Tecnologia / Ordem Imprudente

Ordem Imprudente

Trabalho Escolar: Ordem Imprudente
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  lucianaewesler  01 outubro 2013
Tags: 
Palavras: 3696   |   Páginas: 15
Visualizações: 449

Ordem Imprudente

1 RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS

Nesse semestre o foco de nosso estudo está baseado no eixo integrador denominado “Fundamentos Introdutórios”, sendo assim todas as disciplinas possuem esse objetivo. O texto apresenta um caso de acidente envolvendo uma violenta explosão.

1. Com base no texto e na disciplina de Introdução à Tecnologia em Segurança do Trabalho responda as questões abaixo:

a) Quais ações e medidas poderiam ser adotadas para evitar a explosão?

Aplicação do PPRA (Programa de Riscos Ambientais).

Fazer uma inspeção no local com profissional da área onde seria feito a detonação.

Também fazer a avaliação correta dos riscos inerentes aquele procedimento classificando a área conforme o grau deste risco. (Neste caso identificação por ZONA, prescrita em norma).

A empresa deveria tomar várias medidas de segurança com relação a trabalhos com explosivos, isso deve ser realizado de acordo com instruções escritas emitidas pelo empregador (OSS- Ordem de serviço em segurança) sempre que o manual de proteção contra explosões o exigir.

Verificar qual a origem, quantidade e o tipo correto de explosivo a ser usado e consultar a FISPQ (Ficha de Informação e Segurança de Produtos Químicos).

Deve-se exigir treinamento específico para esta função. (Caso que foi ignorado pelo encarregado).

Fornecer todos os EPI’s necessários para o desenvolvimento deste trabalho, e treinar os funcionários quanto ao uso adequado desses equipamentos de proteção individual.

Medidas deveriam ter sido tomadas referentes ao trabalho em espaço confinado considerando a NR 33 e seguindo todas as recomendações descritas.

b) Com base nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, quais normas poderiam ser aplicadas para evitar a explosão? De que forma o Tecnólogo poderia aplicar as referidas normas?

NR 1: alínea 1.7

Cabe ao empregador:

a) Cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulam

entares sobre segurança e medicina do trabalho;

b) Elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados por comunicados, cartazes ou meios eletrônicos;

NR 6: alínea 6.3

A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

a) Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;

b) Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e, para atender a situações de emergência.

NR 16: alínea 16.1

São consideradas atividades e operações perigosas as constantes dos Anexos números 1 e 2 desta Norma Regulamentadora-NR.

alínea 16.5

Para os fins desta Norma Regulamentadora - NR são consideradas atividades ou operações perigosas as executadas com explosivos sujeitos a:

a) degradação química o ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias