Tecnologia / Cimentação De Poços De Petróleo e Gás

Cimentação De Poços De Petróleo e Gás

Monografias: Cimentação De Poços De Petróleo e Gás
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Paulo  26 novembro 2011
Tags: 
Palavras: 2238   |   Páginas: 9
Visualizações: 798

...

parte da segurança da operação. Nos últimos anos, as falhas de cimentação foram fatores contribuintes por boa parte dos blowouts ocorridos em poços de petróleo.

Para mostrar a importância do estudo de um poço a ser cimentado, Hunter (2009) publicou a necessidade de uma analise detalhada do poço, focando as diferenças em cada pasta, devido às condições da cimentação, afirmando que não há uma perfeita formulação da pasta, pois ela irá depender das necessidades do poço em questão.

Para uma melhor qualidade da pasta de cimentação costumam-se utilizar aditivos, tais como, estendedores, aceleradores ou retardadores de pega, despersantes e adensantes. Estes aditivos adéquam a pasta às necessidades especificas de cada poço, que podem variar desde alta temperatura, alta pressão, grandes profundidades e formações salinas, que requerem um maior cuidado na elaboração dos aditivos.

O processo de cimentação pode ser dividido em duas etapas, Cimentação primária, que é a principal etapa de cimentação e é realizada após a descida de cada coluna de revestimento no poço. E cimentação secundária, que tem como objetivo corrigir a cimentação primária de modo a tamponar todas as zonas permeáveis, por meio de operações de recimentação, tampões de cimento e squeeze.

Depois de efetuados todos os processos de cimentação, os trabalhos realizados são submetidos á diversos testes, que tem como intuito principal a avaliação do processo executado. Para a obtenção desses resultados são utilizados métodos de perfilagem sônica, que verifica a aderência do cimento tanto no revestimento como na formação que são os perfis CBL e VDL, dentre outras técnicas. O estudo da cimentação realizada no poço é de vital importância para o prosseguimento da operação de forma segura e confiante.

2 JUSTIFICATIVA

Com a crescente exploração de petróleo e gás em ambientes onshore e offshore, fica evidente que estas operaç

ões envolvem grandes riscos para o meio ambiente e para o trabalhador. De fato, hoje a cimentação é um dos principais processos em relação à segurança do poço, pois é onde se inicia todo trabalho que será realizado no poço. Segurança, independente do local de trabalho, é fundamental, não só para o trabalhador, mas também para toda realização do processo de perfuração e exploração de um poço.

O tema em questão tem despertado grande interesse e sendo muito estudado, devido a fatos ocorridos nesses últimos anos. As falhas de cimentação têm causado grandes impactos ambientais, então é de extrema importância que este processo seja realizado com o maior grau de perfeição possível, para que seja evitados danos ao meio ambiente e a vida dos trabalhadores.

Os estudos baseiam-se em técnicas de como realizar a etapa de cimentação, para que sejam evitadas falhas, preocupando-se também com o meio ambiente, e tornando-o um processo estável para a vida útil do poç ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias