TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Chama

Dissertações: Teste De Chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução O Teste de Chama é um importante método, pois nos permite identificar que quando uma substancia é aquecida esta recebendo uma grande quantidade de energia, sendo assim os elétrons dessa substancia ficam excitados e tendem a “saltar” para uma camada mais externa, essa mudança de orbital atômico pode ser observada através da cor da chama, quando os elétrons estão nesta situação descrita, liberam energia em forma de luz, o que pode ser perfeitamente observado no teste de chama. Como a cor da luz emitida depende da diferença de energia entre os níveis envolvidos na transição e como essa diferença varia de elemento para elemento, a luz apresentará cor característica para cada elemento químico.

Procedimentos Experimentais

Estudo das regiões da chama

Pegou-se um pedaço de fio de alumínio com uma pinça, o qual foi mantido durante 30 segundos em diversas regiões de uma chama produzida por bico de gás.

Observou-se que a chama ficou laranja quando o alumínio foi exposto aos diferentes pontos da chama. E que na base, no topo e acima do topo da chama o alumínio demora mais para fundir do que na metade do cone interno. O fio de alumínio utilizado, não chegou ao estado liquido, sendo que apenas dobrou-se ao meio.

Posteriormente pegou-se um fio de cobre, o qual também foi submetido aos diferentes pontos da chama produzida pelo bico de gás. Os resultados foram diferentes.

Observou-se: Ao colocar o fio de cobre na base da chama, obteve-se a cor roxa; Ao colocar o fio na metade do cone interno e no topo do cone interno, obteve-se a cor verde; Ao colocar o fio no topo da chama obteve-se a cor laranja;

O fio de cobre, quando colocado na metade do cone interno da chama chegou ao estado líquido, mas continuou sólido ao ser submetido a base e ao topo da chama.

O mesmo experimento foi feito com um fio de ferro e predominou em toda a chama (base da chama, metade do cone interno, topo do cone interno e topo da chama) a cor laranja.

Observou-se que ao colocar o fio de ferro no topo e na base da chama, demorou mais pra fundir que na metade do cone interno dela.

Resultados e Discussões:

A quantidade de vezes que se emergia o fio de ferro em HCl para a limpeza, era proporcional a quantidade de elemento que se prendia no mesmo. Sendo que encontrou-se maior dificuldade e retirar os resíduos de NaCl, LiCl, CuSO4 e SrCl2.

Foram necessárias trocas do HCl no tubo de ensaio, pois os elementos o contaminaram e ao fazer o teste das chamas algumas vezes encontravam-se misturas de cores. A tabela a seguir mostra os resultados com a queima de determinadas substancias.

Composto

Cor Observada

BaCl2

Amarelo

SrCl2

Vermelho

CaCl2

Laranja Avermelhado

CaCO3

Vermelho

LiCl

Magenta

KCl

Rosa pastel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com