TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIDRO

Dissertações: HIDRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  1.869 Visualizações

Página 1 de 5

01 – Calcule a diferença hidrostática entre a pressão arterial no cérebro e no pé de uma pessoa com 1,83 m de altura. A massa específica do sangue é 1,06x103 kg/m³.

02 – Alguns membros da tripulação tentam escapar de um submarino avariado a 100 m abaixo da superfície. Que força deve ser aplicada a uma escotilha de emergência, de 1,2 m por 0,6 m, para abri-la para fora nessa profundidade? Suponha que a massa específica da água do oceano é 1024 kg/m³ e que a pressão do ar no interior do submarino é 1,00 atm.

03 – Embolia gasosa em viagens de avião. Os mergulhadores são aconselhados a não viajar de avião nas primeiras 24 horas após um mergulho, porque o ar pressurizado usado durante o mergulho pode introduzir nitrogênio na corrente sanguínea. Uma redução súbita da pressão do ar (como a que acontece quando um avião decola) pode fazer com que o nitrogênio forme bolhas no sangue, que podem produzir embolias dolorosas ou mesmo fatias. Qual é a variação de pressão experimentada por um soldado da divisão de operações especiais que mergulha a 20 metros de profundidade em um dia e salta de pára-quedas de uma altitude 7,6 km no dia seguinte? Suponha que a massa específica média do ar nessa faixa de altitudes seja 0,87 kg/m³.

04 – Perda de consciência dos pilotos de caça. Quando um piloto faz uma curva muito fechada em um avião de caça moderno a pressão do sangue na altura do cérebro diminui, e o sangue deixa de abastecer o cérebro. Se o coração mantém a pressão manométrica (hidrostática) da aorta em 120 torr quando o piloto sofre uma aceleração centrípeta horizontal de 4g, qual é a pressão sanguínea no cérebro (em torr), situado a 30 cm de distância do coração no sentido do centro da curva? A falta de sangue no cérebro pode fazer com que o piloto passe a enxergar em preto e branco e o campo visual se estreite, um fenômeno conhecido como “visão de túnel”. Caso persista, o pilote pode sofrer a chamada g-LOC ( g-induced loss of consciousness, perda de consciência induzida por g). A massa específica do sangue é de 1,06x103 kg/m³.

05 - Na análise de certos fenômenos geológicos é muitas vezes apropriado supor que a pressão em um dado nível de compensação horizontal, muito abaixo da superfície, é a mesma em uma vasta região e é igual à pressão produzida pelo peso das rochas que se encontram acima desse nível. Assim, a pressão no nível de compensação é dada pela mesma fórmula usada para calcular a pressão de um fluido. Esse modelo exige, por exemplo, que as montanhas tenham raízes de rochas continentais que penetram no manto mais denso (conforme figura). Considere uma montanha de altura H = 6,0 km em um continente de espessura T = 32 km. As rochas continentais têm uma massa específica 2,9 g/cm³ e o manto que fica abaixo destas rochas têm uma massa específica de 3,3 g/cm³. Calcule a profundidade D da raiz. (sugestão: iguale as pressões nos pontos a e b; a profundidade y do nível de compensação se cancela).

06 – Um êmbolo com uma seção reta a é usado em uma prensa hidráulica para exercer uma pequena força de módulo f sobre um líquido que está em contato, através de um tubo de ligação, com um êmbolo maior de seção reta A (figura abaixo). (a) qual é o módulo F da força que deve ser aplicada ao êmbolo maior para que o sistema fique em equilíbrio? (b) Se os diâmetros dos êmbolos são 3,8 cm e 53 cm, qual é o módulo da força que deve ser aplicada ao êmbolo menor para equilibrar uma força de 20 kN aplicada ao êmbolo menor?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com