Trabalho Completo Atps Pronta De Compotamento Organizacional

Atps Pronta De Compotamento Organizacional

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Negócios

Enviado por: marciana 23 abril 2013

Palavras: 1933 | Páginas: 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................................................04

1.0 - ETAPA1................................................................................................................................05/06

1.1 - ETAPA 2....................................................................................................................................07

1.2 - ETAPA 3....................................................................................................................................08

1.3 - ETAPA 4....................................................................................................................................09

1.4 - CONCLUSÃO...........................................................................................................................10

1.5 - BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................................11

INTRODUÇÃO

O presente trabalho define o conceito de comportamento organizacional de acordo com os sites referente ao assunto e em comparação com a definição dos autores, que mostram a relevância do ser humano na atuação da organização para que ela se torne eficiente e eficaz. Para uma organização eficiente e eficaz é preciso resolver problemas de acordo com sua natureza e complexidade, sem aniquilar o sistema como um todo, isto quer dizer, resolver as partes, para que o todo funcione. Ainda dentro dessa organização a mudança está presente, pois ela é da natureza humana, porém é preciso a participação de indivíduos visionários e também de cautelosos. Inovação passa a ser considerado, a partir da última década, um tema estratégico na administração. Embora sendo apontada como um fator crítico para a obtenção de vantagem competitiva e estar presente em toda a história da humanidade, pouco se sabe realmente sobre como comentá-la, e quais suas variáveis incentivadoras.

1.0 ETAPA 1

O CO (Comportamento Organizacional) consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. Comportamento organizacional trata-se de uma área da administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. CO também consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando nas ações e atitude dos indivíduos

O comportamento organizacional tem como finalidades explicação, previsão e o controle que é um integrante fundamental dentro de uma organização pois contribui no trabalho e garante a eficácia da organização. Algumas das características mais identificadas dentro de uma organização são: produtividade, eficiência, eficácia, efetividade entres outros.

No comportamento organizacional destacam-se vários desafios, entre eles estão: motivar trabalhadores, melhorar o comportamento ético e manter a competitividade global, Comportamento organizacional é basicamente o trabalho dentro e fora de uma organização.

Nosso trabalho consiste na comparação de definições de Comportamento organizacional elaboradas por dois autores diferentes e renomados que discutem essa temática no âmbito da administração. Os autores escolhidos cujas definições serão por nós analisadas são Robbins e Chiavenato.

Ao comparar a definição que ambos os autores dão para o Comportamento Organizacional percebemos que elas se aproximam complementando-se às vezes pois ambas enfatizam a influência, o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações e ressaltam a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos. Partindo dessa perspectiva, afirmamos que a relação entre o indivíduo e sua organização, deve ser desenvolvida para o alcance de um melhor relacionamento organizacional. Os sistemas, pessoas instituições são vistos por esses autores como elementos mutáveis, que evoluem podendo transformar as relações estabelecidas entre os mesmos.

Quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados de comportamento organizacional.

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

• analisa somente a organização internamente, não visando o ambiente em que esta se encontra.

• O Homem é visto como uma máquina - mecanicismo- , o homem tem que executar plenamente tudo o que realiza pra a garantir a máxima eficiência possível e portanto a maiores lucros e maiores salários

• O Sistema Fechado é formado por metas e objetivos bem racionais e a Teoria Clássica sugere o uso de alguma funções na empresa para melhor executar os atos são as funções técnicas (produção e gerenciar todas as outras), comerciais (comércio dos bens e serviços), financeiras (capitalismo), segurança (bens e funcionários), contábeis (contabilidade na empresa)

• A análise é inter-organizacional pois pela lógica do Sistema Aberto, analisa a organização e o meio ambiente, analisa as duas vertentes e uma análise intra-organizacional pois organiza os fatores internos.

• O homem irá desempenhar vários papéis em diferentes organização e este não irá visar apenas recompensas materiais e poderá servir até como voluntário. O homem é mais flexível, tolerante as frustrações, terá capacidade de adiar as recompensas e irá desejar permanentemente a realização.

