Trabalho Completo Centro Estético UNOPAR

Centro Estético UNOPAR

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: thamyris1491 28 junho 2013

Palavras: 816 | Páginas: 4

SUMÁRIO

CENTRO ESTÉTICO 3

REFERÊNCIAS............................................................................................................6

CENTROS DE ESTÉTICA

O Brasil já é considerado o terceiro maior mercado de beleza do mundo – perdendo apenas para os Estados Unidos e para o Japão. Oportunidades lucrativas de negócios para empresário e empreendedores se multiplicam por aqui, com a mesma velocidade que a indústria de higiene, perfumaria e cosméticos investe em inovação, pesquisa e desenvolvimento. O resultado dessa equação é um rápido crescimento do setor de estética no país, o que aumenta o número de vagas abertas e impulsiona profissionais de diferentes segmentos, como laboratórios, clínicas de estética e salões de cabeleireiro, a buscares maior qualificação, inclusive no exterior.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o desenvolvimento da indústria, a participação crescente da mulher no mercado de trabalho e a utilização de tecnologia de ponta, com o consequente aumento da produtividade, fizeram o mercado de beleza aumentar cinco vezes, alcançando, em 2010, faturamento de R$ 27,3 bilhões. Em 2011, o crescimento foi em torno de 30%.

De acordo com a ABIHPEC, uma das razões para a expansão do setor, além da modernização do parque industrial, do investimento em marketing e da inovação tecnológica das indústrias, é a democratização do consumo e do maior acesso pelas classes D e E.

Já as oportunidades de trabalho criadas pelos salões de beleza cresceram 278,9% em 16 anos (de 1994 a 2010). Dados obtidos junto ao mercado e a sindicatos de trabalhadores, revela que em 2010 foram contabilizadas 4.282 milhões de oportunidades de emprego nas áreas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Número que representa uma expansão média anula de 9,3% em relação a 2009. Em 15 anos, expansão média de 10,5%, contra PIB de 3,1%.

Com o crescimento da procura por tratamentos estéticos, crescem também os riscos de contaminações. O que torna imperiosa a atenção dada quanto aos cuidados com a Biossegurança

Quando pensamos em uma Clínica de Estética imaginamos um espaço de bem estar, beleza e de relaxamento. Porém para que isso ocorra é necessário que o profissional tenha ciência de algumas medidas que devem ser tomadas, como forma de garantir a saúde mental e física daqueles que desfrutam do espaço como clientes ou profissionais.

O trabalho do Esteticista está diretamente ligado ao contato corporal, por este motivo existem diversas possibilidades de se contrair alguma infecção, que coloque em risco a saúde do profissional e/ou do cliente.

O controle de infecções é do interesse de todos os envolvidos no ambiente da Clínica de Estética, portanto, uma obrigação coletiva, que busca controlar as contaminações presentes nos espaços e nos procedimentos.

A Biossegurança em Estética consiste em ações voltadas a prevenção de doenças no ambiente de trabalho. Na relação entre riscos, desde o cumprimento pelas mãos até um espirro ou contato com alguma superfície contaminada. Devido à grande demanda do segmento da beleza, a preocupação da segurança na relação do não contágio de serviço prestado, é uma atitude que configura maior credibilidade ao profissional Esteticista.

A assepsia é fundamental para o trabalho do profissional Esteticista, tanto nas mãos, quanto roupas e materiais ou aparelhos dispostos na sala da clínica. Assim, o uso dos equipamentos de proteção como nas ferramentas de trabalho do profissional, que é oferecido ao cliente.

Neste sentido, conhecer os conceitos sobre uma prática voltados a higiene dos equipamentos, do próprio procedimento, visando prevenir possíveis contágios, é importante a todo o profissional da área estética.

Além da grande importância quanto à atenção aos cuidados com higiene, também se deve ter preocupação quanto à imagem pessoal do profissional, sua formação profissional na área de sua atuação. Tudo deve ser avaliado ao se buscar um centro de estética.

Tendo em vista estas questões, foi feita uma entrevista com o responsável pelo Centro Estético visitado, que mostrou bastante preocupação com questões de Biossegurança, profissionalização, conhecimento e atualização de seus profissionais, bem como excelência no atendimento.

Hoje em dia, é indiscutível que a excelência no atendimento ao cliente é um dos maiores diferenciais competitivos do mercado e o fator principal para o crescimento das vendas de produtos e serviços dos salões de beleza e clínicas de estética. Não existe salão ou clinica que prospere e conquiste mercado sem clientes satisfeitos.

Os profissionais do Centro Estético visitado sabem da importância da completa satisfação do cliente, por isso preocupam-se em manter a qualidade no atendimento. Além da correta ação dos técnicos que lá trabalham, há também a preocupação com a qualidade das partes física e operacional.

Observa-se o descarte correto de materiais de uso individual, a esterilização e desinfecção dos equipamentos com o uso de produtos e maquinários condizentes com o processo, o uso de materiais de segurança pessoal como jalecos, luvas, máscaras e toucas assim como a limpeza e manutenção do espaço.

Por fim, cabe destacar a qualificação dos profissionais, com formação em cursos de competência reconhecida no mercado, e atualizados com as mais novas técnicas apresentadas no mercado.

REFERÊNCIAS

http://oglobo.globo.com/emprego/beleza-de-mercado-previsao-de-crescimento-de-30-favorece-negocios-contratacoes-2769863#ixzz1wmp7fFbv

http://www.inainstituto.com.br/img_editor/revista.pdf

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos. 2. ed. Curitiba: UFPR, 1992. v. 2.