Trabalho Completo Controladoria

Controladoria

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Ciências

Enviado por: naje1234 11 setembro 2013

Palavras: 1558 | Páginas: 7

Missão, Visão e Valores

Grande parte das empresas, em destaque micros e pequenas, tem o hábito de não estabelecerem metas e objetivos a cerca de seu andamento. A importância de se estabelecer a missão, visão e os valores de uma organização, é a mesma coisa de estabelecer um caminho a seguir, até mesmo o sonho que se quer alcançar.

Missão: É a finalidade da existência da organização. Está ligada diretamente aos seus objetivos institucionais e aos motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão se ser, é algo duradouro, sustentável. - Por que a empresa existe? - O que a empresa faz? - Para quem?

Visão: É aquilo que se espera ser em um determinado tempo e espaço. A visão precisa ser prática, realista e visível. É um plano, uma ideia que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos anos de sua existência. - No que a empresa quer se tornar? - Qual a direção? - Em quanto tempo? - Onde nós estaremos? - O que a empresa será? - Quais serão meus esforços?

Valores: Valores são princípios e crenças, que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas funções e responsabilidades. Todas as empresas deveriam ter seus valores com base para os objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão.

Entrevista com o Controller

As perguntas abaixo foram respondidas pelo Sr.º Pedro Augusto Faber – Controller da empresa Hellermanntyton Ltda.

Qual a missão da controladoria na sua empresa?

É uma área não especifica na empresa, geralmente usada em multinacional, usado para maximizar a lucratividade da empresa gerando analises conclusivas dos indicadores econômicos para que possa ser verificado o desempenho da empresa.

Quais as principais funções de um controller?

Tem como objetivo abranger toda a contabilidade, isto é, conhecer todo o ramo com um foco mais abrangente em fiscal e custos porque a controladoria visa resultados futuros. Budget é um termo comum na controladoria geralmente nos meses de julho e agosto é iniciada os planejamentos do próximo ano, com experiência na área a minha fonte conclui que a principal função do controller é fazer com que os valores reais (contábil) seja “traduzido” a toda empresa, um exemplo que ele nos deu foi que se uma empresa faz a compra de uma matéria prima o valor real em estoque é o valor total menos os impostos a recuperar e a área de vendas não conhece esses valores por não saber então uma das obrigações do controller é fazer com que os outros departamentos com um foco mais especifico como o departamento de vendas e suprimentos entenda que os valores que eles tem não são reais conforme o departamento de contabilidade.

Quais os maiores desafios da profissão?

Dinâmicas nas leis das importações e adaptação dos produtos importados, o grande desafio é fazer com que nosso produto seja melhor no ramo e com um custo extremamente baixo, muitos concorrentes estão buscando importar os produtos do que fabrica-los isso faz com que nosso produto seja menos usado apesar da nossa empresa ainda ser líder de vendas de abraçadeiras acabamos perdendo clientes por esses valores serem baixos, temos como desafio tentar buscar uma maior venda com um valor acessível para nossos clientes.

Quais conselhos você daria para uma empresa que deseja implantar um setor de controladoria?

Criar um sistema de informações onde os números contabilizados sejam corretos, muitas empresas buscam controlar por planilhas no Excel e isso atrapalha a controladoria porque uma empresa de grande porte para ser feita uma controladoria teria que ter um sistema onde as informações sejam confiáveis, um sistema onde extraísse planos sobre relatórios, pois o maior problema é não haver esses relatórios da contabilidade porque o centro da controladoria é a contabilidade, para uma controladoria ter um bom diagnostico da empresa ela tem que ter valores incrivelmente corretos para que não haja falhas para os planejamentos e que acabe fazendo com que a empresa tenha problemas futuros.

Resumo do Artigo

Uma empresa é constituída por um conjunto organizado, com recursos econômicos, sociais e humanos, é preciso pulso forte para manter tudo sobre controle e dentro do planejado. Empresários sempre procurando a melhor forma de manter a qualidade de seus produtos ou serviços, e pensando sempre em renovações, de preferência com baixo custo. Empresários com a visão de conquistar seus lucros e continuar seu empreendimento estão sempre estabelecendo metas e propondo novos desafios. Com o papel de desenvolver novas estratégias para o crescimento, a Controladoria é responsável por coordenar sua missão, para que as conquistas sejam alcançadas pelo caminho mais curto e seguro. A controladoria tem por objetivo diminuir os riscos e dar novos horizontes para organização. Seu foco é mostrar onde está ocorrendo o erro, procurando sempre diminuí-lo. Sua maior importância é assessorar e dar apoio na tomada de decisão, para Padoveze (2003): a missão da Controladoria é suportar todo o processo de gestão empresarial por intermédio de seu sistema de informação, que é um sistema de apoio a gestão. Com isso, a controladoria fica incumbida de assegurar a eficácia da empresa mediante o controle de operações e de seus resultados planejados.

