TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas do Assistente Social

Por:   •  25/5/2016  •  Resenha  •  2.979 Palavras (12 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP

SERVIÇO SOCIAL

Janaylson Anderson Nunes de Araujo

Caruaru-PE

Maio-2016

Janaylson Anderson Nunes de Araujo

Resenha Crítica dos Elementos de Estudo do Perfil Profissional

Trabalho apresentado à disciplina Serviço Social e a Questão Social, do curso de graduação de Serviço Social 3º período, como requisito parcial para obtenção de nota, ao professor Fábio Portela.

Caruaru-PE

Maio-2016

SUMÁRIO

  • INTRODUÇÃO.................................................................................................04
  • Perfil Profissional.............................................................................................05
  • Relação de Trabalho.......................................................................................06
  • Legislação Profissional....................................................................................07
  • Participação Política........................................................................................08
  • Conclusão......................................................................................................09
  • Referências Bibliográficas.............................................................................. 10

                                                                                                                                    04

INTRODUÇÃO

O TRABALHO APRESENTADO é o resultado da pesquisa sobre O Perfil da(o) assistente social no Brasil, desencadeada pelo Conselho Federal de Serviço Social - CFESS, a partir de uma necessidade apontada pelo Conjunto CFESS/CRESS, considerando-se a lacuna existente de estudos sobre a identidade da profissão. Sua concretização representa um importante passo na investigação de algumas variáveis que venham a fornecer subsídios, seja no âmbito da formação profissional, seja em termos do desenvolvimento de ações e estratégias a serem desencadeadas pelo Conjunto, referentes às suas funções legais e políticas frente à fiscalização do exercício profissional do Serviço Social.

                                                                                                                                    05

PERFIL PROFISSIONAL

     Segundo a pesquisa do Conselho Federal de Serviço Social - CEFESS, o perfil dos assistentes sociais, (sexo, idade, religião, pertença a étnico-racial, orientação sexual, situação conjugal e números de filhos.

     A pesquisa mostra um percentual de atuação feminina maior que a masculina;

     Para entendermos o porque dessa enorme diferença entre os gêneros, vamos voltar a década de 30, de quando surgiu o Serviço Social.

     Foi por meio do assistencialismo que as senhoras burguesas passaram a praticar ações voluntarias, da caridade e da solidariedade, essas ações assistenciais da época, eram realizadas juntamente a Igreja Católica e favoreciam os mais necessitados. Assim, a assistência social foi se constituindo como espaço de atuação feminina. Mas isso não implica a profissionalização masculina e nem a atuação, pois com avanço e evolução de nossa sociedade e dando espaço  a modernização e a inúmeras inversões de papeis nas profissões.

     Os dados mostram que na categoria das(os) assistentes sociais prevalecem as idades entre 35 a 44 anos (38%) e 25 a 34 anos (30%), ainda que seja significativo o percentual das(os) que têm entre 45 a 59 anos (25%). Na distribuição regional, no Centro-oeste, a categoria tem uma idade mais elevada, pois o percentual das(os) profissionais na faixa de 35 a 44 sobe para 45% e os com 45 a 59 está em segundo lugar, com 23%. Também na região Norte este intervalo ocupa o segundo lugar (23%).

     A maioria das(os) profissionais se identificou como branca (72,14%); em seguida aparecem as(os) pretas(os)/negras(os) (20,32). Contudo, apareceram mais 10 variáveis de autodeclaração étnico-racial . Os índices da pertença ao grupo das(os) pretas(os)/negras(os) foram maiores no Norte (37,50%) e no Nordeste (32,88%), o que fez diminuir os índices da pertença branca (46,88% e 50,68%, respectivamente).

                                                                                                                                    06

RELAÇÃO DE TRABALHO

     A inserção do assistente social no mercado de trabalho é um elemento necessário para sua reprodução enquanto profissional inserido na divisão sócio-técnica do trabalho, contribuindo dessa forma no processo de produção e reprodução das relações sociais presentes na sociedade capitalista.

     O Serviço Social, neste processo de contradição, atende tanto aos interesses do capital, através da criação de condições favoráveis para a reprodução da força de trabalho; como ao mesmo tempo e pela mesma atividade atende aos interesses do trabalho, dando respostas às necessidades de reprodução da classe trabalhadora.                    A condição de trabalhador assalariado traz ao profissional um grande desafio: articular o compromisso ético-político da profissão no bojo das condições objetivas de trabalho que são ofertadas pela instituição empregadora.

     As atividades desenvolvidas pelos assistentes sociais estão condicionadas às demandas institucionais, e as condições de trabalho advindas da instituição muitas vezes determinam a forma de intervenção profissional, tendo em vista que seu trabalho não se desenvolve de forma autônoma, porque o profissional não dispõe de todos os meios e instrumentos necessários para realização do mesmo, e o desenvolvimento de suas atividades perpassa as relações de poder presentes nos diversos espaços sócio ocupacionais da profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com