Trabalho Completo (AVA) - Aula Tema 02 - O MUNDO DO TRABALHO

(AVA) - Aula Tema 02 - O MUNDO DO TRABALHO

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Ciências Sociais

Enviado por: andressamaffei 10 abril 2013

Palavras: 1784 | Páginas: 8

No Brasil, o estudo das funções e tarefas de funcionários para desenho e descrição de cargos vem passando por modificações importantes desde a década de 90. Entre estas, destacam-se a ampliação do espaço ocupacional e a ênfase na entrega esperada (expectativa de resultados) . A explicação para essas mudanças considera que:

Escolher uma resposta.

a. O desenvolvimento horizontal se torna mais importante do que o crescimento vertical por cargos.

b. Os cargos devem incluir conhecimentos, habilidades e atitudes que conduzam ao aprendizado contínuo.

c. A flexibilidade e o foco em desenvolvimento contínuo são de responsabilidade das pessoas.

d. O processo de horizontalização tem mudado não apenas os processos de trabalho, mas os requisitos exigidos do profissional e sua relação com a empresa.

e. Os cargos precisam permitir ajustes para flexibilizar as funções de acordo com os resultados esperados.

Resposta Correta: os cargos precisam permitir ajustes para flexibilizar as funções de acordo com os resultados esperados.

Comentário Resposta Correta: ok, você acertou a resposta! É verdadeiro afirmar que as mudanças no mundo do trabalho aparecem como consequência da concorrência acirrada entre empresas, tanto em nível local quanto global a partir da globalização e da evolução da tecnologia. Esse contexto influenciou as organizações na revisão de seu modo de produzir: com mais qualidade e menor custo, através da aplicação de tecnologia. Da mesma forma, levou a definição de estruturas mais enxutas, com poucos níveis hierárquicos, visando aumentar sua agilidade nos processos produtivos, tomadas de decisão e redução de custos. Essa “horizontalização” significa, também, que o desenvolvimento profissional atualmente se dá mais através do enriquecimento das funções e mobilidade dentro de um mesmo nível hierárquico do que em termos de ascensão vertical. Toda essa transformação leva as empresas a exigir competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) diferenciadas por parte dos profissionais e uma postura mais flexível, de maneira que assumam a responsabilidade por suas próprias carreiras e desenvolvimento contínuo. Concluindo, embora todas as afirmações sejam verdadeiras, apenas uma delas explica diretamente o texto. Essa é uma questão de interpretação de texto.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Leia as chargesabaixo:

Disponível em: www.mcartuns.clic3.net, acesso,12/03/11

Disponível em: http://blogdastirinhas.blogspot.com/2010/03/tirinhas-sobre-globalizacao.html, acesso em 12/03/11

Qualdos argumentos, se verdadeiro, reflete claramente a mensagem dascharges:

Escolher uma resposta.

a. Os benefícios gerados pela globalização são acessíveis apenas para uma parcela da população mundial.

b. A globalização gerou consequências positivas e negativas para os povos ao redor do mundo.

c. A globalização é um fenômeno mundial que promoveu a integração dos povos em termos econômicos e culturais.

d. A globalização tem aumentado as possibilidades de competitividade, permitindo que os países menos desenvolvidos se aproximem dos mais avançados, mesmo que de forma desigual.

e. O fenômeno da globalização trouxe vantagens para a humanidade no que se refere à melhoria da qualidade de vida.

Resposta Correta: Os benefícios gerados pela globalização são acessíveis apenas para uma parcela da população mundial.

Comentário Resposta Correta: Muito bem! Sua resposta está correta, pois embora as outras alternativas estejam corretas, também mostram informações incompletas e não reforçam a idéia transmitida pelas charges. As charges mostram claramente uma crítica ao processo de globalização, mostrando que as nações mais desenvolvidas têm obtido melhores resultados nesse processo. Isso se deve ao fato de estarem mais preparados do que os países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos para a competitividade estabelecida pela abertura dos mercados.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Leia o texto a seguir:

Depois de contratar 400 profissionais de TI em 2010, o HABC Global Technology, empresa de serviços de TI para o banco HSBC, pretende contratar mais 200 pessoas. “Precisamos de gente com inglês fluente”, diz Jacques Depocas, executivo da empresa. (Fonte: Giardino, 2011. Conversa de Corredor. Revista Você S. A., Março/2011)

Leia as afirmativas abaixo:

I. A situação do mercado de trabalho brasileiro é positiva, pois tem oferecido muitas e novas oportunidades de emprego.

II. As empresas multinacionais (que tem origem em outros países) sempre dão preferências aos profissionais da mesma nacionalidade.

III. O número de contratações vem aumentando em diversos setores, ao mesmo tempo os processos seletivos estão mais exigentes.

IV. As melhores chances de evolução profissional são oferecidas por empresas européias e asiáticas.

As afirmativas que, se verdadeiras, complementam a idéia do texto estão em:

Escolher uma resposta.

a. I e III.

b. III e IV.

c. II e IV.

d. I e II.

e. I e V.

Resposta Correta: I e III

Comentário Resposta Correta: Parabéns! A sua resposta está correta, pois realmente as oportunidades de emprego vêm crescendo de maneira significativa no Brasil, como também é verdadeiro que as exigências das empresas ao contratar aumentam da mesma forma. Esse fato decorre da necessidade de que os profissionais estejam muito bem preparados para inovar e fazer a empresa ser competitiva. Por outro lado, é importante compreender que as organizações de outros países instaladas no Brasil, procuram, é claro, a melhor relação custo-benefício e, portanto podem contratar brasileiros desde que estes estejam qualificados. Embora empresas européias e asiáticas tenham investido muito no Brasil, esse fato por si só não garante evolução profissional.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Leia o texto abaixo:

Novas profissões têm mudado o mercado de trabalho. Gastronomia e moda, por exemplo, são carreiras novas que mudaram o conceito de roupas e comidas no Brasil. Se antes o que importava era apenas matar a fome, hoje é quase imprescindível saber quem assina o prato do dia.

Porém, é preciso tomar cuidado com os modismos, avisam os especialistas. Se por um lado as novas carreiras atraem muitos candidatos, após um tempo, elas tendem a inchar o mercado e falta emprego.

O contrário também acontece. Nas décadas de 80 e 90, muita gente deixou de fazer engenharia com medo de ficar desempregado; hoje, as empresas correm atrás dos engenheiros com ofertas de salários generosas. Para Karin Pardi, especialista em carreiras, depois de um tempo, a profissão passou a ser muito valorizada exatamente pela falta de mão de obra.

Se tiver vocação para carreiras mais tradicionais, como medicina e direito, nunca fuja do mercado tradicional. Sempre haverá espaço, dizem os especialistas.

Disponível em: http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/novas-profissoes-ampliam-o-mercado-de-trabalho-20110202.html, acesso em 13/03/11

Leia as afirmativas abaixo, retiradas da discussão proposta pelo capítulo, e escolha aquela que melhor expressa a idéia do texto.

Escolher uma resposta.

a. O termo “profissional sustentável” é recente e para os especialistas é alguém que pratica a responsabilidade social em sua rotina cotidiana.

b. Segundo especialistas, alguns dos elementos da empregabilidade são: motivação, autoconfiança e comprometimento.

c. As novas ocupações, como Psicólogo de Animais e Corretores de Cabelo são possibilidades de geração de renda de uma maneira pouco comum.

d. A escolha por ocupações emergentes ou por carreiras tradicionais deve levar em conta os resultados de uma auto avaliação criteriosa.

e. Há uma tendência no mercado de trabalho para que as carreiras tradicionais voltem a oferecer maior número maior de vagas e salários generosos.

Resposta Correta: A escolha por ocupações emergentes ou por carreiras tradicionais deve levar em conta os resultados de uma auto avaliação criteriosa.