Como implantar o departamento de Controladoria em uma empresa

A implantação do departamento de Controladoria em uma empresa, primeiramente deve-se partir da análise do ambiente e como os dados são coletados. Após analise das informações a Controladoria poderá planejar como controlar as informações (estratégicas, operacionais, financeiras e econômicas), para que se haja possibilidade de agilizar a tomada de decisões pelos gestores da empresa.

Diagnostico sobre a empresa:

A Cassioli Brasil LTDA é uma empresa do ramo metalúrgico, que produz: armazéns automáticos, armazéns verticais, sistemas de movimentação interna, sistemas de movimentação de bagagem aérea, linhas de separação de pedidos, linhas de montagem, linhas de testes de desempenho, células de palatização, carros automáticos AGC, AGV e LGV. Além da sede situada na Rua Balzer, nº 200, Parque Industrial Jundiaí – Jundiaí - São Paulo – SP, a Cassioli Brasil está presente na Itália, Polônia e Estados Unidos. Sua estrutura Organizacional Funcional está composta da seguinte maneira:

• Áreas a serem atendidas: Com a implementação do setor de Controladoria em uma empresa, isso poderá influenciar em diversos setores, nos quais poderão se beneficiar com as informações fornecidas pela controladoria, são eles: Setor Financeiro (no que diz respeito a saúde financeira da empresa), Contábil (relacionado ao procedimentos contábeis), Produção (custo dos produtos fabricados), Recursos Humanos e a Alta Administração (nas tomadas de decisões da empresa).

• Estrutura do sistema contábil: Em grande parte das organizações a sua estrutura é a base para o seu desenvolvimento. Um sistema contábil deve ter sua estrutura de forma a proporcionar uma informação oportuna, comparável e ágil. Bem como oferecer condições para projetar dados futuros em diversos cenários empresariais. Sua estrutura está assegurada a informações orçamentárias, informações patrimoniais, subsistemas de custos, subsistema de compensação, entre outros.

• Estruturação do sistema contábil gerencial: É importante ressaltar a importante função da Contabilidade Gerencial, pois a mesma deve fazer as devidas conexões das ações locais dos gerentes e a lucratividade da empresa, para que estes possam saber que direção tomar. A contabilidade gerencial tem como objetivo principal fornecer informações para que os gerentes possam decidir qual o melhor caminho para a empresa. As informações da empresa, tanto do sistema operacional quanto ao Sistema de Apoio á Gestão, deverão estar totalmente integradas e ajustadas ao Sistema Contábil Gerencial (SIGE). Para tanto a estruturação de um sistema contábil gerencial deve nos permitir fazer a projeção do Fluxo de Caixa, análise de Indicadores, cálculo do Ponto de Equilíbrio, determinação de Custos Padrões, planejamento Tributário e a elaboração do Orçamento e Controle Orçamentário.

Diagnóstico sobre a empresa (estrutura organizacional, unidades de negócio, produtos e serviços, etc):

É necessário separar os ramos de negócios e as estruturas necessárias. Por exemplo, separar os tipos de serviços ou produtos. Após isso, desenhar como é a estrutura de coletores de custos que estão subordinadas a essa estrutura. Por exemplo, uma determinada montadora de veículos possui um departamento responsável pela Montagem completa do Veiculo XX. Debaixo dessa estrutura há departamento de pintura, montagem, almoxarifado, soldadores etc, esses departamentos podemos chamar de Centro de Custos.

Áreas a serem atendidas (a empresa, divisões e unidades, departamentos, atividades e transações, etc):

A Controladoria tem integração direta com a Contabilidade, pois seu trabalho gerencial é baseado em informações contábeis. Além disso, deve haver sempre interação com as áreas produtivas (Manufatura) e Comerciais para verificar qual o impacto das mudanças mercadológicas no Negócio. Note que para obter um trabalho eficaz, a abordagem junto a essas áreas deve ser de cooperação. Muitas vezes a Controladoria é conhecida apenas pelo seu lado “fiscalizador”, porém, isso não é o ideal para atingir o objetivo de prover as melhores informações para a tomada de decisão empresarial.

Estrutura do sistema contábil (relatórios básicos, plano de contas fiscal e gerencial, análise e orçamento, etc):

A Controladoria deverá basear o seu trabalho nas informações contábeis. Dessa forma, quanto mais detalhada a estrutura de custos, melhor será a eficácia nas analises. O conhecimento do plano de contas se torna essencial para definir a correta alocação de despesas e custos e posteriormente melhorar a qualidade dos relatórios obtidos.

Estruturação do sistema contábil gerencial:

O ideal é que a Controladoria possa contar com um sistema integrado (exemplos: SAP, Microsiga, LOGIX) para que possa reunir as informações necessárias. Esses sistemas também permite a preparação de orçamentos, rateios por absorção e relatórios que possibilitam/facilitem a análise.