• Sua Abordagem sendo múltipla terá a organização formal e informal integradas ( grupos formais e grupos informais para gerar a eficiência, Teoria Clássica x Teoria das Relações Humanas). Recompensas materiais e sociais (escalões inferiores e escalões altos respectivamente).

2.0 ETAPA 2

Entrevista

Dentro do que foi proposto no Trabalho Acadêmico, organizei uma pesquisa para saber dos colaboradores da empresa na qual trabalho, o que eles achavam sobre o andamento das inovações dentro da empresa. Dentro da faixa etária de 18 a 25 anos:

65% Necessitam melhorar os planos de carreira, a fim de valorizar a capacitação de profissionais com intenção de internalizar o Recrutamento Interno.

20% Necessitam melhorar as inovações de estruturas organizacionais e mudanças em gerais da empresa.

15% Necessitam melhorar as informações e ferramentas tecnológicas para ter uma gestão de informação e desenvolver um ambiente propício à criatividade.

Dentro da faixa etária de 26 a 35 anos:

40% →Necessitam melhorar os planos de carreira, a fim de valorizar a capacitação de profissionais com intenção de internalizar o Recrutamento Interno.

30% →Necessitam melhorar as informações e ferramentas tecnológicas para ter uma gestão de informação e desenvolver um ambiente propício à criatividade.

30% →Necessitam melhorar as inovações de estruturas organizacionais e mudanças em gerais da empresa. Dentro da faixa etária de 36 a 44 anos:

50% →Necessitam melhorar as informações e ferramentas tecnológicas para ter uma gestão de informação e desenvolver um ambiente propício à criatividade.

28% →Necessitam melhorar os planos de carreira, a fim de valorizar a capacitação de profissionais com intenção de internalizar o Recrutamento Interno.

22% →Necessitam melhorar as inovações de estruturas organizacionais e mudanças em gerais da empresa.

3.0 ETAPA 3.

O trabalho em equipe requer habilidades para comunicar, elaborar, entender e pensar com os outros. Por isso, para a tomada de decisões, é importante a observância de uma série de regras básicas que facilitam o funcionamento das reuniões de trabalho. As expressões trabalham em equipe costuma englobar formas de colaboração que abarcam um aspectro muito amplo: desde a ajuda mútua entre os dois chefes de sessão em assunto que afeta suas unidades, passando por um círculo de controle de qualidade, até o trabalho conjunto com de um comitê de direção.

O trabalho em equipe reveste-se geralmente de extraordinária complexidade. Em primeiro lugar, pelos interesses que estão em jogo na continuidade da organização, em segundo lugar, pela própria dificuldade dos problemas de desenvolvimento da estratégia e do governo da estrutura; e em terceiro lugar, pela estreita interdependência que se verifica entre seus componentes. Hoje, mais do que nunca, o trabalho em equipe tem sido incentivado em praticamente em todas as áreas da atividade humana. Trabalho em equipe significa conjunto ou grupo de pessoas que ao desenvolver uma tarefa ou trabalho, que almejam um objetivo único, e alcançá-los de forma compartilhada.

Em um determinado tipo de trabalho como sendo de equipe, é necessário que tenhamos claro que não há como conceber equipe como um algo que se passa à margem do processo de trabalho. Temos quatro elementos fundamentais objetivo, habilidades que ajudam membros da equipe, coordenação do trabalho e plano do trabalho estes componentes sempre estarão presentes e determinarão o funcionamento de uma equipe.

5.2 ETAPA 4

Definição de Percepção

A percepção e uma função psíquica que através das imagens dos sons, das impressões ou das sensações externas, fazem com que o organismo possa captar, elaborar e interpretar as informações que chegam aos sistema sensoriais. Quer permite o individuo a distingue cores, distanciam, profundidades, proximidade, tamanho, forma, semelhança, com isso o individuo pode distinguir elementos da mesma categoria e de uma mesma estrutura mesmo que esse elemento esteja perto ou longe grande ou pequeno ou com uma figura fundo diferente da outra.

