TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Fisiologia Impulso Nervoso

Dissertações: Estudo Dirigido Fisiologia Impulso Nervoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

UNIDADE LAGO

EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

MATÉRIA: FISIOLOGIA

ALUNOS

ATPS – 1ª ETAPA

PROFESSORA: LÉSLEI

CASCAVEL, 15 DE SETEMBRO DE 2013.

INTRODUÇÃO:

A unidade funcional e anatômica básica de um nervo é neurônio ou célula nervosa, que é composto por um corpo celular ou soma; várias fibras nervosas curtas, denominadas dendritos; e uma fibra nervosa mais longa, denominada axônio. Os dendritos transmitem impulsos nervosos na direção do corpo celular, enquanto o axônio os transmite a partir do corpo celular.

Um impulso nervoso ou potencial de ação é um distúrbio elétrico no ponto de estimulação de um nervo que se auto-propaga por todo o comprimento do axônio.

Os impulsos nervosos são revezados de nervo para nervo e de nervo para músculo por substâncias transmissoras químicas liberadas nas terminações do nervo.

A informação enviada da periferia para o Sistema Nervoso Central pelos nervos aferentes (sensoriais) relacionam-se com vários tipos de sensações: calor, luz, tato, cheiro, etc. Um exemplo dessas situações seria a retirada reflexa rápida de seu dedo de uma tacha afiada. Para que aja esta resposta reflexa rápida, são necessários nervos motores (eferentes), que originam-se no SNC e terminam em órgãos efetores, como os músculos esqueléticos. Quando estimulados, os nervos motores acarretam a contração dos músculos por eles inervados.

O que ocorre quando seu dedo toca uma tacha cortante, os receptores para a dor que existem no dedo recebem o estímulo, que a seguir é transmitido através da fibra nervosa aferente (sensorial) para a medula espinhal. O estímulo passa ao longo de um inter neurônio e alcança o corpo celular de um neurônio motor, que a seguir transmite os impulsos para os músculos apropriados, com a mão sendo retirada rapidamente.

IMPULSO NERVOSO:

A informação transmitida e retransmitida pelos nervos sensitivos e motores é na forma de energia elétrica denominada impulso nervoso. A verdadeira forma pela qual um impulso nervoso gerado e propagado em resposta a um estímulo pode ser assim resumida: quando uma fibra nervosa está em repouso os íons de sódio (Na+) estão concentrados mais fora da membrana nervosa, o que torna o interior do nervo eletricamente negativo em relação ao exterior, caracterizando o potencial de membrana em repouso. Quando se aplica um estímulo suficiente ao nervo, a

membrana da célula nervosa sofre despolarização e torna-se altamente permeável aos íons de Sódio (Na+), que passam a penetrar no interior do nervo. Como resultado a parte externa do nervo torna-se negativa e a interna, positiva. Em outras palavras, um estímulo adequado produz a inversão da polaridade do nervo. Essa inversão na polaridade é denominada potencial da ação.

Em resumo o Potencial de ação é uma mudança que ocorre no potencial de membrana, quando os canais iônicos se abrem aumentando a permeabilidade primeiramente ao sódio e depois ao potássio. O influxo de sódio despolariza a célula, esta despolarização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com