Comentário Resposta Correta: Muito bem! Você compreendeu o texto e escolheu a resposta correta. Embora todas as afirmativas sejam corretas a única que se relaciona diretamente com o texto é a que reforça a necessidade de conhecer o mercado e as oportunidades que surgem da inovação e movimentação do mercado de trabalho, porém a definição da melhor opção deve partir do conhecimento de suas próprias capacidades e limitações, bem como objetivos e metas pessoais. Ou seja, a decisão deve vir “de dentro” e não do mercado. No texto essa afirmação está colocada como vocação.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 5

Notas: 1

Leia atentamente o texto:

Uma pesquisa realizada pela Revista Você S/A e apresentada em sua edição de Março/2011, teve como objetivo definir o “Mapa do Emprego” no Brasil em função da previsão de contratações para o ano de 2011. Participaram 217 empresas, de pequeno, médio e grande portes, pertencentes a 17 setores diferentes. Uma das questões levantadas pela pesquisa buscou identificar quais são as características (entre habilidades técnicas e comportamentais) que as empresas procuram na hora de contratar. O resultado foi apresentado como um ranking, onde as 10 características mais citadas foram: 1ª – boa comunicação; 2ª – flexibilidade; 3ª – liderança; 4ª – alta energia; 5ª – pensamento estratégico; 6ª – inglês; 7ª - poder de conectar-se com pessoas; 8ª otimismo; 9ª – poder de análise; 10ª – raciocínio lógico.

A partir da análise destes dados é possível concluir que:

Escolher uma resposta.

a. Habilidades técnicas e comportamentais têm o mesmo peso na hora da contratação, segundo as empresas pesquisadas.

b. O perfil profissional desejado apóia-se em sólida formação técnica, pois as habilidades comportamentais variam entre as pessoas e a cultura organizazicional.

c. As empresas participantes da pesquisa são extremamente exigentes e procuram profissionais raros.

d. Os requisitos mais valorizados pelas empresas mostram uma preocupação com o grau de instrução e a qualidade do ensino no país.

e. As habilidades mais procuradas na opinião das empresas pesquisadas se referem a habilidades comportamentais.

Resposta Correta: As habilidades mais procuradas na opinião das empresas pesquisadas se referem a habilidades comportamentais.

Comentário Resposta Correta: Ok, você escolheu bem! A resposta está correta, porque as habilidades citadas com mais frequência na pesquisa são de ordem comportamental. Essa constatação reflete a necessidade que as empresas têm de contratar profissionais que lhes permitam garantir um diferencial competitivo. A formação acadêmica continua sendo importante e a qualidade do ensino ainda é uma preocupação, mas ter esses fatores satisfeitos já não é suficiente. É certo que as empresas estão sendo mais exigentes ao contratar profissionais, mas é possível compreender que as organizações também estão sendo muito exigidas em suas competências para manter-se no mercado.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 6

Notas: 1

Campos (2011), ao tentar conhecer os fatores relevantes para a empregabilidade no Brasil, definiu alguns comportamentos necessários para manutenção do emprego, são eles:

Escolher uma resposta.

a. Compreensão de sistemas complexos, incluindo sistema técnico e social, bem como o trabalho com várias tecnologias.

b. Atuação visando à solução de problemas, gerenciamento de pessoal, habilidades organizacionais, para desenvolver trabalhos em equipe, negociação e compreensão sistêmica.

c. Condições de trabalhar cooperativamente com pessoas de diversos níveis de conhecimento e habilidades, além de contribuir com idéias e sugestões.

d. Habilidades para lidar com novas tecnologias e sistemas gerenciais, gerenciamento de crises e tomada de decisão em sistemas complexos.

e. Capacidade para identificar, organizar, planejar e alocar recursos de forma eficiente e eficaz, o que se traduz em habilidades organizacionais relevantes.

Resposta Correta: Atuação visando à solução de problemas, gerenciamento de pessoal, habilidades organizacionais, para desenvolver trabalhos em equipe, negociação e compreensão sistêmica.

Comentário Resposta Correta: Parabéns! A sua resposta está correta, pois inclui todos os comportamentos citados pela autora. As outras alternativas estão corretas, mas se referem apenas aos subitens: Habilidades Gerenciais, Trabalho em Equipe e Compreensão Sistêmica, portanto são respostas parciais.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.