Definição De Comunicação

Comunicar significa interagir, estabelecer um contato que tem como objetivo transmitir informações, buscar atendimento e estabelecer a compreensão. A comunicação pode ser entendida, então, como um alicerce que da forma à Organização, fazendo-a ser aquilo que ela é. Porém, isso não significa que a comunicação seja algo autônomo, porque ela será sempre correspondente à forma de ser daquilo que a engendra, neste caso, a empresa ou instituição. A comunicação é uma atividade imanente a pratica do professor. Assim o profissional de qualquer área do conhecimento que tenha sido atraído a assumir o desafio de ensinar, de algum modo, já o fez pelo fato de ser, naturalmente, um bom comunicador. Não há uma formula pronta disponível que possa ser sacada a qualquer momento no sentido da aplicação das técnicas de comunicação. Contudo, é possível isolar de maneira mais ou menos esquemática os elementos constitutivos da prática comunicacional.

Comunicação e Percepção na Arte de Administrar

A arte de administrar tem tudo haver com percepção e comunicação, pois, um bom líder deve sempre estar atento às mudanças e modificações que ocorrem em sua equipe, estando sempre dispostas a resolver os problemas, as indiferenças, as ocasionalidades, enfim tudo que possa fazer com que sua equipe perca oportunidades. Lembrando também que na arte de administrar, as pessoas devem sempre estar abertas para uma boa comunicação, pois, é uma das técnicas mais usadas para se tornar um bom administrador, essa arte procura estabelecer o mais perfeito padrão possível sobre a questão de percepção e comunicação, pois, conseguimos estabelecer vários estilos em relação a essas duas técnicas como, por exemplo, comunicação e percepção, visual, corporal, publicitária até mesmo sentimental, pois, essa arte tão complexa, dinâmica, imprevisível e ao mesmo tempo previsível, que bem aplicada chega a ser quase perfeita, só que mal aplicada (percepção e comunicação) pode chegar a ser fatal, porque, fará com que o administrador possa chegar a perder toda sua moral e seu respeito com sua respectiva equipe.

6.0 Conclusão

Este trabalho teve como tema o Comportamento Organizacional focando de forma sucinta os processos de liderança, motivação, comunicação, grupos e estruturas organizacionais. Ao longo da execução deste trabalho, foi possível constatar que o comportamento dos indivíduos dentro de uma organização é muito influenciado não só pela personalidade de cada um deles, como também por certas medidas implementadas pelos gestores de forma a criar um ambiente organizacional que contribua para a motivação dos seus colaboradores, permitindo dessa forma melhores resultados por partes deles. Isto contribui para que a organização mantenha um nível de competitividade necessário para continuar a ter sucesso no mercado. Finalmente concluiu-se que o comportamento organizacional proporciona aos gestores um conjunto de ferramentas eficazes para o desenvolvimento e satisfação por parte das pessoas na execução do seu trabalho e que contribui para alcançar melhores resultados nas organizações, podendo mesmo superar expectativas. O maior desafio por parte dos gestores consiste em preparar as pessoas e as organizações para os desafios, não do presente mas sim do futuro, o que exige uma contínua aprendizagem de novas formas de comportamento de todos os participantes da organização. Conhecer as pessoas, processos de grupos, cultura organizacional e o modo como esses processos interagem entre si, passou a ser uma exigência essencial de qualquer gestor, que ambicione sucesso no mundo dos negócios e das organizações.

7.0 Bibliografia

http://www.administradores.com.br/informese/artigos/comportamentoorganizacioalprincipios/13911/

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010175070518

http://www.supertextos.com/texto/Trabalho_Em_Equipe_Uma_Vantagem_Competitiva/4484

http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/4430/alideranca-no-ambiente-de-trabalhopor-que-fracassam-os-planos-demudanca.html

http://www.scielo.br/pdf/rap/v40n6/10.pdf

http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/anudo/article/view/1594/754

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/eficienciaeeficaciaconceitos-distintos-porem-interligados/11978/

http://www.webartigos.com/articles/44374/1/ComportamentoOrganizacional/pagna1.html