Trabalho Completo Caso Nestlé

Caso Nestlé

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: Jeferson 21 dezembro 2011

Palavras: 1407 | Páginas: 6

...

os para os consumidores de baixa renda com a criação de produtos de alta qualidade nutricional a preços acessíveis. Nestlé, no ano passado, dedicou-se a um novo desenho da logística de produção e de distribuição da empresa. Neste ano, diz Zurita, a empresa quer surpreender o mercado com o lançamento de pelo menos 50

novos produtos – contra 40 itens lançados em 2005. “Não estamos de olho apenas na população de baixa renda e por isso precisamos oferecer uma gama variada de produtos para todo o mercado”.

A Escolha da cidade para sua nova cidade foi foi escolhida por contar com um importante pólo industrial na região e por estar estrategicamente localizada, o que contribuirá para reduzir os custos – principalmente logísticos –, e fazer com que os produtos da Nestlê sejam comercializados a preços mais compatíveis com a renda da população local. A fábrica e o Centro de Distribuição de Feira de Santana atenderão ao aumento da demanda do mercado nordestino por produtos da Nestlê, que cresceu mais do que o dobro se comparado a outras regiões do País. Esse crescimento é reflexo do investimento que a empresa vem realizando para aumentar sua presença no Nordeste, dentro do projeto de regionalização iniciado em 2004, um dos pilares de crescimento da companhia para os próximos anos.

De acordo com diretor, o município é um local privilegiado e mostrou durante a pesquisa que tem uma logística e um potencial de mercado enorme, o que fez com que a transnacional optasse por instalar as unidades no local, também pelos incentivos fiscais e pela questão geográfica, mas pela capacidade dos nossos trabalhadores de se qualificar e produzir. Acredito que os outros fatores poderiam ser a qualificação profissional do pessoal da região, níveis de salários, etc...

A característica dominante de vendas diretas da Nestlê é de demanda dependente. E o modelo de resposta ideal para esta característica; são os sistemas MRP e Just In Time que contribui para otimizar suas operações produtivas. Os maiores benefícios destes sistemas são: diminuição dos custos de estoques, diminuição do leadtime dos produtos e aumento do nível de serviço ao cliente. Que para a empresa que tem como objetivos estratégicos prioritários o cumprimento de prazos e a redução de estoques.

Sobre a logística de distribuição adotada pela Nestlê. Mencionamos as vantagens e as desvantagens encontradas, que vai desde a matéria-prima até o produto manufaturado ou o produto final, saindo da fábrica indo para um centro de distribuição (CDI), que por meio da equipe de vendas o produto vai para os atacadistas, para os DANs, que fazem a distribuição para o pequeno varejo, indo também para as grandes redes de supermercados e principais redes regionais de supermercados.

Vantagens : É colocar os produtos da Nestlê nas mãos dos seus consumidores da melhor maneira possível, buscando os pontos: onde o consumidor está, como o consumidor quer e quando o consumidor quer, fazendo a distribuição desejada pela a empresa atendendo os clientes e satisfazendo os consumidores.

Neste tópico, será abordado o assunto sobre o sistema de vendas diretas (Distribuição Porta a Porta), similares ao da Nestlê. Onde a venda direta pode ser definida com um método de distribuição de bens de consumo através de contatos pessoais face-a-face entre vendedor e comprador.fora dos locais fixos de comércio. Geralmente, neste método de venda existe uma forte aposta no serviço ao cliente, incluindo explicações e demonstrações personalizadas de produtos. Este tipo de venda direta, revelou aos administradores a realidade dos consumidores com relação a preços, embalagens, praticidade de compras e também: As necessidades do consumidor, ou o que está sendo atendido, Os grupos de consumidores, ou quem está sendo atendido, e as tecnologias usadas e funções executadas, ou como as necessidades dos consumidores estão sendo atendidas.

De acordo com os conceitos básicos da Estatística, classificaremos as variáveis abaixo:

a. - Classes C, D e E São variáveis ordinais.

b. - O faturamento de US$ 1,3 milhões É uma variação discreta.

c. - Número de vendedores É uma variação discreta.

Considerando que a Nestlê teve um faturamento de R$ 10,6 bilhões em 2004, em 2005 teve faturamento de 11,5 bilhões, calcule o faturamento médio destes 2 anos

.

De acordo o gráfico apresentado no texto, é um gráfico de colunas. O mesmo serve para visualizar o comportamento de variáveis que se relacionam de uma maneira fácil e rápida. Através de um gráfico, podemos verificar como varia uma grandeza (por exemplo, espaço) em função de outra (por exemplo, tempo).

Este tópico foi feito uma abordagem PDTI de forma geral, pelo fato de não termos os dados do PDTI da Nestlê.

O Plano Diretor da Tecnologia de Informação (PDTI) visa orientar a empresa no uso correto da tecnologia da informação com foco na gestão.

Através de metodologia específica mapear o ambiente organizacional de forma a obter uma visão completa do ambiente atual de Tecnologia da Informação e ao mesmo tempo compará-lo a cenários alternativos que possam otimizar o retorno dos investimentos já feitos e dos ainda a serem realizados.

O PDTI decorre de um estudo de viabilidade necessário para moldar a empresa para os próximos anos na utilização dos recursos de informática e buscando sempre a modernização e eficiência técnica e administrativa, associado aos princípios de racionalização, uniformidade e qualidade, criando uma política voltada para o sucesso.

E por fim a utilização de um software destinado a modelar e automatizar os processos básicos de negócios, integrando as informações resultantes das operações realizadas e tornando-as disponíveis, em tempo real, para os executivos da empresa. Este acesso às informações integradas, propiciadas pelos sistemas integrados de gestão, dá subsídios para os executivos tomarem decisões com maior agilidade e, como isto, asseguram uma vantagem competitiva às empresas que dirigem além de outros benefícios: redução de custos; redução dos tempos; melhoria da qualidade; modernização da organização; possibilidade de centralizar e dinamizar as informações e melhor controle da organização. Como exemplo de ENTRADAS: Digitação dos documentos: como obrigações, deveres, pedidos, projetos, etc... O PROCESSAMENTO: Que são Geração dos procedimentos específicos de cada área, análise e estatísticas das informações das entradas, e por fim as SAIDAS: Onde são gerados Relatórios diversos, para posterior tomada de decisão. Etapas da PDTI:

3 CONCLUSÃO

Com o aumento da renda do Brasileiro e o crescente aumento de consumo das classes C, D, e E, a Nesté precisava alavancar seus rendimento e levar a estas faixas sociais a sua mais variada gama de produtos alimentícios de alto valor nutricional e preços accessíveis, através de pessoas que conheçam as comunidades onde atuarão, mostrando a seus concorrentes uma solução inovadora, (Vendas porta a porta), conseguindo levar seus produtos a estes grupos de consumidores, gerando empregos e consequentemente fortelecendo suas finanças e divulgando seus produtos, gerando vantagens competitivas

4 REFERÊNCIAS:

• www.Nestlê.com.br

• http://www.tgtconsult.com.br/admin/imagesservicos/anexo_v9acd.pdf http://www.tgtconsult.com.br/admin/imagesservicos/anexo_p2bxm.pdf)

• http://pdti.pbh.gov.br