TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Modelo Hipotético Dedutivo?

Trabalho Escolar: O Que é Modelo Hipotético Dedutivo?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Ciência?

O modelo hipotético dedutivo

A etimologia da palavra ciência está relacionada com o vocábulo latino “scientia”, que exprime a ideia de conhecimento, de aquisição do conhecimento. De maneira geral, a ciência é uma atividade cujos objetivos giram em torno da discrição, do controle, da predição e da explicação dos aspectos naturais e sociais formadores da natureza (Ferrão 2008). Várias são as definições encontradas na literatura para o que vem a ser ciência, que vão desde conceitos comuns e simples, porém incompletos, como “acúmulo de conhecimentos específicos”, ou “estudo de problemas solúveis, mediante método científico”, até definições mais complexas, como a expressa por Ruiz (2006), que conceitua ciência como “um acervo de conhecimentos científicos que se renova com a pesquisa para cada vez mais resolver problemas, desenvolver procedimentos, equipamentos, produtos e responder a questões”.

A maioria das definições de ciência, além do entendimento sobre o termo, trazem a ideia de que ciência é algo a ser feito, a ser aplicado, a ideia de “fazer ciência”. Para tanto, é necessário que existam observações, hipóteses, pesquisas científicas, que vão desde a investigação, reflexão, comprovação até a reprodução ou descoberta de um evento ou fenômeno, o que demanda atenção, metodologia, compromisso e tempo.

Para a realização de um trabalho de investigação científica, é necessário que o pesquisador empregue um conjunto de processos, regras ou operações mentais que será a base de todo seu raciocínio lógico-investigativo, conjunto metodológico este que é chamado de método científico. Os métodos científicos empregados em investigação científica são os métodos detutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico.

O Método hipotético-dedutivo foi formulado por Popper consiste na construção de conjecturas (hipóteses) que devem ser submetidas a testes, os mais diversos possíveis, à crítica intersubjetiva, ao controle mútuo pela discussão crítica, à publicidade (sujeitando o assunto a novas críticas) e ao confronto com os fatos, para verificar quais são as hipóteses que persistem como válidas resistindo as tentativas de falseamento, sem o que seriam refutadas. Falsear significa tornar falsas as conseqüências deduzidas das hipóteses. Enquanto no método dedutivo procura-se a todo custo confirmar a hipótese, no método hipótetico-dedutivo, ao contrário, procuram-se evidências empíricas para derrubá-la. O método hipotético dedutivo afirma que todas as explicações verdadeiramente científicas tem uma estrutura lógica em comum, uma vez que as hipóteses envolvem pelo menos uma lei universal, que juntamente com as condições relevantes iniciais, que serão o enunciado do evento em questão, vão constituir as premissas do trabalho. A hipótese deve ser compatível com os dados a serem trabalhados e susceptíveis de verificação. Ainda segundo o modelo proposto por Popper, uma teoria científica deve implicar a possibilidade de sua contradição, uma vez que quando a teoria não possibilita sua contradição, a mesma não é científica, e sim dogmática. Surge então o conceito de pseudociência, uma vez que as confirmações devem ser classificadas como científicas apenas se forem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com