TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indices De Liquidez, Estruturaa De Capital E Rentabilidade

Casos: Indices De Liquidez, Estruturaa De Capital E Rentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Indicadores econômicos financeiros servem para indicar e demonstrar a potencialidade das empresas. São eles que dizem qual a liquidez da empresa de dispor de recursos para saldar suas dívidas, qual o endividamento da empresa com terceiros, qual o retorno sobre os investimentos dos acionistas, ou seja, a lucratividade da empresa, entre muitas singularidades ativas de análise. Tais indicadores servirão como base para tomada de decisão pelos seus usuários. Segundo Garrison e Norren (apud MOROZINI, OLINQUEVITC e HEIN, p. 88) “ Os índices não devem ser considerados um fim, mas sim um ponto de partida”.

É importante destacar que não é calculado um grande número de índices que se pode chegar melhor a uma conclusão, mas sim um conjunto de índices que permita conhecer a situação da empresa segundo o grau de profundidade desejada da análise (MATARAZZO, 2008, p. 148). Têm-se os Índices de Liquidez, os Índices de Estrutura de Capital e os Índices de Rentabilidade, abaixo conceituados mais detalhadamente.

Índices de Liquidez

São utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, isto é, estabelecem a capacidade da empresa de saldar seus compromissos. Sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices deve ser motivos de estudos para os gestores.

Para o cálculo deste índice as informações devem ser retiradas unicamente do Balanço Patrimonial, demonstração contábil que evidência a posição patrimonial da entidade, devendo ser atualizadas constantemente para uma correta análise. Estuda-se 04 índices de liquidez:

- Liquidez Corrente: É calculada a partir da razão entre os direitos a curto prazo da entidade ( Caixas, bancos, estoques e clientes) e as dívidas a curto prazo (Empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores). No Balanço estas informações são evidenciadas respectivamente como Ativo e Passivo Circulante.

- Liquidez Seca: Representa a liquidez da empresa se ela sofresse uma total paralisação de suas vendas ou se o seu estoque se tornasse obsoleto por algum motivo.

O resultado deste índice será invariavelmente menor ao de liquidez corrente, sendo cauteloso com relação ao estoque para a liquidação de obrigações.

- Liquidez Geral: Mostra a capacidade de pagamento da empresa a longo prazo, considerando tudo o que ela converterá em dinheiro a curto e longo prazo, relacionando-se com tudo o que já assumiu como dívida, a curto e longo prazo.

- Liquidez Imediata: Considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez imediata para quitação de suas obrigações. Excluindo-se além dos estoques as contas e valores a receber. Um índice de grande importância para análise da situação a curto prazo da empresa.

Índice Estrutura de Capitais

Este índice possibilita a empresa conhecer a composição de todo o seu endividamento, se a participação maior é com a dívida de curto ou de longo prazo. Considerando- se que as dívidas de curto prazo geralmente vencem no prazo de até doze meses, enquanto as dívidas de longo prazo vencem em prazo superior a doze meses.

Ele mostra algumas relações entre o Capital de Terceiros e o Capital Próprio, ou o Capital de Terceiros a curto prazo em relação ao Capital Próprio de Terceiros a longo prazo.

Para Matarazzo (2010), esse grupo de índices

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com