Tecnologia / Adequação Nr10

Adequação Nr10

Artigo: Adequação Nr10
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Bruna  06 dezembro 2011
Tags: 
Palavras: 6611   |   Páginas: 27
Visualizações: 111

...

ico.

Propor medidas para que a empresa avalie a forma que julgar melhor para se adequar a NR-10.

5. JUSTIFICATIVA

O tema proposto trata principalmente de segurança, pois envolve toda uma empresa, desde as pessoas do chão de fábrica aos seus manutentores. A norma traz um padrão de procedimentos que devem ser seguidos, desde equipamentos de proteção individual assim como os coletivos e medidas de prevenção contra acidente com eletricidade.

6. METÓDO DE PESQUISA

A metodologia de pesquisa utilizada será a exploratória e a explicativa, pois ambas se complementam. Onde a primeira fase se da com a visita em campo, onde será observado todo o processo produtivo, a forma de trabalho, serão tirados fotos. A partir do momento que todas as informações estiverem relacionadas serão expostas as divergências da empresa com a NR-10.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 INDUSTRIA MADEREIRA NO BRASIL

A indústria madeireira é de extrema importância para a Amazônia, por que ela é uma grade fonte geradora de emprego e de renda para o estado. Em 2006 o Brasil ocupava a 11° posição no mercado florestal, tendo exportado US$ 5,7 bilhões. A matéria prima é utilizada para fabricação de papel, é a polpa celulósica, compensados e madeiras serradas.

2.1.1 Madeireira Rickli

A madeireira Rickli foi fundada em 1969 pelos irmãos Rickli na cidade de Tibagi – Paraná. Em 1980 com a saída do irmão mais velho, Osmar Rickli transfere a sede para Carambeí também localizada na cidade do Paraná.

A cidade fica localizada em um entroncamento rodo-ferroviário, que facilita a logística da empresa. Na década de 80 a empresa contava com uma produção de 500 metros cúbicos, já em 1998 com a construção da nova planta atingiu a escala de 4000 metros cúbicos mensais de madeira serrada.

Para um melhor aproveitamento de sua matéria-prima (madeira) e do resíduo gerado na serraria, a Rickli investiu numa moderna fábrica de beneficiamento e numa usina termelétrica.

A indústria é

dividida em setor de estocagem, empacotamento, estufas, painéis poço artesiano, serraria, fábrica de portas, cabines de alta tensão, setor de afiação, almoxarifado, manutenção, viveiro florestal, termo elétrica, caldeira e recursos humanos.

Como toda fábrica há diversos equipamentos e sendo assim devem ser alimentados, ou seja, energizados. Há vários motores, equipamentos com comandos elétricos e painéis.

2.2 NORMA REGULAMENTADORA 10

Em relação à literatura encontrada a respeito do assunto podemos citar a Norma Regulamentadora 10 que fala sobre Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidades que é à base do trabalho e Norma Brasileira para Instalações Elétricas.

2.1.1 Objetivo do Campo de Aplicação

A Norma Regulamentadora 10 tem como objetivo garantir a segurança das pessoas envolvidas direta ou indiretamente com energia elétrica.

Ela atinge a geração até o destino final, também inclui as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manuten ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias