TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação de decisões

Relatório de pesquisa: Preparação de decisões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Pitágoras

Prática 01: Preparo de Soluções

Disciplina: Princípios Físicos e Químicos Aplicados à Farmácia

Componentes: Jéssica Cristina

Keyty Cristina

Mário Augusto da Costa Cândido

Introdução

Vários métodos de análise química passa pelo preparo de soluções. Por isso é fundamental saber sobre as diversas maneiras de expressar a concentração das soluções, saber também utilizar corretamente uma balança analítica e as vidrarias usadas no preparo de uma solução, com cálculos precisos para um preparo eficaz.

Materiais e Métodos

1. Balança

2. Béquer

3. Bastão de vidro

4. Garrafa

5. Balão volumétrico de 50 ml

6. Espátula de porcelana

7. Hidróxido de Sódio (NaOH).

8. Ácido Sulfúrico H₂SO₄

9. Água destilada

Procedimento

Ao entrarmos no laboratório fizemos os cálculos dos solutos e solução. Só então demos início à prática.

Preparo de Soluções

Solução 1: Primeiramente calculou-se a massa de NaOH que deve ser pesada em um béquer de 50 ml. OBS.1: a balança é um aparelho delicado que deve ser manuseado com cuidado. Após a pesagem, acrescentou-se ao béquer uma quantidade de água destilada, para dissolver o soluto. OBS. 2: A dissolução do NaOH é exotérmica. Depois transferiu-se esta solução para um balão volumétrico de 25 ml. Lavou-se o béquer, com água destilada e transferiu-se as águas de lavagem também para o balão. Completou-se o volume do balão, enchendo-o com água destilada até o menisco. Sendo assim arrolhou-se e agitou-se o balão para uma total homogeneização. E por fim guardou-se a solução em um frasco rotulado (NaOH 2,0 mol ∕ml).

Solução 2: Como primeiro passo calculou-se o volume de H₂SO₄ - 98% que deveu-se ser pipetado. Depois adicionou-se o referido volume de ácido, em um balão de 25 ml, contendo aproximadamente 20 ml de água destilada. Após isso completou-se o volume do balão com água destilada até o menisco. Sendo assim arrolhou-se e agitou-se o balão para uma homogeneização total. E por fim guardou-se e rotulou-se a solução em um frasco (H₂SO₄ 5,0 mol ∕ l).

Resultados e Discussão

Solução 1: Após ter sido calculado a massa necessária de NaOH (como mostra a conta abaixo), foram pesados 4 g de NaOH na balança dentro de um vidro de relógio, ela foi transferida para um béquer e adicionado por volta de 25 mL de solvente sendo misturado continuamente com o bastão de vidro, após isto a solução foi transferida para um balão volumétrico e foi adicionado o restante de água até completar 50 mL de solução.

Sólido:

NaOH: 40 g ∕ mol

2,0 mol ∕ L

50 ml ÷ 1000 L = 0,05 L

M=m1/(MM1.V)

2=m1/40.0,05

m1 = 4 g

Solução 2: no caso de quando formos trabalhar com uma determinada substancia em meio aquoso como é o caso do H₂SO₄ iremos tirar todos as informações necessárias do rótulo como a densidade e a sua variação de massa molar por exemplo.

Líquido:

H₂SO₄ = 98 g ∕ mol

Rótulo {95 g ∕ mol ─── 98 g ∕ mol, Pega-se a metade da variação que no caso é 96,5 g ∕ mol e divide por 100 e usa-se a densidade igual a 1,8 g ∕ mL}

Objetivo

50 mL de solução

5,0 mol ∕ L

C = 100. 0,965 . 1,8

C = 1737 g ∕ L

M=C/MM

M=1737/98

M = 17,7 mol ∕ L

Mi . Vi = Mf . Vf

17,7 . Vi = 5 . 50

Vi = 250/17,7

Vi = 14 mL

Conclusão

A preparação de solução, consiste em práticas básicas que serão utilizadas ao longo do processo de análises laboratoriais. É importante também saber calcular precisamente, bem como a utilização correta das vidrarias e equipamentos manuseados de tal forma a obter os devidos resultados com segurança.

Referências

Russel, J.B. Química Geral. Trad. De G. Vicentini et ali. São Paulo, Mc Graw-Hill, 1982.

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »