Tecnologia / Energia Eólica

Energia Eólica

Artigos Científicos: Energia Eólica
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Wellyngton85  05 novembro 2013
Tags: 
Palavras: 418   |   Páginas: 2
Visualizações: 99

A ENERGIA EÓLICA, UMA FONTE SUSTENTÁVEL

A energia eólica consiste na transformação de energia mecânica, gerada através da rotação de um eixo através da força dos ventos, gerando energia elétrica. Esse tipo de geração é uma fonte de energia limpa, renovável e muito abundante no Brasil, que devido ao seu clima tropical é considerado um bom campo para a instalação desses geradores.

O Brasil é considerado um país promissor em termos de produção de energia eólica, porém esse tipo de geração de energia é pouco explorado no país, diferentemente de outros países como a China, Estados Unidos, entre outros que conseguem aproveitar melhor esse tipo de fonte de energia.

A preocupação com o meio ambiente é um dos principais atrativos da energia eólica, isso porque não há emissão direta de gás carbônico na atmosfera, amenizando o problema do aquecimento global. A preocupação com o aquecimento global tem deixado bem clara a necessidade de obter fontes limpas de energia, substituindo os combustíveis poluentes. Segundo pesquisa, o Brasil tem umas das melhores jazidas do mundo, localizadas no nordeste do país, que proporciona ventos com boa velocidade, baixa turbulência e uniformidade. É bom levar em consideração que os ventos são mais fortes em períodos de seca, e é justamente quando a produção das usinas hidrelétricas tende a cair, esse é um ponto muito positivo também.

A falta de incentivo para esse tipo de tecnologia, ainda é um grande problema no Brasil, em contrapartida há muito entusiasmo quando se trata do petróleo e do pré-sal, considerados poluentes.

Estima-se que 1% da energia gerada no mundo provém da energia eólica, uma quantidade muito pequena diante do potencial de exploração que é muito grande.

A energia eólica é considerada uma opção complementar à energia hidrelétrica que é predominante no país, pois a geração da energia através dos ventos acarreta alguns impactos negativos, como por exemplo, a interferência magnética, impacto visual, ruído, danos a fauna,

porém esses problemas podem ser minimizados através de um planejamento adequado e um estudo de inovações.

Sendo assim a energia eólica pode trazer muitos benefícios, contribuindo para a diminuição do impacto ambiental. O Brasil tem um grande potencial e uma fonte muito abundante, é preciso aproveitar os recursos disponíveis e lembrar que usar fontes de energia limpa é sempre uma boa alternativa para minimizar os impactos já causados no planeta.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_renov%C3%A1vel_no_Brasil Acessado em 21/11/2012

http://www.suapesquisa.com/energia/energia_eolica_brasil.htm Acessado em 21/11/2012

http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/06-Energia_Eolica(3).pdf Acessado em 21/11/2012

Participação na palestra sobre energia eólica ministradada pelo Engenheiro Tadeu Matheus, funcionário da empresa Wobben WindPower, na Faculdade Pitágoras Votorantim no dia 05/11/2012 às 19:30. ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias


Google+