LEOMAX GOMES DA SILVA                 RU: 1288883

PORTFÓLIO

CICLO I – MODULO B – FASE I

ECONOMIA POLÍTICA APLICADA

ESTADO E POLÍTICA SOCIAL

Relatório do Portfólio do Ciclo I Módulo B, Fase I, apresentado para fins de avaliação nas disciplinas do Curso de Bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário Internacional Uninter.

Tutor Local: Édna Soares Martins

Centro Associado (PAP): Cametá-Pá

CAMETÁ-PÁ

2016

1 INTRODUÇÃO

 

         Este trabalho descreve o conceito Estado, em relação a autores diferentes e com opiniões contrarias, onde uns tem o olhar mais critico e outro enfatiza a parte administrativa como ponto de seu conceito. Pode se dizer que é necessário á existência de o Estado para que seja trabalhada as necessidades da sociedade num todo.

         É necessário que o Estado promova uma estrutura de demandas onde os indivíduos convivam em sociedade de forma comunitária, mas também tenha sua particularidade em relação a sua própria propriedade. O conceito Estado tem vários tipos, mas ao analisar eles podemos notar semelhanças bem como.

        Território: todo Estado se estabelece dentro de um limite territorial definido. Esse território estará demarcado por fronteiras com os outros Estados. População: é o conjunto de pessoas que compõem um Estado e está sob limites de atuação. Dessa maneira não é errado analisar o conceito Estado de forma diferente de outros cidadãos. O Estado tem como dever cuidar de sua população dando a ela a assistência de direito à saúde, educação, atendendo as demandas as quais a sociedade necessita.

 

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITUANDO O ESTADO

        Ao estudar sobre o conceito de “Estado de Direito” entendemos que se fundamenta no principio de soberania popular que impõem a participação da sociedade nos atos públicos, já o “Estado Democrático” compreende aos direitos humanos. Vimos que na organização do Estado têm-se duas formas de opções de convivência social; uma de forma, mas competitiva e outra através da cooperação.

         “É possível que o Estado, que entendemos como o conjunto de instituição que controlam e administram uma nação, tenha surgido como o instrumento por meio o qual os homens exercitariam a força da cooperação entre eles e, assim, conseguiriam enfrentar com melhores resultados as diversidades do meio ambiente” (QUEIROZ, pg. 27, 2013).

 

        Dentro do Estado existem lideranças que tem a responsabilidade pela promoção do bem comum e tem seus poderes legitimados por isso existem os governantes. Aos demais, cabe à participação enquanto governados, porém suas formas de exercer são diferentes bem como: os Estados autoritários, o poder é centralizado e nos Democráticos o poder é compartilhado.

         Porém todos os exercícios dos governantes e ações dos Estados tem a legislação que os regula. Já nos Estados mais modernos tem as Leis vigentes no território e para a população do mesmo. Nos Dias atuais o Estado passa por diversos estudos. Em sua história tendo em vista os fatores de sua estrutura, funções, elementos constitutivos, mecanismos e outras áreas a ser trabalhadas. Podemos dizer que na história do Estado tanto a filosofia quanto a ciência tem uma eleva a importância no estudo da politica e do Estado. Destaca-se ainda que o Estado tenha a função de zelar e promover o bem estar entre a população, e atender as demandas da sociedade a medida como o capitalismo vem evoluindo, dessa maneira observamos o quanto importante é conhecer o sistema capitalista onde a relação e a condição de trabalho das classes operaria é desigual aos donos, pois eram explorados pela força de trabalho.

        Após segunda guerra mundial, os Estados europeus passaram a proteger e promover ainda mais sua população destacando-se o Welfare State ou o Estado de Bem-Estar Social.

         A definição de Welfare State pode ser compreendida como um conjunto de serviços e benefícios sociais de alcance universal promovido pelo Estado com a finalidade de garantir certa “harmonia” entre o avanço das forças de mercado e uma relativa estabilidade social, suprindo a sociedade de benefícios sociais que significam segurança aos indivíduos para manterem um mínimo de base material e níveis de padrão de vida, que possam enfrentar os efeitos deletérios de uma estrutura de produção capitalista desenvolvida e excludente. (GOMES, 2006).

 

        Este modelo teve influencia de John Maynard Keynes a chamada teoria keynesiana adotada na época de 1930 quando o capitalismo sofreu grande crise. Diante da visão do professor “PAUL SINGER” o capitalismo organiza a produção em empresas, que são propriedades privada. Seus detentores comandam a produção, visando maximizar lucros. Desta maneira empregam trabalhadores por tempo de trabalho ou por produção. Já as produções publicam estatal ou privada empregam e oferece bens ou serviços gratuitamente sendo, ensino, segurança e saúde pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com