Trabalho Completo ATPS - GESTÃO DE PESSOAS

ATPS - GESTÃO DE PESSOAS

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: Izabella 16 abril 2013

Palavras: 1748 | Páginas: 7

ÍNDICE

Introdução....................................................................................................................Pag. 3 e 4

1. Paralelo atual.............................................................................................................Pag. 4 e 5

2.TEORIA E PRÁTICA NO MERCADO

2.1 Histórico da Empresa..............................................................................................Pag. 4

2.2 Questionário............................................................................................................Pag. 5 e 6

3. PLANO DE AÇÃO..................................................................................................Pag. 6 e 7

4. CONCLUSÃO..........................................................................................................Pag. 7 e 8

5. BIBLIOGRÁFIA.......................................................................................................Pag. 8 e 9

INTRODUÇÃO

Definir Gestão de Pessoas e as Mudanças Organizacionais.

Pode-se afirmar que a gestão de pessoas é a prática da administração estratégica dos colaboradores de qualquer organização, treinando, capacitando, envolvendo e desenvolvendo os funcionários de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. De alguns anos até a atualidade nota-se a necessidade cada vez maior de capacitar, dar suporte, motivar, cuidar de forma efetiva de cada colaborador de sua empresa independente dá área ou cargo em que este atue, pois as necessidades são diferentes, mas o cuidado deve ser distribuído igualmente a todos os envolvidos. Cabe principalmente aos gestores essa tarefa que requer empatia, sensibilidade e acima de tudo, visão privilegiada dos benefícios de se ter uma equipe extremamente técnica de bem com a empresa, ciente do seu papel dentro da organização e conseqüentemente motivada. Empresas que mantém atualizado e pretendem alcançar a excelência nos serviços prestados e alta qualidade dos produtos comercializados provavelmente possuem diretores e líderes altamente qualificados, capazes de valorizar seus colaboradores (e isso não se restringe ao valor financeiro). Empresas que possuem essa filosofia tendem a crescer cada vez mais.

As mudanças organizacionais ocorreram devido à valorização do material humano dentro das empresas, as organizações são, cada vez mais, influenciadas pelas mudanças decorrentes de um mercado em crescente competitividade. A mudança organizacional está intrinsecamente relacionada com a cultura organizacional, pois muitos argumentos que sustentam o processo de mudança (ou resistem a ele) estão ancorados nesta cultura.

É uma verdade afirmar que com um cliente cada vez mais exigente, não há espaço para empresas que não busquem na tecnologia e na informação adequar de forma consistente os seus colaboradores para atenderem da melhor forma todas as expectativas que esse mercado exige.

Gerir pessoas é um processo consciente, planejado e estratégico e não há sequer uma pequena organização que não tenha a necessidade dessa prática, e para tanto existem seis passos a serem seguidos.

Os seis processos básicos da Gestão de Pessoas:

1. Processos de agregar pessoas: incluir novos colaboradores na empresa (incluem recrutamento e seleção).

2. Processos de aplicar pessoas: desenhar as atividades que os colaboradores irão ocupar na empresa, orientar e acompanhar o desempenho (incluem análise e descrição de cargos, orientação e avaliação do desempenho).

3. Processos de recompensar pessoas: incentivar os colaboradores e satisfazer suas necessidades pessoais (incluem remuneração, recompensas e benefícios).

4. Processos de desenvolver pessoas: capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal. Exemplos: treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças, desenvolvimento de carreira e comunicação.

5. Processos de manter pessoas: criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades dos colaboradores. Exemplo: higiene, segurança e qualidade de vida.

6. Processo de monitorar pessoas: acompanhar e controlas as atividades dos colaboradores e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

1.1 Paralelo Atual

Tempos Modernos é um filme de 1936 do cineasta britânico Charles Chaplin, em que o seu famoso personagem "O Vagabundo" (The Tramp) tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. É considerado uma forte crítica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, stalinismo, fascismo, nazismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.

O filme mostra a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, salientando bastante que a exploração era grande para que a produção aumentasse, mas que o salário recebido era tão ínfimo que muitas vezes nem sequer podia pagar o preço do produto que produziam. Também fala um pouco a respeito da troca de trabalho humano pelo trabalho de máquinas, onde haveriam muitos dispensados após adotarem a esse método de trabalho.

No processo de gestão de RH de uma fábrica do século XX os gerentes tinham uma função bem clara: fazer o trabalhador render o máximo em termos físicos. O gerente de um RH era, como diríamos, um capataz mor que tinha a função de regular a produção na base da coerção física ou psicológica. No contexto da época esta tática era a melhor de todas, pois não havia um número significativo de empresas concorrentes.

Hoje o conceito de Gestão de Pessoas é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações e tem sido cada vez mais difundido entre os vários Gerentes de RH (Recursos Humanos) em todo o mundo.

2.TEORIA E PRÁTICA NO MERCADO

2.1 Histórico da Empresa

A organização M4 planejados é uma pequena empresa, localizada na Rua Olindo Gardelin, 93 no bairro Parque Valença I, Campinas – SP, que atua na industria moveleira e seu segmento é a fabricação de móveis planejados.Sua missão é atingir positivamente um publico globalizado com um produto de alta qualidade a um preço justo, e seus valores são: a busca insessante pela transparencia e honestidade, cultivando a excelencia no relacionamento com seus clientes externos e internos. Seu publico alvo é toda pessoa que deseja qualidade, beleza, praticidade e funcionalidade na movelaria fixa de sua residencia ou empresa. A organização é composta por 10 funcionários e 04 gestores (diretores) sendo um deles o Sr. Juliano Miranda de Souza que respondeu ao questionário a seguir.

