Trabalho Completo Administração

Administração

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: sophia 22 abril 2013

Palavras: 694 | Páginas: 3

Gestão de Negócios Internacionais

Atividade de Autodesenvolvimento

Aula-tema 3: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas

Esta atividade é fundamental para que você entenda como surgiu o GATT (Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio) e como se deu seu processo de evolução até transformar-se na OMC (Organização Mundial do Comércio).Conforme já vimos no resumo da aula-tema 03, os países se utilizam de diferentes métodos para se defenderem da concorrência internacional, principalmente quando alguma injustiça é cometida nas negociações. Para isso, aplicam barreiras tarifárias e não-tarifárias e fazem uso de algumas medidas compensatórias para proteger seus mercados da concorrência desleal. Vimos também que a Organização Mundial do Comércio (OMC) foi um órgão criado para garantir os direitos e obrigações de cada agente nas relações comerciais mundiais, visando proteger os países envolvidos dos prejuízos causados pelas práticas consideradas injustas no comércio internacional.

Sendo assim, essa atividade de Autodesenvolvimento pretende fazê-los compreender como evoluiu esse órgão, desde sua criação até a transformação na OMC.

Passo 1: Leia o capítulo:

3.2 "Do GATT à OMC" p. 31 do livro-texto.

Leia o artigo "Do GATT à OMC: O que mudou, como funciona, perspectivas", disponível no endereço descrito nas referências bibliográficas do resumo desta aula-tema.

Leia também o Resumo e os Conceitos Fundamentais desta aula-tema.

Passo 2: Responda, por escrito, em no máximo 15 linhas:

a) O que foi o GATT?

b) Como surgiu a OMC e quais suas principais características?

O que foi o GATT?

O GATT que por sua vez corresponde a sigla “General Agreement on Tariffs and Trade” que tem como significado em português Acordo Geral de Tarifas e Comércio, onde na verdade, resultou do insucesso das conservações entre os países para se formar a Organização Internacional de Comércio (a futura OMC, que surgiria só em 1995). Sua sede, até sua substituição pela OMC, em 1995, localizava-se em Genebra, na Suíça, dividindo-se em certos órgãos intercomunicáveis, sendo os principais o Secretariado, o Conselho de Representantes e uma Assembléia anual. O principal objetivo era promover a redução de obstáculos às trocas entre as nações, em particular as tarifas e taxas aduaneiras entre os membros do acordo. Durante o tempo em que vigorou, apesar de ser um organismo provisório, contribuiu bastante para que as normas que regulam o comércio internacional se ajustassem ao crescimento astronômico do comércio e a agilidade das operações financeiras. O GATT foi o único instrumento multilateral a tratar do comércio internacional de 1948 até o estabelecimento em 1995 da OMC. Estima-se que as tarifas mundiais aplicadas às mercadorias industriais tenham diminuído de 40% em 1947 para 5% em 1993, devido às conversações estabelecidas ao longo das diversas rodadas. Onde justamente para impor regras e diminuir essas práticas foi criado o GATT, que foi firmado em 1947 para reduzir as tarifas aplicadas pelos líderes dos Estados Unidos e Inglaterra, no pós- guerra, aos demais países do mundo e para estabelecer regras comercias entre as nações a fim de diminuir as injustiças feitas das negociações entre os países trazendo melhores transparências as negociações.

Como surgiu a OMC e quais suas principais características?

Organização Mundial do Comércio (OMC) é uma organização internacional que trata das regras sobre o comércio entre Estados. A sede da OMC fica em Genebra, na Suíça e seus membros negociam e assinam acordos que depois são ratificados internamente por cada Estado-membro e a partir daí passam a regular o comércio internacional entre esses países. Esta organização possui 153 membros, em 23 de Julho de 2008 Cabo Verde se tornou o mais novo membro da OMC. A OMC representa uma evolução do GATT/1947 e entrou em funcionamento em 1º. de Janeiro de 1995. Suas funções são: gerenciar os acordos que compõem o sistema multilateral de comércio, servir de fórum para comércio internacional (firmar acordos internacionais), supervisionar a adoção dos acordos e implementação destes acordos pelos membros da organização (verificar as políticas comerciais nacionais), visando a elevação dos níveis de vida, o pleno emprego, a expansão da produção e do comércio de bens e serviços, a proteção do meio ambiente, o uso ótimo dos recursos naturais em níveis sustentáveis e a necessidade de realizar esforços positivos para assegurar uma participação mais efetiva dos países em desenvolvimento no comércio internacional.

.