2.2 Questionário

1ª. Como é realizado o recrutamento de um novo colaborador?

R: Existe um processo de seleção especifico, padronizado de acordo com uma determinada função e quem a realiza.

2ª. O recrutamento é feito por qual veículo de divugação de vagas?

R. A vaga é anunciada por meio de jornais, entretanto muitas vezes a vaga é prencida através de indicações dos prórpios colaboradores, pois damos muita imprortância ao network, uma vez que trata-se de uma micro empresa.

3ª. Como é feito o processo seletivo?

R. Existe um processo realizado de forma simples, através de questionário que idendifica superficialmente o intelecto e as competencias do intrevistado, realizado por qualquer um dos gestores.

4ª. A empresa oferece plano de carreira?

R. Sim, o colaborador pode iniciar como auxiliar de limpeza por exemplo e passando pelos cargos intermediários é possivel alcançar o de lider de equipe dependendo é claro do seu desempenho e aprendizado dentro da organização.

5ª. Como a empresa avalia o desempenho dentro da organização?

R. A avaliação é realizada de forma simples, pelos próprios gestores (diretores), que acompanham a realização das tarefas junto a seus colaboradores.

6ª. Como você avalia a importancia de seus colaboradores dentro da sua empresa?

R. Pessoas são fundamentais dentro de qualquer organização, grande ou pequena, estruturada e com poucos recursos, pois elas as engrenagens que movem o motor e o impusiona ao sucesso ou fracasso. Funcionários inábeis ou desmotivados, mesmo munidos dos melhores equipamentos podem rapidamente levar a empresa ao insucesso, enquanto colaboradores felizes e efetivamente parceiros da organização, podem levantar rapidamente empresas que operam quase sem recursos.

7ª. Podemos afirmar que o modelo de administração de recursos humanos aplicado na empresa é o da gestão moderna, portanto há uma valorização dos colaboradores como individuos unicos. Existe algum tipo de premiação ou desempenho ou beneficio que eleve o nivél de satisfação de seus funcionários?

R. Nossa empresa acredita que cada ser humano é único, desta forma cada pessoa possui necessidades especificas e nós as respeitamos contudo, por tratar-se de uma organização pequena ainda não temos condições de custear por exemplo um covenvenio médico que consideramos de extrema importancia.

8ª. A empresa disponibiliza algum matérial de segurança para os colaboradores?

R. Sim, é disponibilizado gratuitamente óculos de proteção, luvas e protetor auricular.

3. Plano de Ação

De acordo com as informações obtidas durante a pesquisa realizada junto a empresa M4 Planejados foram constatados os seguintes pontos a serem ajustados e as sugestões para a realização de melhorias;

01. Promover premiação extra aos colaboradores ou equipes que atingirem ou ultrapassarem as metas pré-estabelecidas pelos gestores a fim de estimular o aumento da produção.

02. Premiar gestores e equipes que atingirem metas de redução de custos tais como, energia água e até mesmo na redução do disperdicio de matéria prima, convencendo-os que esse ganho será revetido em beneficios para os próprios associados.

03. Agregar planos médicos e odontológicos para colaboradores e familia (esposo(a) e filhos (as)) , demonstrando respeito e preocupação com a saúde dos associados e um seguro de vida em grupo.

04. Adicionar hora extra remunerada no lugar do banco de horas, a fim de aumentar a produtividade e gerando satisfação com a possibilidade de ganho adicional.

4. Conclusão

Com o cliente cada vez mais exigente e o mercado cada dia mais competitivo, é preciso estar atento ás mudanças rápidas do mundo moderno, e se adaptar de acordo com as necessidades do mercado.

Está muito claro que com o passar dos anos, a evolução industrial, tecnologica e intelectual trouxeram a necessidade de mudanças, sob aspecto empresarial essas mudanças significam o estreitamento do vinculo empregado e empregador e a transformação do conceito, aquele que antes era apenas o funcionário, hoje é o colaborador ou associado, e tem lugar importante na organização, não apenas para desempenhar o papel para a qual foi destinado, mas como agregador, criador de novas idéias, participante ativo das questões que podem determinar o sucesso da empresa.

Em contrapartida o empregador ou patrão também percebe a transformação de sua antiga denominação para o conceito muito mais nobre, que é o de lider. Esse, por sua vez tem a função de humanizar o relacionamento entre empresa e colaborador, estreitando e tornando mais prazeriosa essa relação, lidando com habilidade e sensibilidade com as diferenças e necessidades de cada individuo que compoe a organização. O lider do mundo globalizado percebe as necessidades, propõe mudanças, motiva seus colaboradores e munido de conhecimento de causa, somado as ferramentas necessárias, conduz seus associados a excelência.

Pessoas bem treinadas, capacitadas, competentes e motivadas compõe o bem maior de qualquer organização.

Em suma, tendo como base o conteúdo estudado e a pesquisa realizada conclui que a empresa é um grupo de pessoas, que busca o mesmo resultado, fazendo o trabalho acontecer e, ao mesmo tempo é agente de mudança, visto que é torna-se provoca a transformação, pois modifica não só a sociedade, mas também as pessoas envolvidas no processo. Para tanto, as empresas precisam de participação efetiva das pessoas, para manterem ou elevarem o seu desempenho de forma sustentável. Nesse contexto, a Gestão de pessoas é o elemento essencial ao desempenho organizacional.

Por fim, concluímos nosso trabalho com uma citação de Bill Gates que diz: “Se você der às pessoas as ferramentas adequadas e se elas usarem sua habilidade natural e sua curiosidade, elas irão desenvolver as coisas de uma forma que irá surpreendê-lo, muito além do que você poderia ter esperado”.

Bill Gates .